terça-feira, 9 de outubro de 2012

A Abadia de Northanger - Jane Austen


"A Abadia de Northanger" é uma paródia dos romances góticos onde heroínas lindas, inteligentes, puras e cheias de virtudes vivem aventuras perigosas e grandes romances. Catherine não é nem muito linda, nem muito inteligente ou talentosa. É ingênua, vive fantasiando sobre os romances que lê e só tem interesse em se divertir em bailes.


Catherine conhece os Tilney em um desses bailes e torna-se amiga deles. Quando é convidada a conhecer a propriedade dos Tillney, ela fantasia sobre o lugar e as pessoas que moram nele, envolvida pelo ambiente sombrio e pelas histórias dos romances góticos que tanto adora.

Neste livro, Austen defende a leitura pelo prazer que na sua época era considerada uma atividade sem importância exercida por mulheres fúteis, especialmente se os romances tivessem sido escritos por mulheres. Durante todo o livro a autora dá sua opinião sobre os personagens e os acontecimentos e chama Catherine de sua heroína. É um livro que fala sobre livros e personagens de romances.

- Já esteve fora do país, então? - perguntou Henry com alguma surpresa.
- Oh! Não, estava pensando em algo que li. Sempre me lembro do país por onde Emily e seu pai viajaram em Os Mistérios de Udolfo. Mas o senhor nunca lê romances, não é verdade?
- E por que não?
- Porque não são profundos o suficiente para o senhor. Os cavalheiros leem livros melhores.
- Qualquer pessoa, seja homem ou mulher, que não souber apreciar um bom romance deve ser insuportavelmente estúpida. Já li todos os trabalhos da Sra. Radcliffe, e a maioria deles com grande prazer. (...)

É também uma história de amizades (algumas verdadeiras e outras falsas), de amor e uma crítica à forma como as pessoas da sua época julgavam as outras pelas aparências. Esse tema também aparece em "Orgulho e Preconceito" que é infinitamente melhor.

A premissa é interessante, mas, infelizmente, mal executada. O livro é chato, a história demora a engrenar e embora no final fique bem mais divertido, fica também corrido demais. O romance entre a sua heroína e um de seus pretendentes é insípido, falta ação, emoção e a história é fraca. Não me conquistou em nenhum momento. Bem, talvez bem no final.

Só consegui terminar porque, mesmo a história sendo fraca, a escrita de Jane Austen é fluida e cheia de ironia, tornando o livro divertido e interessante em alguns momentos. E também porque me propus o desafio de ler os livros dela, um por mês, e me esforçarei para vencê-lo. Não gostei muito, mas admito que é um livro inteligente e que me proporcionou alguns poucos momentos divertidos.

Avaliação: ★★★


Até mais.
Beijo.


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Vi esse livro no sábado e quase o comprei. Que bom que não rolou! Ainda não li Orgulho e Preconceito ou qualquer outro livro da autora e quero começar por um bom.
    Beijos.
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Orgulho e Preconceito é muito bom! Eu amei! Comece por ele, odo mundo diz que é o melhor. :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado esse é um dos meus preferidos da Jane. Não pelo romance em si, porque o romance ai é tipo o plano de fundo para a Jane expor sua opinião sobre história e livros. Putz, ela era uma mulher muito culta, conhecia bem a teoria da história (na época dela nascente), conhecia bem a estrutura dos romances, conhecia bem a forma como as pessoas pensavam e se relacionavam com os livros. Eu amo... O romance... realmente foi o que menos chamou minha atenção nessa história.

    ResponderExcluir
  4. Pandora, eu percebi que o foco não é o romantismo. Mas achei chato mesmo assim. No final começa a ficar legal, mas só no final.

    ResponderExcluir
  5. Ficou otima sua resenha mas não leria esse livro, ele me lembrou o morro dos ventos uivantes e eu odiei ele shaushaushu
    beeijos

    da uma força?
    livrokawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Isa eu também tenho problemas com "O morro..." Nádia vc já leu algo das Bronte????

    ResponderExcluir
  7. Ainda não. Jane Eyre tá na lista. :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei de saber sua opinião sobre esse livro!!! Ainda não li nada dessa autora mas estou com três aqui e pretendo ler antes do fim do ano!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de Orgulho e Preconceito. Espero que os outros sejam tão bons quanto. ;)

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)