terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Casa dos Macacos - Sarah Gruen



 Mais uma vez Sara Gruen escreveu um romance que envolve animais e novamente me fez me apaixonar por eles. Em Água para Elefantes fiquei apaixonada pela elefante Rosie, em A Casa dos Macacos me encantei com os bonobos Sam, Bonzo, Lola, Mbongo, Jelani e Makena.

A Casa dos Macacos é um romance investigativo em que a Pesquisadora Isabel Duncan e o jornalista John Tighpen buscam solucionar o mistério em torno do sequestro de macacos bonobos do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios.

Isabel se feriu gravemente na explosão em que os bonobos foram sequestrados e está desesperada porque teme pela saúde e segurança deles. Além disso ela os considera da sua família. Eles são inteligentes, se comunicam pela linguagem de sinais e são muito ligados a ela. 

A vida de John está uma loucura. Perdeu o emprego, a colega roubou e deturpou sua matéria, a esposa conseguiu trabalho em outra cidade e a vida conjugal está abalada. John consegue um novo emprego num jornaleco de qualidade duvidosa, mas consegue retomar a sua matéria.

John, que só queria fazer uma grande reportagem sobre os direitos dos animais, acaba envolvido na luta de Isabel para salvar os macacos de um empresário inescrupuloso que os aprisiona com o intuito de criar um reality show em que o dia a dia dos macacos é transmitido 24h por dia por uma rede de TV - A Casa dos Macacos. Tudo isso impulsionado pelo fato de os bonobos serem animais que, assim como os humanos, fazem sexo não só para a reprodução, mas pelo prazer e dessa forma explorar a sede do público pela exibição na TV, ainda que seja de animais.

A narrativa é em terceira pessoa e a trama propõe uma reflexão sobre a nossa sociedade, mas ao mesmo tempo é carregado de conceitos morais, o que eu não gosto. Acho que os livros devem fazer refletir e não induzir o leitor a encontrar respostas prontas. Ainda que eu concorde em parte com o pensamento da autora. 

Apesar de moralista e pretensioso, o livro é divertido e fácil de ler. Sarah Gruen escreve de uma forma muito gostosa e simples. A trama de investigação e suspense é envolvente e bem amarrada, mas é totalmente focada nos bonobos e nada surpreendente. Na verdade a investigação é apenas um pano de fundo usado pela autora para envolver o leitor na causa dos animais.  Sua paixão pelo animais é nítida tanto neste livro quanto em Água para Elefantes e me contaminou durante a leitura, ainda mais que eu também sou apaixonada por eles desde criança. Gruen os humaniza e aproxima do leitor. 

Não é nenhuma obra prima, nem mudou minha vida, mas é bem escrito e a história é muito emocionante. Gostei mais de Água para Elefantes, mas gostei bastante de ler este também. É um bom divertimento.

Avaliação: ★★★

Eu estou cheia de livros para estudar, então estou lendo mais devagar. Por esse motivo, estou escrevendo resenhas de livros que li este ano antes de criar o blog. A Casa dos Macacos é um deles. Vou tentar postar ainda esta semana a resenha de um livro que estou lendo e mais outras coisinhas.

Até a próxima.
Beijos.

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Oi Nadia!
    Eu gosto de tramas investigativas e de suspense,gostei de saber que a autora usa desses artifícios na obra.Legal também a forma com que a autora fala dos animais em seus livros,eu acho admirável,deve ser uma leitura agradável.
    Curti a resenha e vou tentar ler.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sem esperar por uma trama policial densa. É um livro leve e descontraído sobre animais com uma investigação como pano de fundo. ;)
      Bjs

      Excluir
  2. Adorei a sinopse, vou tentar achar e ler.Estou precisando de algo leve.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Hey *-*
    Eu acho que o que mais importa em um livro é ser bem escrito, eu ainda não li o outro da autora, mas estou com ele aqui pra ler, se gostar, ai vou procurar ler esse também.

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água Para Elefantes é muito fofo. Eu amei! :)
      Beijo

      Excluir
  4. Ei Nádia,

    Eu adorei este livro, tanto quanto Água para elefantes. Vc achou ele moralista? tem um tempo já que eu li, mas não me lembro deste detalhe.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, eu achei que a autora quer induzir os leitores a pensarem como ela. Achei panfletário.

      Água para Elefantes é uma delícia! Amei. :)
      Beijo

      Excluir
  5. Ah, eu sou doida para ler esse livro.
    Ainda mais com um suspense rs
    A Sara escreve muito bem, gosto da forma como ela constroi os textos...
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mais do outro, mas esse é legal também. :)
      Beijo

      Excluir
  6. Poxa,não conhecia esse livro e adoro livtos nesse cunho dê deixar uma mensagem bacana para que possamos refletir :-)
    Adorei sua resenha,vou procurar mais sobre este livro
    Beijo
    livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu não li Água para elefantes porque não consigo ler nada sobre animais sem cair numa choradeira sem fim, sério. Abri uma exceção para A Revolução dos Bichos do ilustre George Orwell, mas chorei horrores também e não volto mais pra nenhum livro que tenha animais hehe
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe. Eu choro também, mas não ligo. :)
      Beijo

      Excluir
  8. Tava atras de uma boa resenha deste livro e vc me fez desisitr dele.. oaksdoa ainda bem.. ia ser uma leitura perdida pois nao curto o tema.. beijos

    Coments Respondido em
    http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/caixa-de-correio-13.html
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que serviu pra alguma coisa huahuahuhua.
      Visto sim.
      Beijo

      Excluir
  9. Oi Nadia!

    Quando li a sinopse, percebi como a autora ama os animais. Ainda não li esse livro, nem Água Para Elefantes, mas já ouvi falarem muito bem, de como a estória é linda, emocionante. Não é o meu tipo de livro, mas creio que vale a leitura! rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água para Elefantes é uma história de amor. Bem diferente desse. A única coisa que tem em comum são os animais. :) Gostei muito mais do primeiro!

      Beijo

      Excluir
  10. Nadia, não se deixe cobrar!!! Vá escrevendo o que te dar vontade e que vc pode. Sem contar que quem te ler quer mesmo é ter ler e apreciar seu jeito de falar de livros, filmes e derivativos!!!

    E sim, adorei quando você disse: "Apesar de moralista e pretensioso, o livro é divertido e fácil de ler." Eita mulher franca e ao mesmo tempo exigente!!!

    Cheros!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nadia, tudo bem?
    Não conhecia esse livro. Adorei a leitura de Água para Elefantes, fiquei bem apaixonada mesmo, e recomendo para todos.
    Pela sua resenha, acredito que vou gostar de A Casa dos Macacos também. Vou procurar mais informações!
    Beijinhos, parabéns pela resenha, ficou bem legal.
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tb fiquei com essa impressão de amante de animais rsrsrs
    Ja li os dois livros dela, mas gostei do Agua para Elefantes infinitamente mais.
    Acho que a autora meio que tentou enfiar a opinião que ela tem (e embutiu na história) goela abaixo dos leitores e não curti muito. O livro é bem escrito, a leitura flui mas não me conquistou.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  13. Legal saber um pouco mais sobre esse livro, ainda não tinha visto resenha dele. Parabéns pelas palavras, concordo quando vc diz: "os livros devem fazer refletir e não induzir o leitor a encontrar respostas prontas".

    Amei a ideia de vc resenhar livros que leu antes de ter o blog \o/

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)