terça-feira, 2 de outubro de 2012

Crônicas do Matador do Rei - Patrick Rothfuss

Primeiro dia - O Nome do Vento

"Há três coisas que todo homem sábio deve temer: o mar em uma tempestade, uma noite sem lua, e a ira de um homem gentil."


Passados alguns anos depois de suas aventuras, Kvothe, que agora se chama Kote conta sua saga a um cronista.


Conhecemos toda a história de Kvothe desde que vivia em uma trupe de artistas etinerantes, seu aprendizado de magia com o arcano Ben, o assassinato de seus pais pelo Chandriano (um grupo de demônios misteriosos), as dificuldades para chegar e depois para ser aceito na Universidade de magia, a busca pelo Chandriano, seu amor pela misteriosa Denna, sua rivalidade com o invejoso Ambrose e a amizade poética com a frágil Auri. Adoro as conversas entre Kvothe e Auri, são lindas, cheias de lirismo. Auri é uma das minhas personagens preferidas no livro.

Através da trajetória de Kvothe acompanhamos a evolução da sua personalidade de forma muito bem construída.

Este foi um dos melhores livros que li este ano e certamente um dos melhores épicos de fantasia que já li na vida. Magia, mistério, amor e aventura se misturam numa história fascinante.

Patrick Rothfuss apresenta um mundo novo e complexo cheio de lendas, magia e lugares diferentes de tudo o que se vê em outros livros de fantasia. Maravilhoso!

A narrativa se alterna em terceira pessoa na hospedaria de Kote e em primeira pessoa, quando Kote conta sua história ao cronista. O livro é muito bem escrito, de forma fluida e ágil. Não quero tirar a surpresa do livro, mas acredito que quem ler não vai se arrepender. Recomendo para quem gosta de fantasia como eu.

Avaliação: ★★★★★

Segundo dia - O Temor do Sábio



"Se você dá uma resposta a um homem, tudo o que ele ganha é um fato qualquer. Mas, se você lhe der uma pergunta, ele procurará suas próprias respostas."


No segundo livro da trilogia, Kvothe está mais maduro, conseguiu se estabelecer na Universidade, mas por causa da rivalidade de Ambrose ele é aconselhado a dar um tempo longe de lá.

Eu me decepcionei um pouco com este livro. Gostei tanto do primeiro que esperava mais. Tem muita enrolação, muitas páginas em que nada importante acontece e quando ele finalmente descobre o nome do vento, o autor dá muito pouca importância a isso. Um julgamento que também prometia se interessantíssimo passa batido. Kvothe continua sem saber sobre o Chandriano ou sobre os segredos de Denna.

Gostei do seu encontro com um dragão e com uma fada e também dos diálogos com Auri que continuam lindos, mas senti falta de conhecer mais sobre esse mundo porque ele passa até chegar ao seu destino em Vintas.

Como no primeiro livro, a narrativa se revesa ora em primeira, ora em terceira pessoa. A escrita é fluida e poética. Apesar de não ter gostado tanto quanto do primeiro, ainda assim considero um bom livro. O mistério continua, há muitas pontas soltas que precisam ser amarradas, mal posso esperar para lançarem o último da saga. Espero que seja tão bom quanto o primeiro.



Curiosidade: As capas lindas foram criadas por Marc Simonetti. O mesmo que criou as capas da série "Canções de Gelo e Fogo" de George R.R. Martin.

Avaliação: ★★★

Até mais.
Beijo.


Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Grandes livros que estão em minha lista... logo quero poder ler.. eles são caros por isso dificulta... asokdoasd

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse lay ficou assim: lirico!!! Amei \o/

    Ah, eu estou com vontade de ler essa série a muito tempo, agora com suas impressões reforço minha vontade.

    E sim, você se referiu aos livros de Martin como "Canções de Gelo e Fogo", sabe que eu também acho essa forma mais coerente com a narrativa dele do que crônicas!?!?

    E sim, a máxima: "Se você dá uma resposta a um homem, tudo o que ele ganha é um fato qualquer. Mas, se você lhe der uma pergunta, ele procurará suas próprias respostas." É algo que todo professor tem que aprender!!!

    ResponderExcluir
  3. Ih, Pandora, foi um ato falho meu, nem reparei. Acho que lembrei que em inglês é Songs of Ice and Fire hehe. Mas também prefiro assim. :)

    Que bom que gostou do lay. Demorei pra achar uma imagem que eu realmente gostasse. ;)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ei Nadia,

    Não sei como você conseguiu resenhas estes 2 livros enormes em um post só hehehe. Lembro que minha resenha ficou gigante. :P

    Eu amei os dois, não sei se foi porque fiquei muito tempo esperando o lançamento, mas não achei lento nem ruim.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah, é porque eu li faz alguns meses, antes de criar o blog, não me lembrava de muitos detalhes e também não queria dar spoilers. :)
    Eu amei o primeiro. O segundo eu gostei muito, mas em alguns momentos me cansou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nadia, tudo bem?
    Eu sempre quis ler essa série! Mas o preço não é muito favorável pra mim não, rs. Acredito que as histórias sejam bem boas, e as suas resenhas só contribuiu pra minha vontade de lê-la aumentar ainda mais!
    Beijos, parabéns pelas resenhas.
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Alana.

    Pra quem ficou interessado nos livros, O Nome do Vento está em promoção no Submarino. ;)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia essa trilogia, mas gostei da história.
    Pena que o segundo livro não seja tão bom, mas talvez isso mude no terceiro. xD

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pensei em pedir esse livro a editora Sextante, mas depois da sua resenha é uma certeza agora.
    Adoro títulos que misturam vários sentimentos... fica tudo ainda mais legal.
    Resenha - Belo Desastre.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Nadia,
    não conheço os livros, mesmo não gostando muito do tema qualquer hora me aventuro, risos
    Achei muuuuuito legal você ter gostado e elegido como um dos seus prediletos 'Os Irmãos Karamazov'.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Jussara, "Os Irmãos Karamazov" é meu preferido. Nunca li nada igual. Maravilhoso! :)

    ResponderExcluir
  12. Essas capas são mesmo lindíssimas *-* Bom, nunca li nenhum deles e na verdade, não tinha me interessado pela leitura mas depois de tantos elogios com certeza irei arriscar essa leitura e espero me aventurar e gostar tanto quanto você. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Essas capas são bem bacanas e sempre vejo o pessoal super elogiando esses livros. COnfesso que a grossura deles me assusta um pouco rsrsrsrs
    Um dia quero ler!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  14. amazing blog! keep posting! would you like to follow each other on gfc and bloglovin?
    lifeisbetterblondewiths.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. I want to read it!!! Could you please consider following each other? www.shineonbyandrea.blogspot.com Twitter:@shineonnbyandrea

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua opinião sobre esses livros, tenho vontade de ler. Quem sabe quando o 3° for lançado me emplogo e compro os três de uma vez!!! Tenho mania de fazer isso com séries!!!

    ResponderExcluir
  17. Também faço isso com séries, mas essa me deixou curiosa e acabei comprando o primeiro assim que foi lançado. =)
    Beijo.

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)