segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling



...As consequências dos nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente muito difícil. (Prof. Dumbledore) p.312

Harry Potter passa mais uma vez as férias na casa dos tios. Ele recebe uma carta de Rogwarts pedindo que os tios autorizem visitas à aldeia de Rogsmeade durante os fins de semana. Potter pede ao tio que assine a autorização e ele diz que assina se ele se comportar durante a visita da tia Guida. Potter não fica nada contente com isso. A tia Guida, irmã do tio Valder, é detestável.


Durante a visita tudo dá errado. Os tios dizem que Harry é um delinquente e tia Guida diz que não podia ser diferente já que os pais dele não eram boas pessoas. Harry Potter se enfurece e transforma a tia guida em um enorme balão. Apavorado, achando que será expulso de Hogwards, Harry Potter arruma suas coisas e foge.

Ele é apanhado pelo Nôitibus Andante, um ônibus que transporta bruxos perdidos, e consegue ir ao Beco Diagonal. Lá acaba encontrando os amigos, na hospedaria Caldeirão Furado, e descobre que Sírios Black, um assassino fugitivo de Azkaban  está atrás dele.

Harry e os amigos vão para Hogwards, mas no caminho seres terríveis que estão a procura de Sírios Black aparecem no Expresso Hogwarts: os dementadores. Harry Potter fica paralisado de medo e desmaia. Harry, Rony e Hermione conhecem o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que o ajuda a se recuperar do susto e explica o que são os dementadores.

Hagrid torna-se professor da matéria Trato de Criaturas Mágicas e apresenta aos alunos uma criatura enorme e fascinante, mas também perigosa com quem não a respeita: o hipogrifo. Mas um acidente com o mal intencionado Malfoy durante a aula ameaça a vida do "bichinho".

Harry e o prof Lupin ficam amigos. O professor ensina Harry o feitiço do patrono, único capaz de derrotar os dementadores. Harry, sem a autorização, não pode ir com os amigos a Hogsmeade nos fins de semana, mas com a sua capa de invisibilidade ele vai escondido. Lá descobre que Sírios Black era amigo de seus pais e os traiu, entregando-os a Voldemort.

Este livro é bem mais maduro que os dois primeiros. Os personagens estão menos infantis e com as suas personalidades mais definidas. As diferenças entre Harry, Rony e Hermione começam a aparecer, o que, por um lado os separa, mas por outro, fortalece a amizade. Muitas reviravoltas acontecem, segredos são revelados e até o tempo é manipulado a favor de Harry e seus amigos. Gostei muito dessa parte da história. Foi muito bem desenvolvida.

A forma como o mundo mágico é descrito nos mínimos detalhes é maravilhosa. As aulas, os personagens muito bem construídos, as partidas de quadribol, as regras e aulas da escola, o sistema judicial....tudo tão bem concebido que parece real.

A narrativa é em terceira pessoa, a escrita de Rowling continua clara e fluida, mas agora mais madura. Muitas questões sérias como o preconceito, perda, culpa, vingança e justiça, são tratadas mais profundamente na história. Há também muitos momentos divertidíssimos. Ri bastante. Amei! É o meu preferido até agora.

Avaliação: ★★★★★ =)

Filme: Também gostei mais desse filme que dos dois primeiros. Muito mais maduro e até sombrio. Ele foi dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón. Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson cresceram mais ainda do que do primeiro para o segundo. O filme apresenta algumas mudanças em relação ao livro. Algumas cenas cortadas e outras fora de ordem, mas nada que tenha prejudicado o enredo. Aliás alguns detalhes eu gostei mais no filme, como o soco de Hermione em Malfoy e os detalhes do vira-tempo. A cena da aula sobre o bicho papão também foi ótima, muito engraçada! Excelente filme!



Agora acho (só acho, não tenho certeza :P) que vou dar uma pausa antes de ler Harry Potter e o Cálice de Fogo, para ler outro livro. Mas é rápido. Mal posso esperar para ler tudo! :)

Boa semana para todos! =D
Até a próxima. 
Beijos

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. De novo, falar o quê? Não há palavras. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você, esse livro é mais maduro do que os outros. Ele é meu preferido de toda a serie.

    Beijos,
    Peppper Lipstick

    ResponderExcluir
  3. Ei Nadia,

    Adorando ver estas resenhas aqui e matar a saudade, e com as capas novas. *.*

    Este é um dos meus livros preferidos da série toda, mas não gostei muito deste filme, eles mudaram de diretor no 3 e ficou tudo tão diferente. Fora que para mim eles não conseguiram explicar o vira-tempo no filme, quem só assistiu não entendeu nada rs.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu achei essa parte bem legal no filme. É um dos filmes que eu mais gostei na série.
      Mas que bom que você está gostando das resenhas! Fico feliz. :)

      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Impossível não gostar de HP, né!
    O Filme O Prisioneiro de Azkaban é o meu preferido, mas o livro não. Eu gostei bastante dele, mas o meu preferido ainda é O Enigma do Príncipe!
    Parabéns pela resenha
    Beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do filme também. Dos livros ainda vou descobrir hehe.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei ler sua resenha, já li todos os livros e amo muito...
    A capa que você escolheu para resenha é linda :3
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nesse livro a gente pode perceber que o Harry tá deixando mesmo de ser criança, começa a se interessar pela Cho e tal...
    Uma coisa que achei suuuper interessante foi qdo assisti um documentario sobre a JK em que ela explicou que criou os dementadores quando estava passando por uma depressão horrorosa e quis colocar o sentimento em forma de personagem.
    E ela realmente conseguiu... Uma coisa repugnante que tem como unico objetivo sugar toda a felicidade da pessoa até que fique vazia...

    Caraaaa!1 JK é diva demais!!!
    Esse não o meu livro preferido da saga, mas é ótimo!
    Adorei a resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa explicação sobre os dementadores. Ela arrasa mesmo! Eu amei esse, mas espero gostar mais ainda dos outros. :)

      Beijos :**

      Excluir
    2. o melhor de todos na minha opinião é o 6º livro
      :)

      Excluir
  7. mandei um recado no seu skoob, flor
    depois espia lá!

    bjo!

    ResponderExcluir
  8. Olá adorei conhecer seu cantinho!
    Lindo parabéns bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Que bom que gostou. :)
      Beijo

      Excluir
  9. Oi,Nádia :)
    Nossa,mais uma resenha de três seguidas de HP e lendo suas resenhas tô começando a ficar é curiosa para ler os livros,embora já tenha visto os filmes.. sempre tem uma coisinha ali e aculá que muda e o livro é,geralmente,os livros são mais emocionantes.. Vou esperar alguma promoção com precinho camarada para comprar..
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Louise. =)
      Eu aproveitei uma promoção do Submarino. Nunca tinha me interessado antes, só tinha assistido aos filmes também. Mas estou amando! :) Vale a pena viu?

      Beijo :*

      Excluir
  10. oie,o seu blog é incrivel!Vc o deixou uma certa personalidae sem igual ,eu A-D-O-R-E-I o post ,BJBJB/purplefazhion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. esse é o unico da serie que eu ainda não li T_T

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li os livros e so vi um filme... que eu achei uma droga.. hahaha.... coisa feia! preconceito meu! preciso ler, porque deve ser bom mesmo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana.
      Até uma semana atrás eu também não tinha lido nenhum e já estou no terceiro! Estou amando! Vale a pena. :)
      Beijos.

      Excluir
    2. Aliás, terminei o terceiro e comecei o quarto! =D

      Excluir
  13. Tá lendo bem rapidinho em Nádia hehe

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse foi uma dos que eu menos gostei, acredita? Os meus preferidos são os da Ordem da Fênix e o do Cálice de Fogo, ai talvez esse livro funcione como uma introdução a esses dois, pois nele os bruxinhos vão ter que por em pratica muito do que aprenderem nessa aventura.

    Ah, conhecer os amigos do pai de Harry foi legal, mas você sabe Nadia que eu não simpatizo com a turma de Tiago Potter, não sei como a mãe de Harry se apaixonou por eles, acho que eles são os tipos filhinhos de papai que se sentem no direito de fazer o que querem e se metem em lutas sociais em épocas de crise e são ovacionados como heróis (não acredito em heróis #Fato)...

    Enfim, esperando as próximas resenhas... Espero que vc goste dos próximos livros ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, eu achei tão legal. E dos filmes é um dos meus preferidos.
      A turma do Tiago Potter é meio bobona mesmo, mas eu acredito em heróis sim já que meus pais são idealistas e heróis presos e torturados na ditadura e dariam suas vidas em nome do que consideravam justo: a liberdade. :)

      Beijo

      Excluir
  15. Muita gente tem este livro como o preferido da saga. Eu gosto muito do quarto.
    Estou ficando com vontade de reler HP por conta das suas resenhas.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando, Carissa. :)
      Beijo

      Excluir
  16. Creio que esse livro inicia a fase "dark" da história. Um amadurecimento inevitável, perigos maiores... A partir desse a coisa fica mais séria do que nunca!

    ResponderExcluir
  17. Cara, acabei de ler o segundo livro recentemente e como ainda não tenho esse não comecei a ler! Não vejo a hora de poder ler! O filme dele é o meu preferido haha!
    Abraços,
    Luciano Andrade
    Terceira Página.

    ResponderExcluir
  18. Oii, td bom? Meu nome é Nathalia e andei observando seu blog ultimamente e ando gostando bastante, já estou seguindo, gostaria de te falar q te marquei para o selinho versatille no meu blog , pega lá.Você pode me seguir de volta?
    Obrigada e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe, meu endereço do blog é parasemprelendo.blogspot.com

      Excluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)