quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Persuasão - Jane Austen



As ruas de Bath nunca viram mais belos devaneios de amor intenso e de fidelidade eterna que os de Anne enquanto caminhava de Camden Place a Westgate Buildings. Era quase suficiente para espargir purificação e perfume pelo caminho. p.195


Persuasão conta a historia de Anne Elliot, uma jovem de 27 anos, embora naquela época já não fosse considerada tão jovem. Anos antes Anne e o Sr. Wentworth se apaixonaram, mas como ele não tinha uma boa posição econômica na época, Anne foi convencida por Lady Russel, uma amiga da família, a recusar seu pedido de casamento, o que logo lhe causou um arrependimento.


Anne reencontra o Sr. Wentworth, 8 anos depois. Agora capitão da marinha, Wentworth, tornou-se um bem sucedido e promissor oficial. O reencontro estremece os sentimentos dos dois e aos poucos, apesar da mágoa, a paixão ressurge . O livro é muito romântico. É linda a forma como Jane Austen descreve esse amor despontando de forma sutil em pequenos gestos, diálogos e comportamentos dos dois personagens. Anne Elliot é uma personagem muito inteligente e sensível, mas que escolheu viver de acordo com o que a sociedade esperava dela e Wentworth, muito apaixonado, embora orgulhoso e contido. É uma história sobre espera, reencontro, superação de mágoas e amadurecimento dos sentimentos.

As sensações diante da descoberta a deixaram sem palavras. Ela não conseguiu sequer agradecer. Limitou-se a voltar-se ao pequeno Charles com os sentimentos totalmente confusos. A gentileza demonstrada por ele em ajudá-la, a forma como tinha feito, o silêncio em que tudo aconteceu, as pequenas particularidades daquela circunstância e a convicção logo alcançada (...) p.85

Um homem não se recupera de tamanha devoção por uma mulher como ela. Ele não deve...não consegue. (Capitão Wentworth) p.186

O livro faz também uma crítica aos costumes da época e propõe uma reflexão sobre a situação das mulheres e a forma como eram tratadas e vistas, como na passagem abaixo:

- Mas detesto ouvi-lo falar assim, como um distinto cavalheiro, e como se todas as mulheres fossem damas encantadoras, e não criaturas racionais. Nenhuma de nós espera encontrar a calmaria todos os dias. (Sra. Musgrove) p.72

A minha relação com este livro é de amor e ódio. Comecei achando chato, depois me encantei com algumas passagens, aí me entediei novamente e por fim gostei muito!  O que eu não gostei foram as páginas e páginas descrevendo personagens pouco importantes e intermináveis mexericos entre algumas personagens. Confesso que tive que pular algumas páginas. Demorei muito para ler este livro. Abandonei várias vezes para ler outros, mas quando finalmente a leitura engrenou fiquei muito feliz por isso.

A narração é em terceira pessoa, com interferências de Jane Austen comentando sobre os acontecimentos e dando opiniões sobre os personagens. Como sempre, Austen é irônica, faz ótimas críticas aos costumes de sua época e constrói os personagens com uma riqueza descritiva impressionante. É um bom livro e considerado o mais maduro de Austen. Anne Elliot é uma personagem mais velha que as outras heroínas de Austen que têm por volta de 17 anos. É também considerado o mais romântico. Gostei!

Avaliação: ★★★

Ainda não assisti à adaptação da BBC, mas pretendo fazê-lo em breve e conto o que achei.

Até a próxima.
Beijos.



Aviso #1. Acho que nem deu tempo de verem o último post com o meme Natal me faz lembrar. Não deixem de dar uma olhadinha. Indiquei 10 blogs para participar. ;)

Aviso #2. Estou completamente enrolada com o novo emprego e por isso não estou tendo tempo para visitar todos os blogs amigos. Mas assim que estiver mais tranquila, vou responder os comentários e visitar os blogs. :)

=**

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Engraçado, achei que esse fosse o mais chato livro da Jane. Que bom que vc gostou, mas não achei lá essa coca cola toda. Talvez eu releia para ter outra ideia da história um dia desses, pq quando li eu odiei a fraqueza da Anne, mas me identifiquei totalmente kkkkk. Gostei entretanto de uma coisa: personalidade forte, para a autora, não é só "falar grosso" e impor vontades, é saber decidir por si mesma, e eu acho que a Anne aprende isso durante a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei chato também, Alê rs. Bem chato. Mas enxugando as muitas páginas chatas, sobra uma história muito boa rsrs.

      Beijos.

      Excluir
  2. Acredita que ainda não li nada dessa autora? #shameonme
    Sempre ouço elogios e fico curiosa pra entrar nesse mundo tb.
    Guardando a dica.
    Lançamentos das Editoras Parceiras.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa história, já li e reli e sempre que alguém fala do livro sinto saudades e quero voltar a ler... A série da BBC já vi trocentas vezes, depois de Orgulho e Preconceito é a obra de Austen que mais reli e a série que mais revi também!!!

    Concordo com os pontos negativos do livro e com a avaliação também!!!

    Boa Sorte no seu trabalho Nadia!!! Cheros natalinos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda nao li nada da Jane Austen, mas tenho esse livro aqui rsrsr
    Acho que sop leria quando não tivesse mais opções. Por mais que alguns falem que é ótimo, eu não me identifico muito, não...

    Mas gostei da resenha, e me senti uma velha carcomida com meus astronômicos 28 anos ahahahahaha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não faz o meu estilo não, Flavia. Mas eu queria conhecer e me propus um desafio de ler os 6 livros dela rs. Já foram 3. :)

      Ahh, você além de nova já tem filhas. E eu que tenho mais e não tenho? rsrs. #ENCALHADA hahahha

      Beijos.

      Excluir
  5. Voce me indicou pro meme!
    AAAAAAAH OBRIGADA!
    Ainda nao li nenhum livrinho de Jane Austen
    nao sei se leria no momento, mas parece ser um livro bom, né? Cheio de altos e baixo, entendo bem como é rsrs
    amei a sua resenha! *-*
    Realmente, né? rsrs
    um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é boa, mas tem muita coisa chata também rs. Se quiser conhecer a Jane Austen leia Orgulho e Preconceito que é todo ótimo! ;)

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi linda!

    Adorei o post! Jane Austen é tudo de bom (suspiiiiros), aiai, rs

    Bjão!

    Paulinha.

    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Paula. :)
      Bem vinda ao meu blog.

      Beijos. =**

      Excluir
  7. nunca li os livros dela, mas devem ser muito bons o3o

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nadia, eu queria te pedir um favor. Não quero abusar, mas é que eu sou analfa em informatica. Eu queria fazer um desenho para o banner do entre livros, mas entendo muito pouco de corel draw para poder pintá-lo no pc, sem falar que nao sei como colocao titulo do blog na foto sem deixar aquele quadrado brando no fundo das letras (só tenho mais experiencia com o paint mesmo) se eu fizer o desenho, teria como vc fazer o banner pra mim? obrigada pela atenção! meu email é aleska. lemos@hotmail.com Se puder apague este comentario ok? beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adoro Persuasão. Sou uma grande fã da Jane, já li quase todos os livros dela.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu 3 dos 6 romances dela. Gostei. Mas o que eu amei mesmo foi Orgulho e Preconceito. :)

      Beijos.

      Excluir
  10. Amo de paixão clássicos ingleses!
    Vai para a lista!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro, mas em compensação todos os filmes adaptados da Jane assisti, adoro os romances da autora!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Estou super curioso para ler esse livro, ou quer dizer um livro da Jane, acredita que eu ainda não li nenhum dela =(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho que acrescentar esse livro a minha lista de leituras, li orgulho e preconceito e fiquei apaixonada pela escrita da autora. Nada como as ironias da Jane para deixar um livro perfeito.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  14. Oi Nadia!
    Que delícia encontrar essa resenha por aqui,Jane Austem é incrivelmente perfeita e escrevia como ninguém.O livro é sensacional e merece fazer parte de qualquer estante.
    Aproveito o momento para desejar um Feliz Natal!!!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Feliz Natal tb! eu vou tentar mexer nesse programa, se eu conseguir pintar e tal te mando o desenho para vc fazer o banner. obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não me animei muito com essa leitura...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada da autora mas quero ler no inicio do ano que vem, tenho um livro três em um dela.

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)