segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Perfeitos - Scott Westerfeld



Enrolei um pouquinho para escrever esta resenha porque estava pensando numa maneira de não dar spoilers, mas é quase impossível. Para começar a falar dele é preciso dar spoiler do primeiro livro da série, Feios.

Então a resenha CONTÉM SPOILERS DO LIVRO FEIOS, PRIMEIRO DA SÉRIE!



Todas as pessoas eram programadas de acordo com o lugar em que nasciam, confinadas por suas crenças. Mas era preciso ao menos tentar desenvolver uma mentalidade própria. Do contrário, você podia acabar vivendo numa reserva, adorando um bando de deuses falsos. p.319

Depois de um final muito intrigante do primeiro livro, Tally está ás voltas com a sua nova vida como perfeita. Achei o início do livro um pouco chato porque são muitas páginas descrevendo a vida vazia e fútil de festas e pura diversão na cidade e mostrando como a mente dos perfeitos foi modificada tornando-os abobalhados. Mas passado esse momento, a história começa a ganhar ritmo outra vez.

Tally descobre que quando suas emoções estão à flor da pele, quando ela fica borbulhante como eles dizem, ela começa a pensar com mais clareza.  Tally se junta ao Crims, grupo de jovens que quer sempre se sentir borbulhante. Depois de algumas aventuras com Zane, líder dos Crims, Tally descobre a carta que ela escreveu para ela mesma falando de sua nova condição e dois comprimidos que oferecem a cura. Com medo de tomar os comprimidos sozinha, Tally divide-os com Zane. A partir daí as coisas começam a mudar, eles voltam a pensar com mais clareza e planejam a fuga de Nova Perfeição para procurar os novos Esfumaçados.

Neste livro Tally tem que lidar com os sentimentos de culpa pela traição aos esfumaçados e com os sentimentos divididos entre dois rapazes importantes em sua vida. E também com o abalo na sua amizade com Shay que não é mais a mesma.

Além de criticar a busca pela perfeição estética e a destruição da natureza através do progresso tecnológico e do consumo desenfreado, o livro aborda a importância de se questionar o mundo à nossa volta para podermos pensar por nós mesmos e não apenas repetirmos o que os outros (adultos, mídia, religião) dizem. Muito interessante!

- Talvez as lesões não sejam tão importantes quanto pensamos. Seu pai sempre suspeitou que o que chamamos de mente perfeita era apenas o estado natural da maioria das pessoas. Elas querem ser sem graça, preguiçosas e superficiais. p.365

Assim como no primeiro, a narração é em terceira pessoa e o ritmo é intenso, muita ação, suspense e uma linguagem fluida e muito gostosa de ler. Mesmo tendo achado alguns momentos chatos, gostei muito do livro. Não sei se irei ler o terceiro da série imediatamente ou se vou dar uma pequena pausa lendo outro livro, mas não pretendo demorar muito para terminar a série. Muito boa! Leiam! :)

Avaliação: ★★★★★


Até a próxima!
Beijos.

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Nem li toda a resenha com medo de spoiler. Eu quero muito ler a série, mas ainda não li nem o primeiro volume.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena ler a série, Carissa. :)
      Beijo.

      Excluir
  2. HEHEHEHE

    Também não li por causa dos spoilers! Eu nem tinha interesse de ler, mas a sua resenha do primeiro me deu vontade ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê.
      Que bom que ficou interessada. :)
      É ótima!
      Beijo.

      Excluir
  3. Oi, Nadia.
    Eu amo essa série, é uma das minhas preferidas.
    Já li os 4 livros e sou apaixonada.
    O Scott conseguiu criar uma história bem construida, com personagens marcantes e muito original.
    Eu adorei cada segundo da leitura, só de ler a resenha dá vontade de ler tudo de novo *-* hehe
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que falou, Rizia.
      Estou amando a série. :)
      Beijo.

      Excluir
  4. To enrolando pra escrever resenha desse livro tambem rsrs
    Nao sei como, mas esses livros nao rendem, são fluidos demais, né? Nao da pra largar!
    Amei sua resenha :3
    AAH, voce dá um tempo? Eu estou dando um tempo com um aqui, preciso desenrolar rsrs
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Pâm. Difícil largar.
      Li os dois primeiros super rápido. :)
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi! Só li algumas partes da resenha pois quero muito ler os livros e estou evitando spoilers ao máximo, rs. Sempre vejo elogios sobre essa série e minha vontade só aumenta. Pelo jeito a narrativa é bem fluida, e só isso já me conquista. E depois da sua resenha fiquei com muitas expectativas. Espero ler o quanto antes.
    Adorei seu blog e segui aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a série, Raah. Vale a pena. :)
      Bem vinda ao blog. :)
      Beijo.

      Excluir
  6. Uma vez eu comecei a ler Feios, mas como o livro não era meu tive que devolver e nem terminei de ler... Mas lembro que gostei muito até a parte que eu li, pretendo comprar pra ler a série inteira! :D

    Estou seguindo, viu? Beijos

    Retribui? http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Não li a resenha, pois ainda pretendo ler esta série. Acho que daqui uns dois meses já vou tê-la em mãos, hehe. A premissa é bem interessante e as resenhas geralmente são positivas. Estou doida para conferir!
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, Alana. Leia sim. :)
      Beijo.

      Excluir
  8. Preciso ler essa série!
    Não li por causa dos spoilers!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu estou a um tempo com Feios na minha lista de leituras, criei um carinho pela temática da serie.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, a temática é interessantíssima mesmo!
      Eu estou adorando.
      Beijo.

      Excluir
  10. Fico feliz por vc ter gostado, acabei de fazer minha coleção agora então devo ler ainda nesse primeiro semestre.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!!!

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)