quarta-feira, 8 de maio de 2013

[Opinião] Cultura em muitas formas - Preconceito cultural




Há pouco tempo eu me dei conta de que tinha uma postura muito preconceituosa em relação às pessoas por achar que somente uma pessoa que gosta de literatura tem cultura. Claro que ler é maravilhoso, abre mentes, desenvolve a imaginação e melhora o vocabulário, mas essa não é a única forma de cultura.


Comecei a prestar atenção em pessoas que nunca leram um livro de literatura, mas têm uma cultura musical, de dança e de artes plásticas vastíssima. Conheço muitos artistas, dançarinos profissionais, professores de dança, músicos, deejays e web designers que me mostram isso o tempo todo, mas eu não tinha parado para pensar em como eu era preconceituosa ao dizer que quem não lê não tem a mesma cultura que os que lêem. Quer dizer, a mesma não têm mesmo, mas têm a sua cultura, diferente.

Acho que a arte sempre acrescenta algo de bom nas nossas vidas e que toda forma de arte é válida e acho também que quanto mais nós pudermos conhecer, melhor. Mas devemos entender que as pessoas não gostam das mesmas coisas e que há muitas formas de se consumir cultura e se tornar uma pessoa mais inteligente, melhor preparada, com uma imaginação mais fértil, mais criativa, com melhor vocabulário, mais conhecedora do mundo etc. Não esquecendo da cultura popular, passada oralmente, que também é riquíssima.

Vou continuar amando literatura e incentivando as pessoas a lerem, mas percebi que tenho que parar de ser besta e apreciar a cultura dos outros hehe. Só assim serei uma pessoa melhor. :)

Até a próxima.
Beijos. :**

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Esses valores contidos nesse post, eu acredito neles. Existem muitas formas de cultura, aliás, culturas no plural, muitas formas de compreender o mundo e criar coisas a cultura letrada é apenas uma na multidão. Talvez seja a que mais domino, mas certamente não é a melhor.

    Amei o post, concordo com ele.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem uma ideia equivocada sobre cultura. Cultura não é só aquilo que é produzido pela elite e que está nos livros. Cultura é tudo o que o homem produz, e se um favelado compõe um rap ou um raga ele está produzindo cultura. Outro exemplo é o tipo de linguagem que se tem nos suburbios. Mesmo que não seja bonito aos nossos olhos não quer dizer que não é um tipo de cultura. Fiquei feliz de vc colocar esse post, precisa ter muita coragem para expor os próprios preconceitos, e vc mostra mt sensatez por ter descoberto qu estava errada. beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nadia, realmente eu também era bem preconceituosa com quem não lia. Mas pensando melhor, nós sempre chegamos à conclusão de que há como ser uma pessoa culta sem a leitura, porém com a leitura é um pouco mais fácil, mas isso depende muito também do nível do livro que você lê.
    Enfim, meu namorado só leu dois livros na vida, apesar de eu viver indicando vários para ele, mas acabei percebendo que ele não precisa disso pra ter boas conversas comigo, etc. Principalmente pq ele ama música, e música boa, hehe.
    Beijos, saudades de passar por aqui. Tô meio ausente da blogosfera, mas sempre vou comentar aqui quando puder.
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)