sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Ladrão de Raios - Rick Riordan



RIORDAN, Rick. O Ladrão de Raios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009. 400 p. Título original: The ligthning thief.

Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.
Se você está lendo isso e acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que a sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal. p.9

Com a aproximação do filme O Mar de Monstros, adaptação do segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, resolvi começar a ler a série que começa com O Ladrão de Raios.

Percy Jackson achava que vivia uma vida normal, apesar de alguns acontecimentos estranhos de vez em quando. Vivia com a mãe e seu detestável padrasto. O pai sumira no mar logo após seu nascimento e nunca mais voltara. Essa era a história que sua mãe contava. Um dia na escola viu monstros e outras coisas estranhas e logo depois foi expulso. Mas foi numa viagem com a mãe a uma praia que tudo mudou. Percy é atacado por monstros terríveis e sua mãe morre. Percy encontra alguns amigo que o levam a um acampamento com outras crianças como ele.

No acampamento, descobre que é um meio-sangue ou semi-deus. Filho de um dos grandes deuses do Olimpo. Descobre que seu professor é um centauro e que seu melhor amigo Grover é um sátiro, filho de Pã e tem patas de bode as quais ele nunca tinha visto. Conhece Anabeth, filha de Atena e logo descobre que seu pai é Poseidon, o deus do mar. Os personagens são todos engraçados e bem humorados.

Percy recebe uma missão, resgatar  o raio-mestre de Zeus que foi roubado e provar que não é ele o ladrão de raios. A partir daí sua vida vira uma sucessão de aventuras perigosas com monstros atrás dele tentando destruí-lo e impedi-lo de cumprir sua missão. Minotauro, Quimera, Medusa, Equidna e muitas outras feras da Mitologia grega fazem parte dessa aventura.

O livro é uma delícia. Divertido, engraçado, com muita ação e uma leveza incrível. A linguagem é fluida e simples, bem apropriada crianças e adolescentes. A narração é em primeira pessoa, pela voz de Percy Jackson. A diagramação é simples, mas bonitinha, com um pequeno tridente em cima de cada capítulo. As páginas são amareladas e com uma letra de bom tamanho. E a capa é linda! Aliás, as capas da série toda são.

Amei o livro! Não vou ler  a série toda de uma vez pra não enjoar, mas vou alternar um da série e outro diferente para terminar a série logo. Quem ainda não leu, leia! É muito divertido.

Avaliação: ★★★ 


Até a próxima.
Beijos. =**


Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Oi Nadia!!

    Ah esse livro é uma delicia mesmo! Percy Jackson é bom demais! Eu já li a série toda, e digo que você vai se surpreender com a evolução, a história fica melhor a cada capítulo! Livro cinco estrelas mesmo! rsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelle.
      Eba, estou louca pra ler todos! :)

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Na!

    Eu AMO Percy Jackson. Não tanto como Harry Potter, mas está perto. E por causa de Percy, eu adoro tudo que Rick Riordan escreve. Já li todos que saíram dele aqui no Brasil. E como o filme pertinho, eu resolvi reler, mas claro que não ia ficar só em Mar de Monstros, e reli tudo. Acabei A Batalha do Labirinto hoje e já vou começar O último Olimpiano, e vou emendar junto a outra série dele, Os heróis do Olimpo que é uma espécie de spin-off e tem uma certa continuidade com essa, o que é bom porque o quarto dessa série já está pra sair, pelo menos em inglês, que é como eu leio mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. AH! Esqueci! O filme do primeiro, apesar de todo mundo meter o pau, eu gosto. É bem diferente do livro, portanto não avalie como sendo a mesma coisa. Mas é uma aventura gostosa, apropriada para a idade indicada. E tem certos aspectos do filme que eu até prefiro, como o fato de Percy no filme ser um pouco mais velho. Porém peca por outras coisas, como por exemplo não tem tanta participação dos deuses como no livro. Mas é um bom passatempo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê.
      Acabei de ver o filme. :) Gostei. É diferente do livro, mas é divertido, bem feito e com atores maravilhosos! Também gostei de ele ser mais velho, mas demoraram tanto a fazer o segundo filme, que vai ser difícil o ator principal fazer até o último da série. Ele já tem 21 anos e a atriz que faz a Anabeth tem 26! Também pretendo ler todos os livros dele. Aproveitei as promoções do submarino e comprei as 3 séries! ;)

      Beijos.

      Excluir
    2. HEHEHEHEHE

      Também já pensei sobre a idade deles nos filmes :/ E como estou relendo tudo (HA! Hoje acabei de reler Tha last Olympian, e já vou emendar em The lost hero!) fico com aquela vontade de ver todos eles na telona. Problema é que com ele mais velho, vai entrar em conflito com a profecia. Mas vamos ver, de repente dão um jeito nisso. E sim, o elenco é maravilhoso. E um dos únicos filmes que Sean Bean não morre! :D

      Beijos!

      Excluir
  4. Ooooooiiiii Nadiaaaaaaa eu adoro Percy Jackson *-*
    muito muito muito
    e foi justamente esse quote que me ganhou sabia? Resolvi continuar lendo na hora! Eu já li todos e eu acredito que a série só melhora, eu lembro de não ter reclamações em nenhum deles, todos são engraçados, de narrativa fluida e com uma evolução incrível! Eles foram crescendo junto com os desafios! Muito bom mesmo, concordo com você, 5 estrelinhas e um coração :)
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.
      Pretendo ler todos também. :)

      Beijos.

      Excluir
  5. Eu adoro essa série. Tô louca por um tempinho só pra poder reler. O engraçado é q no inicio eu achei o percy mt nojento e marrentinho, mas depois passei a adorá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério. Eu gostei dele de cara hehe.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Nadia! Há quanto tempo não venho aqui! :)
    Todo mundo fala que esse livro é perfeito. Não só ele, mas a série inteira. E eu sempre digo: vou ler, vou comprar logo. E nunca compro. Por falta de tempo, por falta de dinheiro... Mas ainda não saiu da minha lista! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal! Eu comprei a série numa super promoção do submarino. Tem que ficar de olho. :)

      Beijos.

      Excluir
  7. Olá
    Adorei sua resenha.
    Amo tanto Percy Jackson e os Olimpianos... Acho que é minha série de livros favoritas, sou viciada! haha
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha foi tão legal.Contou o que precisava do livro (diferente de várias que vejo de PJ). Me deixou té com vontade de ler. kkkk
    Sim, nunca li nenhum livro da série e vivo pensando em começar, principalmente por causa do filme, como você.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  9. Hey,
    Li Percy Jackson e o ladrão de raios mês passado e confesso que assim como você eu amei o livro. A escrita do Rick é incrível e contagiante. Quando você pega o livro não consegue mais largar! Sua resenha ficou muito boa.
    Seguindo seu blog, ficaria muito feliz se você seguisse o meu também! Obrigada (:
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog. c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao blog, Cindy.
      Já passei lá. :)
      O livro é ótimo mesmo.

      Beijos.

      Excluir
  10. Já li este livro e amei! É com certeza um dos melhores livros que já, e foi o primeiro que eu encontrei que envolvesse mitologia grega, que é uma coisa que eu amo. Com certeza é uma série que vale super a pena e indico com toda certeza :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo Mitologia grega. Mas o melhor com esse tema pra mim é O Incêndio de Troia. Maravilhoso!

      Beijos.

      Excluir
  11. Já li a serie toda e adorei!!!!!
    Do jeito que vc quiser seguido ou nao os livros são ótimos!!!,
    Parabéns pela resenha, ótima!!!!

    ResponderExcluir
  12. Essa série é ótima!! Só fica melhor a cada livro...
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Oieee, ainda não li nenhum livro da série, mas quero fazer isso, não só ler mais ter ele aqui.
    Gostei da tua resenha, me emocionar quando estiver lendo.
    Vi o filme e gostei mutooo.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  14. Também estou entusiasmada com a estreia do filme, por isso acho que vou comprar o meu agora mesmo para ler logo!! Adorei a resenha xD

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! *-*
    Gosto muito de livros divertidos e cheios de ação, e narrativa em primeira pessoa é a minha preferida! Estou com muita vontade de ler a série, mas ainda não tive a oportunidade e nem tempo. Depois quero ler as suas resenhas das continuações! :D

    Beijos,
    Tatha
    House of Chick

    ResponderExcluir
  16. Ei Nádia,

    Ah que bom que você gostou tanto, eu amo esta série. Estou ansiosa para o filme 2, espero que seja melhor que o primeiro, pq o primeiro foi meio bobo, sei lá, mudaram tanta coisa.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)