segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Marina - Carlos Ruiz Zafón



ZAFÓN, Carlos Ruiz. Marina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. 189p. Título original: Marina

- O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma - disse, apontando para si mesmo. - Apodrece. O que desejam? p.83

Já em clima de Halloween, hoje eu trouxa a resenha de Marina e fiz as pazes com Zafón. Depois de ter me decepcionado com O Jogo do Anjo, eu me encantei com Marina.

Marina é um romance de mistério, com toques de terror e drama, narrado em primeira pessoa por Óscar. Ele conta como uma vez quando tinha 15 anos, invadiu um casarão e ao se assustar com uma figura estranha, saiu correndo levando um antigo relógio. Óscar retornou para devolver o relógio e conheceu Marina, uma menina da sua idade e seu pai Germán. Óscar e Marina ficaram amigos e ele passou frequentar a casa dela frequentemente. Além disso, os dois saiam para explorar locais perto do casarão e num desses passeios viram uma mulher misteriosa. Também encontraram um antigo álbum de fotografias com fotos de pessoas estranhas e deformadas. Ao investigar para descobrir do que se tratavam aquelas fotos e quem eram aquelas pessoas, os dois se viram envolvidos em terríveis mistérios.

A escrita de Zafón é belíssima. Mesmo não tendo curtido tanto O Jogo do Anjo, já tinha ficado impressionada com sua escrita poética. Em Marina não é diferente. O autor descreve Barcelona de uma forma tão detalhada e bonita que o leitor se sente transportado para a cidade. Fiquei com muita vontade de conhecê-la. É uma leitura fluida, que prende o leitor do início ao fim e escrita lindamente. A capa também é muito bonita. A diagramação é simples e as folhas são amareladas.

"A natureza é como uma criança que brinca com as nossas vidas. Quando cansa dos brinquedos quebrados, ela os abandona e substitui por outros." - dizia Kolvenik. "É responsabilidade nossa recolher a peças e reconstruí-las." p.85

O livro é lindo, cheio de mistério e com um final de tirar o fôlego. Percebi que Zafón fez uma homenagem a Frankenstein de Mary Shelley. Inclusive dois personagens têm o mesmo sobrenome da autora. É um romance de mistério com um toque de terror e que também fala sobre amor, amizade e perda. Adorei! Recomendo!

Avaliação: ★★★  

Beijos e boas leituras. :**

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Eu amei esse livro, para mim, foi a primeira, e até agora, único contanto com o autor, fiquei impressionada com a escrita poética, e a forma de prender o leitor, o final foi muito triste, derramei até algumas lágrimas.

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana. Estou louca para ler outros livros dele. Gostei muito da escrita.
      Beijos.

      Excluir
  2. Se eu não fosse meio medrosa pra suspense e terror eu comprava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh. mas é legal. Vale super apena.

      Beijos.

      Excluir
  3. Se rolou homenagem a personagens de Mery entra para minha lista!!! Sou apaixonada por Mery, me desfiz em um bookcrossing da vida de minha edição do Frank, mas espero em Deus jamais me desafazer da memória desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora.
      Leia sim. Você vai gostar. :)

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Na!

    Eu adoro esse livro, e Zafón é um dos meus autores preferidos. Você já leu A Sombra do Vento? É o meu preferido dele :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê.
      Ainda não li, mas pretendo fazê-lo em breve.
      Beijos.

      Excluir
  5. Como eu não curto nadinha filmes com terror, acabo me afastando de livros com esse toque tbm. Não sei se é puro pré-conceito ou se realmente eles não iriam me agradar =S

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você deixar o preconceito de lado, aposto que vai gostar do livro. Não é tão assustador assim.
      Beijos.

      Excluir
  6. Ei Nadia

    Eu gostei dele colocar uma pegada steampunk no livro, achei diferente. Mas eu não amei não, engraçado que tudo que leio do autor eu comparo com A sombra do vento que eu amo de paixão e acabo não gostando tanto assim.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.
      Também gostei disso. :)
      Estou louca pra ler A Sombra do Vento. Não conheço ninguém que não tenha gostado.

      Beijos.

      Excluir
  7. Eu ia comprar Marina na bienal porque ele estava 5 reais, mas como não consegui chegar a tempo, eu vou adiar mais uma vez a leitura desse escritor. Ainda assim, vou levar em consideração a sua resenha para saber com qual livro começar (diga não a O Jogo do Anjo e corra para Marina KKKKK).
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Hmmmm, essa indicação é boa. Anotada, vou procurar. =D

    ResponderExcluir
  9. Oi Nadia!

    Sempre vejo as pessoas falando de Zafon e como ele éum bom escritor e etc. Apesar das diversas indicações, nunca dei muita atenção. Agora que resolvi ler sua resenha é que entendi do que se trata a história do livro Marina. Gostei bastante do enredo e acho que iria adorar a leitura. Gosto das narrativas descritivas sempre instiga a minha imaginação e como você falou, a gente acaba se transportando ao lugar. Se não ler esse livro esse ano, com certeza entra na meta de leitura do Ano que vem.

    E Alias, queria agradecer pela dica no meu blog. Nem sabia que estava ativado a verificação de palavras que eu odeio e sempre atrapalha na hora de comentar.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda quero ler algo do Zafón! É tão elogiado... Vou aproveitar esta época de Halloween e tentar ler Marina.
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adoro o Carlos Ruiz Zafon, a escrita dele é fantástica!!! Ainda não li Marina, mas lerei em breve. Adorei saber um pouquinho mais.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nadia, tudo bem?
    O que falar sobre o Zafón né? Adoro o estilo de escrita dele e as histórias que já li. Marina é um livro pequeno, mas com uma grande história, eu adorei.
    Que pena que não gostasse tanto de O Jogo do Anjo, eu gostei bastante desse, mas dentre todos, o meu predileto ainda é A Sombra do Vento.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha visto o livro, mas nunca li.
    Parece uma leitura ótima. O escritor não deixa a desejar

    Estou sorteando DEZ livros em ritmo de Halloween, você poderá levar todos para casa.
    Participe!
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)