quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Em Chamas - Suzanne Collins



COLLINS, Suzane. Em Chamas. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2011. 416 p. Título original: Catching fire.

Atenção: contém spoilers sobre o primeiro livro da trilogia, Jogos Vorazes.

Em Chamas é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes. Li o primeiro ano passado, antes de criar o blog, então não resenhei. Eu amei o primeiro volume e achei muito amarradinho, então não me apressei em ler o segundo. Mas como a adaptação para o cinema estreou, resolvi ler agora.

Depois de sobreviverem aos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta estão separados. Katniss volta a caçar com Gale e se sente confusa pelo que sentem um pelo outro. Gale a ama, mas ela não está certa se isso é bom ou ruim. Ele é seu melhor amigo. A família de Katniss teve uma significativa melhora de vida por conta da vitória dela nos jogos. Moram em uma casa melhor e não lhes falta comida. Mas apesar de viver melhor, Katniss sabe que não viverá em paz. Terá que se comportar, se vestir e viver como os organizadores dos jogos querem. E seu relacionamento com Peeta será ainda mais explorado por eles ou as pessoas que ama correrão perigo. Ela e Peeta terão que se casar e mostrar a todos que o relaçionamento é real e não uma estratégia para vencer, muito menos uma forma de desafiar a Capital

A ideia de ficar entregue aos caprichos estilísticos da minha equipe de preparação só faz aumentar ainda mais as misérias que competem pela minha atenção - meu corpo vítima de abuso, minha falta de sono, meu casamento obrigatório e o terror de ser incapaz de satisfazer as demandas do presidente Snow. p.58

Durante o tour dos campeões pelos Distritos, fica claro que há uma rebelião em um dos Distritos. Como punição por desafiar a Capital e como resposta à rebelião, o Presidente Snow resolve que 2 campeões de cada Distrito deverão voltar à arena em comemoração aos 75 anos dos Jogos. E claro que os escolhidos do Distrito 12 são Katniss e Peeta. Antes de começar o massacre, Katniss fica sabendo que há mesmo rebeliões e que ela é o símbolo dessa luta. O jogo em si é uma parte importante do livro, mas a preparação para ele e o que acontece depois são cruciais para o andamento da história. 

Na arena novas alianças se formam e conhecemos os campeões dos jogos anteriores. O amor de Katniss por Peeta fica mais claro para ela e a história tem momentos muito emocionantes. As alianças caminham para o que neste momento parece inevitável, uma revolta popular dos Distritos contra a Capital.

Meu sentimento por esse livro e por Katniss é conflitante. Por um lado adoro o fato de o povo se levantar contra o governo opressor e fazer de Katniss, que desafiou a Capital, um símbolo. Por outro lado, senti raiva de Katniss pela sua indiferença em relação à rebelião e por ser tão confusa e indecisa. Ela é forte, sabe se defender como ninguém, mas acho que faltou engajamento. Ainda assim, terminei o livro com muita vontade de saber o que acontece depois.

Como no primeiro, Em Chamas é narrado em primeira pessoa por Katniss. Gosto da primeira pessoa porque me sinto mais envolvida com o personagem e sua história, mas às vezes sinto falta do ponto de vista de outros personagens. Mas a escrita é fluida e a história é intensa, inteligente e muito envolvente. O final é de tirar o fôlego.

Avaliação: ★★★★ 

Ainda não assistir ao filme, mas quando o fizer conto o que achei.
Até mais.
Beijos e boas leituras. :**

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Nádia querida também li Jogos vorazes ano passado e só li em chamas agora. Pretendo ir ao cinema amanhã!!! Mas enfim parabéns pela resenha ficou ótima e vamos correndo ler o livro final assim que terminar o filme.
    Beijos e saudades.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nadia, o meu sentimento pela Katniss é igual ao seu, às vezes eu gosto outras vezes quero dar uns tapas nela, mas a coitada sofre tanto que o sentimento de pena acaba prevalecendo! rsrsrsrs

    Adorei sua resenha!

    bjs, Mi

    ResponderExcluir
  3. Nadia, eu ainda não consegui ter tempo para pegar Em Chamas e ler. Li Jogos Vorazes lá no ano passado assim como você e adorei e como sempre, eu disse: "vou ler em breve", e passou mais de um ano e até agora nada...
    Acontece, né? :( Mas vou ler em breve (dessa vez de verdade!) e venho te contar o que eu achei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi Na!

    Você sabe o quanto eu gosto dessa trilogia. Me pegou totalmente de surpresa e me conquistou definitivamente. Diferente de todo mundo, eu prefiro o terceiro e não este, que todo mundo acha o melhor. Mas minhas razoes são exatamente o que você colocou: a apatia da Katniss. Claro que no próximo acontecem umas crueldades (a tia Suzanne foi bem sacana com a gente. Nao se preocupe, não vou dar spoiler), mas era preciso para a Katniss acordar. mas em termos de ação, este e mesmo sensacional.

    O filme e ótimo, você vai gostar. E eu acho que o filme complementa o livro. Algumas das passagens mais sensacionais ficam de fora no livro por ser contado pela Katniss, como por exemplo os diálogos do Presidente Snow com os idealizadores dos jogos.

    Aguardando a sua resenha do filme :)

    Beijos!

    Fe

    ResponderExcluir
  5. Oi Nadia, tudo bem?
    Já li essa trilogia e confesso que gostei muito. Tô ansiosa para a sua resenha de A Esperança, que é um livro bem intenso, hehehe.
    Em Chamas é muito bom mesmo, gostei também da adaptação literária, até que pode ser considerada um pouco fiel a história.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)