quinta-feira, 15 de maio de 2014

[Série de TV] Orphan Black



Orphan Black é uma série  canadense de ficção científica e mistério exibida pelo canal BBC America. Atualmente está sendo exibida a segunda temporada. Logo na primeira cena, conhecemos Sarah Manning. Sarah testemunha um suicídio no metrô e se espanta ao ver que a moça é igualzinha a ela. Sarah rouba a identidade de Beth, a suicida, e descobre que as duas têm uma ligação, e que existe um grande mistério por traz disso. Sarah, uma órfã que passou os primeiros anos em um orfanato na Inglaterra, foi adotada por Siobhan aos oito anos e mudou-se para o Canadá com a mãe e o irmão adotivo Felix. Sarah é rebelde, punk e passou boa parte da vida fugindo. Ela descobre que fez parte de um experimento secreto de clonagem e conhece mais algumas das suas clones. No decorrer dos episódios, descobrimos que existem dez clones no total, todas nascidas no mesmo ano, mas em diferentes países. A empresa por trás desse experimento, The Dyan Institute, monitora todas elas através de um espião que se infiltra em suas vidas. Sarah é a única capaz de ter filhos, e de fato teve uma filha, Kira. A empresa quer colocar as mãos na menina. Então Sarah tem que fugir da empresa e também da polícia já que o fato de ela ter roubado a identidade de Beth, que era policial, trouxe sérios problemas para ela. A cada episódio descobrimos uma parte desse mistério, mas outras questões aparecem.



Sarah é a protagonista, mas as outras clones também são importantíssimas. As mais centrais na história, além de Sarah, são Cosima, Allison e Helena. Cosima é uma cientista inteligentíssima terminando seu Doutorado em Biologia Evolutiva, muito interessada em genética e clonagem. Ela entra em contato com as outras para tentar desvendar o mistério. Cosima é também a mais doce de todas. Allison tem uma típica família americana de classe média. Casada, tem dois filhos adotivos, trabalha e cuida da casa e do marido. Mas por trás dessa vidinha perfeita se esconde uma mulher frustrada, alcoólatra e viciada em anfetaminas. Ela é a mais engraçada de todas. Seu núcleo dá um toque de humor à série. Helena foi criada na Ucrânia e sofreu muitos abusos na infância. É uma mulher perturbada, doente, fanática religiosa, louca e assassina. Ela acredita que os clones são demoníacos e devem ser exterminados. Seu monitor que a criou e abusou, a fez acreditar que é a original e por isso deve exterminar as outras.


Além das clones, outros personagens são importantes na trama. Siobhan, mãe de criação de Sarah que é uma personagem misteriosa e ambígua; o divertido irmão de criação de Sarah, Felix, que é seu aliado em tudo; o Detetive Arthur Bell, que descobre a falsa identidade de Sarah e quer desvendar esse mistério ao lado de sua parceira a Detetive Angela Deangelis; a Dra Delphine Cormier que é monitora e namorada de Cosima, o Dr Aldous Leekie que é o presidente da empresa The Dyan Institute e líder do movimento Neolution, Paul que foi monitor e namorado de Beth torna-se amante e monitor de Sarah, o marido super suspeito de Allison etc.



Tatiana Maslany é uma atriz fantástica. Ela faz cinco personagens fixos na série e outras que apareceram em poucos episódios. Cada uma com voz, sotaque, gestos, expressões faciais e corporais próprias. Como se tratam de clones, elas têm o mesmo rosto e complexão física. A caracterização física das personagens se restringe a roupas e cabelos. Ainda assim, não me lembro de que é a mesma atriz de tão distintas que são as personagens. A série é ótima e nos envolve em uma trama de ficção científica, drama, mistério e conspirações religiosas. O destaque são as personagens muito bem construídas e o talento de Tatiana Maslany! Brilhante!

Até mais.
Beijos. :**

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Cara, essa série parece ser muito interessante! Não sou de assistir a ficção científica, mas achei a ideia extremamente original. Essa série passo no brasil pela BBC tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Alê. Vou procurar saber e te falo.
      Beijo.

      Excluir
  2. Amo Orphan Black. Acho uma das melhores séries da atualidade.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! É uma das melhores mesmo! :)
      Beijos.

      Excluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)