sábado, 14 de junho de 2014

[Cinema] Maléfica (2014)


Maleficent 

EUA, 2014

Drama, Fantasia, Aventura, Infanto-Juvenil

Direção:  Robert Stromberg

Roteiro:  Linda WoolvertonCharles Perrault (baseado no conto "La Belle au bois dormant")

Elenco: Angelina JolieElle FanningSharlto Copley, Sam Riley







Contém Spoilers do filme! Leia por sua conta e risco!

Amo recriações de contos de fadas e não poderia deixar de assistir Maléfica que é uma nova versão de A Bela Adormecida estrelada por Angelina Jolie que eu amo, amo, amo! Sou fã super declarada da atriz desde sempre! Eu gostei muitíssimo do filme, mas tive dificuldade de escrever sobre ele porque não via como fazê-lo sem dar spoilers. Então resolvi escrever a resenha livremente sem me preocupar com os spoilers.

No filme somos introduzidos à história de Maléfica (Angelina Jolie) que, ao contrário da história original e do filme da Disney, não é uma bruxa má, mas uma fada que teve seus motivos (muito fortes e justos) para odiar o rei e por isso lançou a maldição contra a princesa Aurora (Elle Fanning). Conhecemos uma Maléfica criança que vivia no reino das fadas e que ao conhecer um garoto humano, Stephan, se encantou por ele e se apaixonou perdidamente. Maléfica acreditava no amor verdadeiro, mas já adulta foi cruelmente traída e deixou de acreditar. Stephan (Sharlto Copley), um homem muito ambicioso, tornou-se rei, casou-se e teve uma filha. Movida pela dor e pela vingança, Maléfica foi ao batizado da menina e lançou uma maldição que ninguém poderia desfazer. Antes de completar 16 anos, Aurora furaria o dedo no fuso de uma roca e adormeceria para sempre, podendo ser acordada somente por um beijo de amor verdadeiro.

O rei manda sua filha para longe aos cuidados de três fadas pixies que se escondem na floresta e se disfarçam de humanas para cuidar da menina. Porém, Maléfica descobre para onde elas foram e acompanha o crescimento da menina de longe. Ao ficar adolescente, Aurora encontra Maléfica e diz que sempre sentiu sua presença perto dela e a chama de fada madrinha. Sem saber da maldição, Aurora se afeiçoa à "madrinha" e a partir daí surge uma relação maternal entre as duas.


Angelina Jolie está fantástica no papel de Maléfica, perfeita! Além de indescritivelmente linda  (já disse que sou fã de carteirinha). Ela conseguiu transmitir toda a dor da traição e da violência sofrida, mas também soube demonstrar a ternura e o afeto da personagem e dar o toque de humor que algumas cenas exigiram. Elle Fanning é linda demais, uma perfeita Aurora. Gostei muito dessa versão, de conhecer a história de Maléfica que se tornou uma personagem muito mais complexa e interessante. Achei muito legal que a história enfatizasse que as pessoas não são puramente boas, nem puramente más. O desfecho da história de Aurora foi lindo e mostrou que princesas não precisam ser salvas por príncipes encantados e que o amor é muito mais do que uma relação romântica. Palmas para a Disney que mais uma vez deixou de lado os clichês (já tinha feito isso em Valente e Frozen). Mas desta vez achei ainda mais importante porque A Bela Adormecida é uma história extremamente machista onde a personagem principal é completamente passiva e dependente do príncipe encantado para viver. Além disso abordou o tema da violência contra a mulher numa cena forte e belíssima perfeitamente interpretada por Angelina Jolie. 


Além de Maléfica, Aurora e Stephan (como eu odiei esse rei!), outros personagens dão uma graça especial ao filme. As fadas pixies são muito engraçadas e o corvo Diaval (Sam Riley) é muito divertido (e fofo).
Além do ótimo roteiro e bons personagens, o filme também conta com efeitos especiais, maquiagem e figurinos impecáveis! Amei principalmente os figurinos da Maléfica e a maquiagem que deixou o rosto de Angelina Jolie com um ar sobrenatural e sombrio. Mas todo o figurino é impecável! A cena final com o dragão foi maravilhosa. A fotografia é lindíssima também! Os cenários, ainda que feitos por computação gráfica, são maravilhosos! O filme agrada a todas as idades. Amei e quero assistir novamente! Lindo!

Avaliação: ★★★★★ 

Não deixem de conferir a promoção na página do blog no facebook. Tem o link na aba promoções lá em cima na guia.

Até mais. Beijos. :**


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu também me apaixonei por esse filme. Achei linda a forma como a histórias de cada personagem foram contadas, como ficou claro que pessoa boas a vezes fazem coisas ruins e se arrependem e que podem mudar. Achei massa como ficou claro que o Rei foi assassinado por sua própria ambição, ele era seu inimigo no fim das contas... Amei a lição de amor verdadeiro. Enfim, vi algumas pessoas dizendo que Malévola era um filme com misandria, não sei onde o povo viu isso honestamente, já que é rico em personagens masculinos bastante corretos... Acho mesmo que a Disney encontrou um caminho e compreendeu que é tempo de retratar a vida com mais fidelidade.

    Amei tua resenha também Nadia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Pandora. Concordo com tudo o que você falou. Ahhh quero assistir de novo. :)
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu gostei muito desse filme tb. Estava aguardando ansiosa pela estreia pq é meu conto favorito da Disney, apesar de tb considerar hiper machista.Acho que essa onda de regravar as princesas Disney ( parece q já tá programado o lançamento de Cinderela e Bella) é uma forma de dar essa nova interpretação de amor presente na Valente e em Frozen às princesas antigas. Acho muito boa essa iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Alê. Tomara que as novas versões continuem por esse caminho. Estou adorando.
      Beijos.

      Excluir
  3. Ei Nádia

    Ah que lindo, eu quero muito assistir só por causa da Jolie, e também porque adoro ver as bruxas se destacando mais que as princesas nessas histórias rsrs.
    Mas nem devo ver no cine, ainda não consegui tempo nem para ver ACEDE aff.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é muito legal Nanda. Pena que não vai assistir no ceni, porque tem imagens tão lindas que acho que vale a pena. Mas você vai gostar de qualquer maneira. É lindo! :)
      Beijos.

      Excluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)