segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[Opinião] Estereótipos de gênero e Literatura

Inclusive livros.


Tenho ouvido certos comentários que me deixam extremamente incomodada. Comentários do tipo: "este livro vai agradar mais as meninas porque fala de amor" ou "este vai agradar mais meninos porque tem ação e aventura." Queridos, parem! Isso não existe! Ou não deveria existir. Nada justifica que separemos obras literárias ou de arte em geral, ou qualquer coisa no mundo (cores, brinquedos, profissões, atividades de casa, cuidado com os filhos etc) por gêneros.

Os estereótipos de gêneros são os responsáveis pelos preconceitos de gênero, o sexismo, a misoginia que existem no mundo. Por que, então, propagar esse preconceito na literatura? Homens não se apaixonam e vivem histórias de amor? Mulheres não se interessam por política, ciência, tecnologia, artes marciais, história? Por que achar que homens e mulheres não podem se interessar por livros com diferentes temas? O que nos faz gostar de um assunto ou outro é nossa história pessoal. O que define nossos gostos são nossas características individuais e não sexuais.

Uma vez vi um menininho nas Lojas Americanas implorando para que a mãe comprasse para ele o DVD de A Princesa e o Sapo da Disney. O menino era negro e na mesma hora eu pensei que ele devia ter se identificado com os personagens da história que são em sua maioria negros e essa representatividade negra é mínima em desenhos animados. A mãe do menino foi irredutível e falou um alto e sonoro não. "Esse DVD é de menina, não serve para você", ela disse. Fiquei chocada, penalizada e revoltada. Me segurei para não dar um sermão na mãe. 

Da mesma forma me incomodam os comentários que excluem  um gênero da possibilidade de gostar de um determinado livro. Quando se diz: "este livro agradará mais as meninas" ou "este livro é direcionado para os meninos" automaticamente afasta-se uma parcela de leitores do prazer de lê-lo.

Na minha casa eu e minha mãe sempre fomos muito fãs de ficção científica, gênero muitas vezes associado ao público masculino. Meu irmão e meu padrasto nunca foram grandes fãs como nós duas. Assim como também gostamos de livros que se passam na guerra com ação e batalhas, fantasia com cavaleiros e dragões, também gêneros associados aos homens. Vamos acabar com esses estereótipos. Bons leitores, sejam meninos ou meninas, homens ou mulheres, gostam de boa literatura. E isso vale para tudo na vida.


Serve para literatura também:


Beijos e boas leituras. :**

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olha, tô achando que a Americanas é um antro de preconceitos. Uma vez quando fui lá ouvi uma mãe dizendo "Não minha filha essa mochila é azul, é de menino" e a garotinha ficou toda decepcionada porqeu não podia ter uma mochila do patati patatá. Eu sofri preconceito tb quando fui na Nobel comprar um livro do Bernard Cornwell. O cara parecia achar impossível que eu pudesse gostar daquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora.
      Eita, vou começar a evitar a loja hahahaha. Fico muito chateada com essas coisas.
      Beijos.

      Excluir
  2. Nádia querida fiquei tão feliz quando vi um comentário seu lá no blog. Então vim correndo visitar, comentar e retribuir seu carinho.
    Amei saber sua opinião sobre o assunto em questão e concordo com você. Além disso pude refletir e relembrar que em relação a livros de guerra e medieval já cometi o pecado de dizer que eram livros mais para meninos. Mas agora pensando sobre seu post não cometerei mais esse equívoco. Parabéns pela opinião e obrigada pelo alerta.
    Beijos e saudades!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Aline. Eu ando em falta com meus amigos blogueiros. Estou sem tempo para visitar e comentar. Mas seu blog é especial. :)
      Ah que bom que fiz você refletir. Nem vi você comentando isso não. Mas acho importante a gente pensar nessas coisas.
      Beijos, amiga. :**

      Excluir
  3. Que bom, Aline. Eu ando em falta com meus amigos blogueiros. Estou sem tempo para visitar e comentar. Mas seu blog é especial. :)
    Ah que bom que fiz você refletir. Nem vi você comentando isso não. Mas acho importante a gente pensar nessas coisas.
    Beijos, amiga. :**

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pandora.
    Eita, vou começar a evitar a loja hahahaha. Fico muito chateada com essas coisas.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)