domingo, 23 de outubro de 2016

A amiga genial - Elena Ferrante


FERRANTE, Elena. A amiga genial. Sao Paulo: Biblioteca Azul, 2015. 336 p. Título original: L'amica geniale: infanzia, adolescenza.

"A amiga genial" é um romance de formação sobre a amizade entre Lenu e Lina desde a infância até a adolescência e se passa em Nápoles na década de 50.

A história é narrada por Lenu e através dela, conhecemos outras pessoas importantes na vida das duas: os pais e seus relacionamentos difíceis com eles, namorados, professores que as incentivaram, amigos, irmãos, colegas que incomodavam, etc. É muito interessante conhecer mais sobre essa região da Itália e algumas particularidades, o modo de vida, a relação dos moradores com a máfia, etc.

Acompanhamos o amadurecimento de Lenu e o desenvolvimento de uma amizade marcada por sentimentos conflitantes. Lenu fala do amor, admiração e devoção que sentia pela amiga, mas noutros momentos fala de inveja, rancor e ciúme.

A escrita da autora é  envolvente, crível e emocionante. Me identifiquei com Lenu em vários momentos mas também com Lina. Só demorei a ler porque estou lendo vários outros livros juntos e deixei este para ler no ônibus no caminho para o trabalho. Mas amei e favoritei. Este é o primeiro livro da série Napolitana e já estou louca para começar o segundo. Super recomendo!

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐❤

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)