sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Segredo de Cybele - Juliet Marillier



MARILLIER, Juliet. O segredo de Cybele. São Paulo: Prumo, 2008. 424 p. Título original: Cybele's secret.

Atenção: contém spoilers sobre o primeiro livro (A Dança da Floresta). Você foi avisado.


Encontre o coração, alguém tinha escrito, pois lá reside a sabedoria. A coroa é o destino. p.69

O Segredo de Cybele é a continuação do livro A Dança da Floresta de Juliet Marillier, e se passa 6 anos depois do primeiro livro. Assim como no primeiro, a narração é em primeira pessoa, mas desta vez por Paula. Logo no início, Paula conta que a irmã Jena casou-se com Costi que é sócio de seu pai e teve dois filhos. Tati nunca mais apareceu depois que foi viver com Triste no Outro Mundo. Provavelmente nunca voltaria. Iulia também se casou, Stela era a única que vivia ainda com Paula e o pai. Apesar dessa breve explicação sobre o que aconteceu com as irmãs, a história é centrada em Paula e o pai.

O livro começa com Paula no navio Stea de Mare em que viaja para Istambul com o pai a procura de uma relíquia valiosa, a estatueta da deusa Cybele. No navio, ela conhece o belo pirata português Duarte Aguiar da Costa, um homem inteligente, culto e que parece disposto a fazer qualquer coisa para conseguir o que quer. Mas Paula é advertida de que ele é muito perigoso. Ele também busca o presente de Cybele. Paula fica sabendo que há uma mulher grega que vive em Istambul que é muito culta e tem uma vasta biblioteca onde ela poderá estudar.

Em Istambul, Paula contrata Stoyan para ser seu guarda-costas e eles acabam se tornando amigos. Stoyan é adorável. Muito atencioso e preocupado com Paula, faz tudo para protegê-la. Inicialmente apenas por ser o seu trabalho, mas depois pela intensa amizade entre os dois. A disputa pela compra da relíquia é acirradíssima e envolve perigos e mistérios, e inclusive um assassinato. Paula começa a ter visões de uma mulher de preto misteriosa. Seria sua irmã desaparecida, Tati? Paula se vê envolvida num perigoso desafio que envolve o Outro Mundo, ao mesmo tempo em que se envolve com Duarte e Stoyan.

A história tem mistério e ação do começo ao fim e também descrições riquíssimas de Istambul. As descrições dos cheiros, cores e texturas do mercado me fizeram sentir como se estivesse realmente lá. O livro é uma delícia e muito bem escrito. Paula é uma personagem encantadora - inteligente, culta, romântica, decidida, independente e adoravelmente confusa. Gostei quase tanto quanto o primeiro porque o final de A Dança da Floresta é mais surpreendente e emocionante. Além de mistério, ação, magia e belas descrições, é também uma bela história de amor. Adorei! É uma pena que não haja mais nenhum livro desta série porque eu me apaixonei pelos personagens e adoraria ler sobre as outras irmãs. De qualquer maneira quero ler os outros livros da autora.

A capa é tão linda quanto a do primeiro livro. Cheia de detalhes sobre a história. Um sonho! Fiquei muito incomodada com os erros de ortografia, gramática e revisão. Os revisores deveriam ser mais atentos e a editora, mais criteriosa!

Avaliação: ★★★ 

Até mais.
Beijos e boas leituras. :**



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Ei Nadia

    Eu tenho este, mas ainda não li. Eu amei o primeiro, preciso ler logo.
    Pena que se passa muito tempo depois assim, eu sempre fico querendo saber mais do que aconteceu no hiato hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso que eu ia falar rss a capa é tão bonita que me fez vir aqui. parece bastante interessante, me deu água na boca rsss. beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler a série. Falam super bem do primeiro.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  4. Realmente a capa desse livro é linda, a história parece ser instigante e eu já ouvi/li você recomendando o primeiro... inclusive fiquei entusiasmada... E a proposito, essas cidades antigas como Istambul inflam a imaginação, me lembram As mil e uma noites e sonhos...

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)