segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Dança da Floresta - Juliet Marillier



MARILLIER, Juliet. A dança da floresta. São Paulo: Prumo, 2008. 374 p. Título original: Wildwood dancing.

Se um homem precisa dizer "Confie em mim", é um sinal de que não se deve fazer isso. Confiança é algo que se obtém sem palavras. p. 96

Jena é uma menina de 16 anos que mora com o pai e as quatro irmãs na propriedade Piscul Dracului na Transilvânia. Ela é a segunda mais velha entre as irmãs. Tatiana, a mais velha, é considerada a mais bonita, enquanto Jena é a responsável e inteligente. Paula é a mais sábia, adora estudar História, Geografia e Filosofia. Iulia tem 13 anos e só quer saber de vestidos e de conhecer garotos e Stela é uma criança ainda.

Quando o pai adoece e tem que viajar para um lugar onde o inverno é mais ameno, Jena fica encarregada de cuidar dos negócios da família até ele voltar. Mas essa tarefa não é nada fácil porque Cezar, seu primo ambicioso e machista não aceita que ela trabalhe. Ele quer tomar a responsabilidade pelas terras do tio, casar-se com Jena e ser dono de tudo. Jena terá que lutar com muita garra pelas terras do pai, pela felicidade e futuro dela e das irmãs.

Jena e as irmãs não são meninas comuns. Há 9 anos elas descobriram um portal que as leva para o Outro Mundo, o mundo das fadas onde vivem criaturas mágicas que festejam na floresta na lua cheia. Toda lua cheia, Jena e as irmãs erguem as mãos na parede do quarto e abrem o portal para o mundo de Ileana, a rainha das fadas e passam a noite dançando com criaturas mágicas. Numa dessas visitas, Tatiana, se apaixona por uma criatura da noite. Isso deixa Jena muito preocupada.

Há 9 anos também foi quando numa brincadeira inocente de crianças, seu primo Costi morreu afogado no lago enquanto brincava com o irmão Cezar e a prima Jena. Essa lembrança tornou Cezar muito amargo e vingativo. Ele quer destruir a floresta e exterminar as criaturas porque acredita que elas foram responsáveis pela morte do irmão.

Jena tem um melhor amigo nada comum: o sapo Gogu. Mas ele não é um sapo qualquer, é um sapo que entende tudo o que Jena fala e que transmite seus pensamentos para ela. Eles conversam sobre tudo e confiam cegamente um no outro. Mas seu primo Cezar não gosta nada do bichinho e diz que um sapo não é um animal de estimação adequado para uma moça. Ele não sabe que ele não é um sapo comum.

O livro é narrado em primeira pessoa por Jena e a história nos apresenta o belíssimo folclore romeno e um pouco da cultura da região. É também inspirado em um conto de fadas. Fala de amor, amizade, responsabilidade, luta, escolhas e consequências. A Dança da Floresta é uma história mágica, cheia de mistério, fadas, bruxas, duendes e criaturas da noite. A capa é linda e mostra vários personagens e cenas do livro. Estou apaixonada pela história. Linda leve, fofa, divertida, deliciosa! Leiam hoje. :) Já estou louca pela continuação, O Segredo de Cybele que é centrado em Paula e suas viagens em busca de conhecimento.

- Vamos lá! - exclamei, um pouco desanimada. - Não é possível que você não consiga pensar em nada bom.
Dormir no seu travesseiro, bem do seu ladinho. p. 237

Avaliação: ★★★★ ♥ Lindoooo!!!

Até mais.
Beijos. :**



Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Menina eu adorei a sua resenha.
    Eu nunca tinha visto esse livro antes e fiquei encantada, porque adoro livros assim que tem seres místicos e pelo jeito a estória realmente deve ser maravilhosa. Colocarei na minha lista de desejados, porque pelo jeito não irei resistir !! hahahaha...

    Enfim...Depois passa no meu cantinho linda, porque hj é meu aniversario e tá rolando uma promoção muito legal e ficaria feliz se vc participasse.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Silvana.
      Leia sim. Vale a pena.
      Vou conhecer seu cantinho. :)
      Beijos.

      Excluir
  2. Uau!!! A capa realmente é um pedaço do céu de todas as leitoras!!!! Lindaaaaa!!! E o enredo do livro então.... nem falo... \o/ Adorei seu convite a leitura Nadia estou tentada a correr para ele assim como se fosse campeã de corrida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Pandora.
      Você vai amar. :)

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Na!

    Sabia que você ia gostar. É muito fofo mesmo, bom pra aliviar dos que a gente normalmente lê, com muitas lutas e sangue ;)

    A capa realmente é uma coisa à parte, toda vez acho algo diferente nela, que não tinha visto antes. A do segundo também é linda.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ei Nadia,

    Ah este livro é tãoo fofo, achei linda a adaptação. Esta autora escreve muito bem, eu comprei o segundo, mas até hoje não li rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.
      Ainda não comprei, mas quero comprar e ler logo. :) Ela escreve muito bem mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  5. Achei essa capa perfeita e a história parece ser muito interessante. Espero poder ler em breve.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito lindo, Ana Caroline. Leia sim. :)
      Beijos.

      Excluir
  6. Ótima resenha. Eu tenho Muita Vontade de ler esse livro e outras obras da Juliet Marillier. Ela sempre aborda temas que adoro. Essa série em particular, eu tenho curiosidade pq o segundo livro tem meu Nome. ( Cibele) :)

    Beijos,
    Bell


    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( se Puder segue lá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, Bell. É mágico e fofo.
      Obrigada pela visita. Já conheci seu espaço e adorei.

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Nadia! Este parece ser um livro realmente mágico! Fiquei curioso para ler...
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. só pra informar este livro tem uma continuação, e se chama O Segredo de Cibele. Este se passa anos depois e o foco é Paula. Um ótimo livro também, recomendo muito. Me apaixonei pela escrita da Julliet Marillier e pretendo ler as outras coleções dela.
    Encontrei este online, alguem sabe onde posso encontrar O Segredo de Cibele online tambem?

    (para quem quer dar uma olhada no primeiro, http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Danca-da-Floresta)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao blog, Thais. Mas você leu a resenha toda? No final eu informo exatamente que há uma continuação, centrada na Paula e que se chama O Segredo de Cybele rs.
      Obrigada pelo link.
      Beijos.

      Excluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)