quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Top Piriguetagem Literária 2013

Olá.
Chegou o tão esperado momento do Top Piriguetagem Literária criado pela Nanda do Viagem Literária. :)
Confiram o Top Piriguetagem Literária 2013 no post dela também.



Definição que peguei no post da Nanda:

De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).

Ou seja, são aqueles personagens que dão até friozinho na barriga de tão apaixonantes. Essa paixão pode durar somente o tempo da leitura ou semanas, meses, a vida inteira. ;)

O Top deste ano foi um pouco difícil. Eu não li tanto como gostaria,  li alguns romances perfeitos, mas com protagonistas masculinos sem graça demais ou livros adolescentes. Por mais que os personagens sejam fofos, às vezes é difícil eu me apaixonar por eles por causa da pouca idade. A não ser aqueles que a vida amadureceu de alguma forma. Mas depois de muito pensar e lembrar, finalmente consegui construir o post.

10º lugar: Costi de A Dança da Floresta. Eu adorei essa história de amor super fofa e mágica. Como não amar Costi que sofreu tanto sem poder dizer o quanto amava Jena? Mesmo que em alguns momentos ele tenha me deixado irritada rs. O final é lindo e perfeito!

9º lugar: Heitor de O Incêndio de Troia é forte e corajoso. É o único homem que se destaca nesse livro em que as mulheres são protagonistas. Heitor luta até a morte para tentar salvar sua cidade e sua família. É um verdadeiro herói e fez parte da minha piriguetagem este ano.

8º lugar: O pirata português Duarte Aguiar da Costa de O Segredo de Cybele de Juliett Marilliet é tudo de bom! Bonito, alto, forte, inteligente, culto e de reputação duvidosa (adoro um bad boy)! Torci por ele e Paula. Achei que eles tinham uma química incrível e muita sintonia. Eu no lugar dela, teria me apaixonado por ele rsrs.

7º lugar: Gale da trilogia Jogos Vorazes (Em Chamas) de Suzanne Collins. Que me desculpem os #teamPeeta, mas eu sou #teamGale hehe. Não sei explicar, mas acho Gale tudo de bom. Adoro o amor dele por Katniss e torci muito por ele. Mas na literatura, como na vida, nem sempre as coisas acontecem como a gente espera, né? Mas deixa eu suspirar um pouco pelo lindo do Liam Hemsworth. Ahhhh...Liam.




6º lugar:  Peeta da trilogia Jogos Vorazes (Em Chamas) de Suzanne Collins. Apesar de ser #teamGale, não posso negar o quanto Peeta é fofo, corajoso, perfeito e apaixonado. Ele é tudo de bom mesmo. Eu me apaixonei pelo Gale logo de cara, mas Peeta conquista a admiração e o afeto de qualquer uma. Katniss é uma sortuda mesmo.



5º lugar: Louis de Entrevista com o Vampiro de Anne Rice. O vampiro Louis ama a pequena Claudia, é intenso e sente um amor impossível daqueles que só podem mesmo terminar em tragédia. Além disso ele (e o livro todo) é muito sexy! Adorei o Louis. Esse vampiro atormentado e cheio de conflitos internos, um bad boy cheio de sentimentos intensos. E ainda por cima foi interpretado no cinema por ninguém menos que Brad Pitt. Nao poderiam ter feito melhor escolha.


4º lugar: Adam de Liberta-me de Tahereh Mafi. Adam tirou o 4º lugar ano passado pelo livro Estilhaça-me e mantém a posição este ano pela segundo livro da trilogia.

3º lugar: Gus de A Culpa é das Estrelas de John Green. O que dizer do Gus, gente? Tudo de fofo, lindo, inteligente, amigo, gracinha. Além disso tem uma língua afiada e sarcástica. Como não amar? É amor demais (bateu até uma tristeza por lembrar)! Não gostei do ator que escolheram para interpretar o Gus no cinema, mas o poster está fofinho e estou louca para assistir.



2º lugar: Jace da série Instrumentos Mortais de Cassandra Clare. Jace é perfeito! Esse caçador de sombras tão lindo e tão apaixonado, faz tudo pela sua amada. Adoro o sarcasmo e a auto-confiança dele (mesmo ele sendo arrogante demais em certos momentos), além de ter uma dose de bad boy atormentado por fantasmas de um passado misterioso. Os diálogos são a melhor parte do livro e as tiradas de Jace são muito engraçadas.  Nunca me esqueço da frase: "Caçadores de Sombras: mais bonitos de preto do que as viúvas de nossos inimigos desde 1234" hehehe. Sou apaixonada por esse casal. Muito amor! E a adaptação para o cinema do primeiro livro da série foi linda demais! 



1º lugar: Warner de Liberta-me de Tahereh Mafi. Enquanto Adam conquista com doçura, carinho e gentileza, Warner chega destruindo. É um bad boy irresistível que desperta uma paixão inesperada e mostra que por trás da sua crueldade, existe dor e medo causados por uma história de vida complicada e sem amor. Mas Warner ama intensamente. Já disse que adoro um bad boy não é? Sempre me apaixono por esses personagens e não poderia ser diferente com o apaixonante Warner. Ganhou o prêmio de piriguetagem sendo que este foi o último livro que li no ano. :)

É isso! Gostaram do post? Quem quiser pode fazer também, lembrando de dar os créditos à Nanda e colar o selinho. Quem quiser pode conferir o meu post anterior - Top Piriguetagem Literária 2012.

Feliz ano novo! Que 2014 seja um ano de paz, saúde, amor, realizações e muita diversão! 
Ótimas leituras este ano! 
Beijos. :**

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. EI Nadia

    Aiai Warner roubando todos os corações hehe.
    Eu sou team Peeta eu acho, mas até o final não tinha me decidido totalmente entre eles rsrs.
    Tem vários da sua lista que eu não li, quero muito ler O segredo de Cybele, que eu tenho e não li ainda e A culpa é das estrelas que tenho faz um tempão e nada de ler tbm. :P
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.
      Warner me conquistou mesmo hehe. :)
      Leia os outros sim. São ótimos.
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu estou pensando seriamente em fazer esse top piriguetagem literária... E se fizer o Gus também vai está na minha lista, finalmente li "A culpa é das estrelas" e ele é de doer o coração, de enternecer e fazer ri rsrs... Sei lá... o sucesso é plenamente justificável.

    Adorei sua lista Nadia. Cheros e um bom ano de 2014 para o blog e para você, especialmente para você!!!

    Pandora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo, né, Pandora. Chorei tanto. :/
      Obrigada. :)
      Beijos.

      Excluir
  3. Warner é muito <3
    Eu adoro o Adam, mas sou team Warner. Ele está destruindo todas. kkkk

    Adoro o Peeta, mas sou team Gale também. Acho que coloquei os dois no top piriguetagem de 20111, mas com o Gale na frente.

    Gosto do Louis, mas amo o Lestat.

    Curti muito sua lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carissa.
      Estou terminando de ler O Vampiro Lestat, então não entrou pra lista.
      Warner é tudo! :)

      Beijos.

      Excluir
  4. olá

    Gostei muito do post, mas falta aí o mais importante na minha opinião: Jamie Fraser, do livro Outlander de Diana Gabaldon.

    D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh já ouvi falar muito bem dele, mas ainda não li os livros. :/
      Lerei assim que conseguir.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?

    Não conheço quase nenhum dos personagens que citasse, infelizmente. Mas, também sou team Gale, hehe, não entendo como as fãs da série conseguem gostar do Peeta, muito menos a Katniss kkk eu ficaria com o Gale, aquele lindo apaixonado!
    Não gostei do ator que interpreta o Peeta também, o Gale achei lindo, mas, a meu ver, o Peeta deveria sair da sua listinha, rs.

    Já faz algum tempo que li Entrevista com o Vampiro, mas me lembro que gostei bastante do Louis também. O filme é maravilhoso, né?

    Espero que o filme de A Culpa é das Estrelas fique legal! Achei a escolha dos atores boa, até porque eu não estava torcendo para nenhum outro kkk.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)