domingo, 21 de abril de 2013

1Q84 | Livro 1 - Haruki Murakami


- Quando se faz algo incomum, as cenas cotidianas se tornam um pouco diferentes do normal. Mas não se deixe enganar pela aparências. A realidade é sempre única. (pág 157)


Aomame, 29 anos, tem uma profissão incomum. É uma assassina profissional, mas mata apenas estupradores e homens que agridem mulheres e crianças. Um dia Aomame mudou um pouco a sua rotina e percebeu que o mundo se tornou outro. Acontecimentos que desconhecia, uma seita religiosa misteriosa, duas luas no céu...Aomame foi parar em uma espécie de realidade paralela que ela chamou de 1Q84.

Enquanto isso, Tengo, um professor de matemática, 29 anos, aspirante a escritor recebe uma proposta inusitada: reescrever uma história contada por uma menina de 17 anos, disléxica. A história é muito boa, mas muito mal escrita. O livro seria escrito por ele, mas inscrito em um concurso literário com o nome da menina, Fukaeri. Tengo aceita a proposta e o escreve. O livro vence o concurso e a súbita fama que a menina alcança trás à tona informações sobre o seu passado.

A história  escrita por Fukaeri esconde um grande mistério sobre sua vida e os acontecimentos à sua volta e esse mistério se cruza de alguma forma com as vidas de Aomame e Tengo. Fukaeri é disléxica e não aparenta emoções. Faz perguntas sem a entonação da interrogação. Sua vida foi marcada por um grande mistério.

Quando uma nova versão da história é reescrita, a antiga é totalmente destruída e, ao mesmo tempo, são criadas novas palavras e o significado das palavras existentes é igualmente alterado. (pág 359)

1Q84 é inspirado em 1984 de George Orwell e se passa nesse ano. É brilhantemente bem escrito e combina elementos de ficção científica, distopia, fantasia, mistério e romance de uma forma muito inteligente. Os personagens são ricamente bem construídos. Conhecemos a fundo a infância e a forma como a vida desses três personagens seguiu. A narrativa é em terceira pessoa alternando pontos de vista de Aomame e Tengo.

Gostei muito do livro, embora tenha achado algumas passagens um pouco lentas e arrastadas, especialmente as longas passagens sobre outros livros. Adorei ler sobre personagens de mais ou menos a minha idade (nada contra, mas estou cansada de livros sobre adolescentes) e achei a história muito criativa! O final é aberto e fiquei com gostinho de quero mais! Mas já deu para prever um pouco sobre o rumo da história. Que venha o Livro 2! Vale muito a pena! Para quem não gosta de séries, não recomendo porque é impossível ler somente o primeiro. As questões terminam todas no ar sem um desfecho.


Avaliação: ★★★★


Até a próxima!
Beijos.



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Não li a resenha porque não li o livro ainda, mas acho que vou ler. Já é a terceira pessoa que eu vejo falando bem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! que diferente! nunca tinha ouvido falar nesse livro e fiquei curiosa, mas como é uma série eu tenho que me programar haha senão vou a falência! ótima resenha como sempre! beijos!

    ResponderExcluir
  3. A Ana é louca pra comprar esse livro mas nas livrarias agora so estamos vendo a continuação dele =//
    Mas nossa até eu fiquei curiosa agora!
    Eu adoro o livro do Owell que foi baseado esse livro!!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. gostei muito dessa sinopse, se nao tivesse uma fila de livros me esperando leria com certeza. Ah também não aguento mais histórias sobre adolescentes! Nem em livros e nem em filmes. É sempre a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  5. Nao conhecia esse livro, mas adorei sua resenha e por isso fiquei curiosa com o enredo.
    Parabéns pela leitura e por falar em escrever um livro .... Como vc esta indo!!!????
    Bjos querida!!

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha visto esse livro num dos meus passeios na livraria e achei a ideia super interessante. Nao tinha lido nenhuma resenha dele até então e fiquei mais animada pra ler. Preciso diminuir minha pilha primeiro, mas ja ta na lista de desejados.
    Adorei a resenha e assim como vc, tb fico bem agradecida qdo me deparo com personagens um pouco mais velhos do que os habituais hehehe

    bjão!

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)