sábado, 3 de agosto de 2013

O Jogo do Exterminador - Orson Scott Card



CARD, Orson Scott. O Jogo do Exterminador. São Paulo: Devir, 2006. 380 p.Título original: Ender's Game.

- Está se envolvendo demais com o jogo, Anderson. Está se esquecendo que o jogo é só um exercício de treinamento.
- Também é status, identidade, finalidade, nome. Tudo o que faz dessas crianças o que elas são, vem do jogo. Quando souberem que o jogo pode ser manipulado, influenciado, trapaceado, isso vai destruir toda a escola. Não estou exagerando. p. 136

Ender era um menino de apenas 6 anos quando foi aceito na Escola de Combate. Ele e seus irmãos são dotados de uma inteligência extraordinária, mas somente ele foi escolhido. Ele não sabe, mas acreditam que ele é que liderará a guerra contra os abelhudos (raça alienígena que parece descender de insetos que está em guerra com a Terra).

Na Escola de Combate, Ender participa de jogos de combate para treinar suas habilidades contra os inimigos e também tem muitas aulas. Logo Ender mostra que é muito superior aos outros colegas em combate e cada vez mais seus superiores acreditam que ele é o escolhido. Ele tem força, inteligência e intuição extraordinárias! Na escola, ele não tem tempo de ser criança. Querem que ele se torne um grande soldado e líder rapidamente, sem se importar com seus sentimentos. E ele desaba em alguns momentos porque tem que lidar com a saudade de casa, os seus medos e as consequências de seus atos sendo apenas um menino pequeno.

Mesmo tendo feito algumas amizades, Ender sente muita falta de família, especialmente da irmã Valentine, 1 ano mais velha que ele. Ela é a pessoa que ele mais ama no mundo. E ela também sente a falta do irmão. Também sente falta dos pais e do irmão mais velho, Peter, apesar de temê-lo. Peter é um menino cruel. Enquanto Ender treina na Escola de Combate, seus irmãos escrevem através de pseudônimos, artigos para provocar as pessoas, mas por trás disso têm grandes intenções. Peter quer dominar o mundo. Passam-se alguns anos desde o início do treinamento e o destino de Ender parece estar cada vez mais perto.

Descobri este livro depois de assistir ao trailer do filme baseado nele que estreará este ano. Eu adoro ficção científica. O mais legal desse gênero, quando bem executada, é que o cenário futurista as evoluções tecnológicas etc, são pano de fundo para se tratar de assuntos como política, psicologia, filosofia. E é o que acontece em O Jogo do Exterminador.  O livro trata de de política, guerra, psicologia muito profundamente e de forma divertida, com muita tensão. 

Achei algumas cenas de combate um pouco cansativas e esse foi um dos motivos pelos quais demorei a terminar o livro, mas gostei muito dele. A  linguagem é simples, os capítulos são curtos, mas não é um livro muito fácil porque fala de estratégias de guerra e política exigindo muita atenção. É escrito em terceira pessoa, mas tem muitos diálogos e usa  bastante o discurso indireto livre. Então lemos a história também através do pensamento dos personagens, principalmente de Ender.

É um livro excelente que vale a pena ser lido. Certamente lerei as continuações. Abaixo, o trailer do filme. Estou muito ansiosa pela estreia!

Avaliação: ★★★★ 



Até mais.
Beijos. =**

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. OI Na!

    Pelo trailer, o filme parece bem interessante. Me lembrou, por motivos óbvios, Jogos Vorazes. E sabe que graças a você estou me interessando mais por ficção científica? :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê.
      Que bom que está se interessando por FC. :)
      Me lembra Jogos Vorazes também e um pouco Harry Potter. Mas foi publicado bem antes dos dois, em 1977.

      Beijos.

      Excluir
  2. Ei Nádia,

    Nossa que legal, nunca tinha ouvido falar neste livro. Ficção científica não é dos meus temas preferidos não, mas dependendo da historia eu até gosto.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.
      Eu adoro. às vezes cansa um pouco pelas descrições da tecnologia ou o caso desse, das batalhas, mas é um gênero que me agrada bastante. :)

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Nadia! Eu também lembrei de HG!! Gostei do trailer :) já quero assistir!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas parece interessante. E quero ver o filme.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  5. Nunca havia ouvido falar do livro/filme, e assim como você, apreciador de ficção cientifica, despertou meu interesse.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Nadia, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas realmente parece ser bem legal. Adoro ficções científicas! Sou meio desligada em estreias nas telonas, então nem sabia do filme também, hehe.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)