quarta-feira, 7 de maio de 2014

Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras - Richelle Mead


O ódio e a raiva ferviam dentro dela. E eu os sentia através do laço. Os sentimentos eram tempestuosos e me deixavam morta de medo. Havia ainda uma inconstância, uma instabilidade, indicando que Lissa não sabia o que fazer, mas que sentia uma ânsia desesperada de fazer algo. p.231

MEAD, Richelle. O Beijo das Sombras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. Título original: Vampire Academy. 320p.

O Beijo das Sombras é o primeiro volume da série Academia de Vampiros. Na série existem três espécies de vampiros. O Moroi são vampiros originais e vivos que nascem vampiros. Eles têm poderes mágicos e sentidos aguçados, mas não podem ficar muito tempo expostos ao sol, não são muito fortes e são mortais. Os Dhampiros também nascem vampiros, são híbridos de humanos e Moroi. Eles são muito fortes e ágeis, mas não possuem habilidades mágicas. Mas podem ficar no Sol sem problemas. Os Strigoi são aqueles vampiros assustadores que conhecemos, mortos-vivos, aterrorizantes, podem se transformar em animais e são imortais (a não ser que uma estaca de prata atravesse seu coração, que sejam decapitados ou queimados com fogo). Humanos, Dhampiros e Moroi podem se transformar em Strigoi se forem mordidos e tomarem o sangue de um Strigoi. Morois também podem se transformar em Strigoi se matarem a sua vítima enquanto se alimentam de seu sangue. Então eles perdem seus poderes mágicos e se tornam mortos vivos. Dhampiros trabalham como guardiões de Morois de famílias nobres protegendo-os dos perigos. 

Rose é uma Dhampira. Sua melhor amiga, Lissa Dragomir, é uma Moroi de família nobre. A última de sua família, já que todos os outros foram mortos. Rose é a guardiã dela. Elas estudavam na Academia de Vampiros, mas temendo pela sua segurança, elas fogem da escola e passam um ano foragidas. Nesse tempo, Rose alimentou Lissa com seu sangue o que é proibido pelas leis de Morois e Dhampiros. Além disso elas desenvolveram um laço que faz com que Rose sinta tudo o que Lissa sente. Quando encontradas, as duas são obrigadas a voltar à escola.

Além das aulas comuns a todos, os Dhampiros têm aula de defesa pessoal, luta, artes marciais etc, enquanto os Moroi têm aulas de magia. O treinador de Rose, Dimitri, é um vampiro forte, alto e sedutor e ela se encanta imediatamente por ele. A química entre eles é forte, mas eles reprimem seus sentimentos por causa da diferença de idade e por causa de seus deveres como guardiões.

Lissa é uma menina insegura e sofre por não ser bem recebida pelos colegas, ainda mais depois que boatos sobre sua relação com Rose começam a circular. Ela então usa seus poderes mágicos para compelir seus colegas a gostarem dela. Mas ela precisa ter cuidado porque a magia vicia. Lissa começa a sofrer ameaças e Rose percebe que sua amiga corre grande perigo e fará qualquer coisa para protegê-la. O final deixa o leitor desejando uma continuação. 

A história é divertida, cheia de ação, mistério e romance. Os personagens são ótimos, especialmente Rose que é sarcástica e solta tiradas muito engraçadas. O romance entre ela e Dimitri é muito convincente. Eles tem uma química irresistível. A escrita é fluida e fácil, bem apropriada para o público jovem e a narração é em primeira pessoa pela voz de Rose. Gostei bastante do livro e recomendo a leitura para quem curte romances sobrenaturais! Ótimo entretenimento!

Assisti à adptação para o cinema primeiro e gostei. Achei que faltou clima em vários momentos, mas gostei dos atores escolhidos e a produção está impecável. Uma pena que não tenha feito sucesso. Provavelmente não haverá uma continuação.

Avaliação: ★★★


Até mais.

Beijos e boas leituras. :**


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Na!

    #chatiada com o que aconteceu com o filme, mas a série toda é muito boa, você vai gostar. Ela só faz ficar ainda melhor a cada volume, a trama fica mais intrincada e os personagens evoluem muito. A escrita da Richelle Mead é uma delícia mesmo, ela sabe desenvolver a história muito bem, e deixa ótimos cliffhangers para as continuações. Eu estou terminando A Canção do Súcubo, o primeiro com a Georgina Kincaid, e embora ele não tenha despertado ainda a paixão que tanto VA como a spin-off, Bloodlines, despertaram, também é deliciosa, e ótima para espairecer e dar um tempo das guerras sangrentas que a gente adora :)

    Beijo!

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)