terça-feira, 6 de maio de 2014

[HQ] Azul é a Cor Mais Quente - Julie Maroh + Três Sombras - Cyril Pedrosa

Eu nunca tive o hábito de ler histórias em quadrinhos, a não ser gibis semanais quando era criança e depois de adulta somente tirinhas (amo Mafalda, Calvin e Haroldo, Peanuts, Macanudo, Armandinho, Um Sábado Qualquer entre outros). Mas resolvi me aventurar nessa forma linda de contar histórias. Comprei algumas e estou amando. Hoje escreverei sobre as duas primeiras que terminei: Azul é a Cor Mais Quente de Julie Maroh e Três Sombras de Cyril Pedrosa. Ambas francesas.

***
Azul é a Cor Mais Quente eu conheci por causa do filme que foi muito falado recentemente. Quando descobri que era baseado em uma HQ fiquei logo interessada em lê-la. Também vi recomendações na blogosfera. Nessa história conhecemos Clémentine, uma menina de 15 anos que se apaixona por Emma, a menina de cabelos azuis que ela encontra por acaso na rua. A partir daí somos apresentados a um romance lindo, intenso, conflituoso e tocante. Clémentine fica confusa em relação aos sentimentos por Emma porque nunca se envolvera antes com outra menina. Além disso ela tem que lidar com os pais e colegas de escola que são preconceituosos. Como se não bastasse, sua relação com Emma também é bem complicada. Mas 

Clémentine tem a ajuda de seu melhor amigo Valentin que entende bem o que ela está passando e é um super fofo. Gostei muito dos personagens, complexos e bem construídos, e da história envolvente, profunda  e emocionante. Chorei muito (e olha que eu não sou de chorar por causa de leituras). Ainda não assisti ao filme, então não posso falar sobre ele, mas ouvi falar que e HQ é bem melhor e acredito nisso. Muito recomendada também. O traço da artista é lindíssimo também! Li de uma vez. Impossível parar de ler.

"Ah! Você ainda tem alguns preconceitos, pelo jeito. No entanto, você deve saber muito bem que o amor não corresponde à moral que ensinam para a gente!" p.41






Avaliação: ★★★★ ★ 


***
A segunda HQ eu encontrei por acaso folheando na livraria e fiz uma ótima descoberta. Três Sombras conta a história de uma família que vive isolada no campo longe da cidade. Eles levam uma vida simples e muito feliz juntos. A família é composta de um casal e o filho pequeno Joachim. Um dia os três percebem três sombras à espreita perto de casa e chegam à conclusão de que elas estão atrás de Joachim. O pai então leva um filho numa jornada para salvá-lo das sombras. 

Durante a viagem para tentar salvar o filho da morte, os dois presenciam todo tipo de coisas, conhecem gente perigosa e passam por dificuldades. A história é sensível e intensa com um toque de sobrenatural que me fez chorar em alguns momentos. O traço do artista é lindo e forte. Fiquei encantada. Recomendo muito! Li de uma tacada só. É um livro que deve agradar adultos e crianças.

Temos que aproveitar...
...o verão nunca dura tempo o suficiente. p.261




Avaliação: ★★★★ ★ 


Até a próxima
Beijos e boas leituras. :**

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)