segunda-feira, 8 de julho de 2013

Entrevista com o Vampiro - Anne Rice



RICE, Anne. Entrevista com o vampiro. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1992. 334 p. Título original: Enterview with the Vampire.

- Pois assim era. Alimentava-me de estranhos. Aproximava-me somente o suficiente para perceber a beleza pulsante, expressão única, a nova e apaixonada voz, e depois matava antes que aqueles sentimentos de repulsa pudessem se elevar, aquele medo, aquela pena. p.103


Esses dias retomei a leitura de Entrevista com o Vampiro que comecei ano passado, mas parei porque não estava na vibe dele rs. Mas desta vez não consegui parar de ler. O livro é ótimo!


O livro é narrado em primeira pessoa por Louis, um vampiro, enquanto conta sua história para um escritor. Alterna momentos no presente (século XX) e no passado (200 anos antes) nos Estados Unidos e na Europa. Louis é um personagem complexo, muito bem construído. É um vampiro sentimental e cheio de emoções conflitantes em relação à sua condição de vampiro. Ele sente um enorme prazer em morder suas presas, mas também sente remorso ao fazê-lo. É amargurado e sedendo de sangue ao mesmo tempo. Louis é verdadeiramente apaixonado e ainda mantém todos os seus sentimentos humanos. Isso torna sua existência muito dolorosa.  Ele faz muitos questionamentos filosóficos e existenciais porque quer entender sua origem e o sentido da sua existência. Ele busca por isso.

Além de Louis, conhecemos o vampiro Lestat. Segundo a forma com que é narrado por Louis, Lestat é mais frio, calculista e controlador. Parece ter perdido boa parte da sua humanidade. Conhecemos também a vampira criança Claudia que vive frustrada por ter amadurecido mas não perder o corpo infantil. Claudia é menos sentimental que Louis. Ela não sente nenhum remorso ao caçar suas vítimas, sente muito prazer ao fazê-lo. Ela e Louis vivem uma história de amor intensa e quase impossível.

Anne Rice resgatou para as histórias de vampiros a sensualidade que não encontramos em Dracula por exemplo, mas que aparece muito fortemente em Carmila, a Vampira de Karnstein, escrito antes de Dracula. O ato de sugar sangue, no livro, é um ato erótico. Existe uma relação sensual e sexual entre quem morde e quem é mordido. Os vampiros e suas presas sentem prazer sexual nesse momento. E a autora descreve essas cenas com maestria. São momentos intensos e muito bem escritos. A escrita de Anne Rice também é cheia de descrições ricas sobre os lugares por onde seus personagens passam e conseguiu me transportar para esses lugares. É um clássico da literatura com vampiros!

Deu pra perceber que eu amei o livro? Amei mesmo! E estou louca para ler a série As Crônicas Vampirescas toda! Já tenho os 5 primeiros livros que consegui através de trocas no Skoob. Se vocês gostam de vampiros, leiam! Vale muuuito a pena!

Uma curiosidade: a tradução deste primeiro volume da série, escrito em 1976, foi feita por ninguém menos que Clarice Lispector. Pena que ela morreu um ano depois, e não pode traduzir outros da série.

Atualização 11/07/2013 - Outra curiosidade: Anne Rice construiu a personagem Claudia inspirada na morte da própria filha que morreu de leucemia. Mórbido, não é?

Ah, o filme homônimo de 1994 é bem fiel à história livro, mas claro, o livro é muito melhor. Mas só pelo maravilhoso do Brad Pitt (eu me apaixonei por ele por causa desse filme rs), vale assistir. Além disso tem Tom Cruise,  Antonio Banderas, Christian Slater e a fofíssima Kisrten Dunst ainda criança.

  


 Avaliação: ★★★★★ 

Até a próxima. :)
Beijos e boas leituras!

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Oi Na!

    Faz bastante tempo que li esse livro, mas lembro que gostei. Adoro o filme também, Claudia sempre me impressiona. E, como você, me apaixonei por Brad Pitt por causa dele e Lendas da Paixão. E sério que ele rouba a cena, está bem melhor que Tom Cruise, que foi o galã que o filme vendeu na época. Mas Brad Pitt está sensacional.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, o Tom Cruise não tem nada a ver com Lestat. Odiei a escolha. Aliás ele nunca me convenceu como galã em filme nenhum. Sempre achei que ele fez esforço demais para que fosse engolido como galã. Aff. Ao contrário do Brad que sempre foi lindo e maravilhoso e se esforça pra não parecer tão lindo para que seja notado pelo seu talento que é indiscutível! Lindo e talentoso!

      Beijos.

      Excluir
    2. Sim, nada a ver mesmo. Quem faz o Lestat em Rainha dos Condenados é o Peter Towsend, muito melhor. Fora que no filme ele tem uma banda de rock, já babei, né? Mas que mórbida a Anne Rice! Trasformar a filha morta em vampira? WTF?

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Nadia! Nunca li nada da Anne Rice, mas confesso que morro de vontade. São muitos os elogios sobre os livros da autora e sempre vejo as pessoas comentando que os personagens dela esses sim são os "verdadeiros" vampiros. Lembro que assisti ao filme faz bastante tempo, mas que gostei bastante. Vou tentar ler o livro logo!

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também sempre ouvi falar isso. Eu amei. Vou ler tudo rsrs. O filme é bem fiel, mas o livro é muito melhor. E não gostei do Tom Cruise como Lestat.

      Beijos.

      Excluir
  3. Menina, nesse filme eu fiquei mt feliz. isso pq ele juntou os 3 caras que eu achava mais gatos na época kkkk (adoro o charme latino do banderas kkk). Eu gostava mt do filme, mas enjoei depois de assistir várias vezes. Não sabia que o livro fazia parte de uma série. vou contar pra minha mãe kkk el agora tá devorando romances. tá acompanhando várias coleções. Legal tb a relação entre sangue e sexo. qdo li vc falar disso, lembrei do Lestat sugando o sangue de duas prostitutas pelos seios delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série de 10 livros, Alê. E ainda se mistura com outra série, As Bruxas Mayfair que tem 4 livros. Os personagens se encontram nos livros d'As Crônias Vampirescas.

      Na época eu também era louca pelo Christian Slater hehe. Mas o Brad conquistou meu coração hahaha.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Nadia!
    Você acredita que eu tenho esse livro HÁ ANOS aqui em casa e ainda não li? Pois é! :(
    Eu adoro o filme, que é MARAVILHOSO e o livro deve ser ainda mais. Anne Rice arrasa sempre. <3 Ela descreve tudo maravilhosamente, não é? ADORO!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luara.
      Ela descreve tudo sim, e construiu os personagens maravilhosamente bem. Muito bom! Leia sim. O meu também estava na minha estante há um tempão.

      Beijos.

      Excluir
  5. Ei Nadia!
    Gostei muito da sua resenha!
    O livro parece ótimo, ainda mais que eu adoooro vampiros. hahaha
    O que mais me encantou neste é que a história parece diferente de todas as outras sobre o mesmo tema (pelo menos das que eu já li).
    Muito legal, com certeza vou ler.

    Beijos! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evelyn.
      Leia sim. É muito bom! :)
      Beijos.

      Excluir
  6. Desde meus 12 anos eu sou apaixonada por historias de vampiros e Anna Rice é grande responsável por isso, mas ainda não li nenhum livro, preciso fazer isso urgente, só acho uma extorsão o preço que a Rocco cobra. Você é minha heroína, eu só consegui trocar os dois primeiros livros, para mim é o único jeito de poder ler os livros e não precisar vender meu rim para isso.

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana.
      hehehe. Eu consegui no skoob os 4 primeiros d'As Crônicas Vampirescas e os 2 primeiros d'As Bruxas Mayfair que é uma série da Anne Rice que se mistura com as Crônicas. Realmente, os livros são muito caros! Um roubo!

      Beijos.

      Excluir
  7. Amo as "Crônicas Vampirescas". Também dei uma parada em entrevista com o vampiro e quando voltei devorei. Que curioso!

    Lestat é meu personagem favorito da série, mas fui criando esse amor por ele com o passar dos livros.

    Gosto muito do filme também.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carissa.
      Eu estou lendo O Vampiro Lestat agora e estou me apaixonando por ele. :)

      Beijos.

      Excluir
  8. Que máximo vc ler e resenhar esse livro. Quero muito toda a serie um dia!!!!
    O vampiro Armand foi o único que li dessa autora, mas já faz muito tempo.
    Adorei sua resenha, despertou minha ansiedade.

    Já vi o filme varias vezes e adoro!!!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.
      Estou lendo o segundo livro e amando. :)
      Beijos.

      Excluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)