quinta-feira, 6 de setembro de 2012

[Cinema] O Clube de Leitura Jane Austen - Becoming Jane e meu desafio literário Jane Austen


Esses dias eu assisti novamente ao filme "Clube de Leitura de Jane Austen" (2007). Seis pessoas se reúnem para discutir seis livros dela e as discussões sobre os livros vão se misturando às histórias das suas vidas. Uma senhora que após 6 casamentos vive sozinha (Kathy Baker), uma mulher de 40 em processo de divórcio (Amy Brenneman) e sua filha lésbica que adora esportes radicais (Maggie Grace), uma professora de francês (muito chata) em crise no casamento (Emily Blunt) se encantando por um aluno adolescente (Kevin Zegers muito lindinho!), uma mulher que nunca se casou, preferindo a companhia dos seus cachorros (Maria Bello) e um nerd desconhecido fã de ficção científica que a última conhece em um bar (Hugh Dancy). O filme tem muitos clichês e alguns desfechos conservadores mas é uma delicinha. Manteiga derretida e romântica incorrigível que sou, claro que chorei rs. E me deixou com muita vontade de conhecer a obra de Jane Austen.

Assisti também "Becoming Jane" (2007), que no Brasil traduziram como "Amor e Inocência" (argh). O filme conta um pouco da vida de Jane Austen (Anne Hathaway). Eu gostei, mas não muito. Gostei de saber um pouco sobre sua história, do começo da carreira, mas fiquei um pouco entediada no início. Bem, eu adoro cinema, então sempre aproveito alguma coisa, nem que seja o figurino e a fotografia, e também as ótimas atuações de Maggie Smith, Anne Hathaway e James McAvoy fizeram valer a pena.

Depois desses filmes e de dois outros baseados em livros de Jane Austen aos quais assisti há muito tempo ("Orgulho e Preconceito e "Razão e Sensibilidade"), resolvi me propor o desafio de ler todos os livros de Jane Austen. Há muito tempo queria ler os livros dela, e agora realmente me deu vontade. Só não sei exatamente quando irei começar porque ainda estou lendo "Anna Karênina". Deverei começar mais ou menos dia 15 deste mês. Alguém me sugere por qual livro começar?

Atualização:
Como no filme, lerei 1 livro dela por mês. Todos de uma vez ficaria cansativo.

Ah, o post da Pandora falando do vício nas séries da BBC baseadas na obra de Jane Austen também me inspirou a ler os livros. :)

Até mais.
Beijo.



Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Ai que fofa, fui citada!!! Quando eu vi o titulo do post corri para ler, antes que eu terminasse chegou seu coments no meu e-mail, total transmissão de pensamento? ersrs... Eu acabei de comprar "O clube de leitura de Jane Austen" seu post me deixou mais ansiosa por assistir!!!

    E sim, sempre é bom começar pelo melhor, ou seja, "Orgulho e Preconceito" já li tanto esse livro que sei falas decoradas rsrs

    Espero que vc goste, Jane não é unanimidade, mas é sim uma grande autora!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, será que foi mesmo transmissão de pensamento? rsrs.
    Vou aceitar sua sugestão! :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nadia!

    Nunca assisti o filme, mas fiquei curiosa! ^^

    Eu daria a mesma recomendação da Pandora, Orgulho e Preconceito!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que retribuiu a minha visita! :)
    Assista sim, é muito gostosinho!
    Vou aceitar a sugestão das duas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nádia, são filmes faceis de encontrar nas locadoras ou já são mais antigos???

    Fiquei interessada em ver... já viu uma série inglesa chmada Lost in Austen???

    Abraços
    Fefa

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fefa. Obrigada pela visita. :)
    Acho que são fáceis sim. Os dois são de 2007.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Ah, não conheço a série não. Vou procurar. :)

    ResponderExcluir
  8. Ei moça, quando vc quiser comentar comente, mesmo que não seja uma opinião otimista e se tiver numa faze dãh, para baixo, ai é que vc deve comentar mesmo, coloque para fora... Pq guardar essas coisas não é bom... Agora se te faz mal falar sobre isso é outra coisa, ai é melhor calar e nem ler. Mas eu sempre acho melhor falar que calar, falando a gente coloca para fora e um dia pode acordar vazia e pronta para uma aventura nova e melhor.

    ResponderExcluir
  9. Eu respondi lá no blog, mas só para constar: você não é ridícula nem chata.

    ResponderExcluir
  10. O jeito é baixar ... curti

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Navirj. Vim visitar seu espaço e agradecer por fazer parte do meu. Muito obrigada. Compartilho com você o gosto por Jane Austen.

    Sou uma apaixonada pela literatura do século dezenove.

    Também vi esse filme. A literatura realmente pode mudar a vida de uma pessoa, mas é preciso sensibilidade e capacidade de reflexão.

    Bonito post. :)

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Ligéia. :)
    Beijo, Nadia

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)