domingo, 14 de outubro de 2012

[Cinema] O Jardim Secreto, 1993


O Jardim Secreto - 1993

101 min

Drama, Familiar

Direção: Agnieszka Holland

Roteiro: Frances Hodgson Burnett (livro), Caroline Thompson (roteiro)

Elenco: Kate Maberly, Maggie Smith, Heydon Prowse, Andrew Knott e Laura Crossley




Ontem eu estava precisando de um filme leve que me deixasse pra cima e resolvi assistir "O Jardim Secreto", filme baseado no livro homônimo de  Frances Hodgson Burnett. O filme já passou várias vezes na televisão, mas fazia uns 15 anos que eu havia assistido e não me lembrava muito bem dele. Não podia ter feito escolha melhor. Lindo!

O filme conta a história de Mary Lenox, uma menina mimada e arrogante, filha de pais ingleses, que nasceu na Índia. Quando seus pais morrem ela é mandada para o casarão do tio na Inglaterra. O tio, que é marido da irmã gêmea da mãe de Mary, é um homem amargurado desde que perdeu a esposa e não se aproxima do filho Colin por medo de perdê-lo.

O menino é tratado como um doente, nunca sai de casa e é obcecado pela própria morte. A mãe morreu na ocasião do seu nascimento. Ele é criado pela governanta severa (Maggie Smith, perfeita como sempre), e os outros empregados da casa, que evitam falar sobre o patrão.

Mary logo descobre um jardim secreto cuja entrada é proibida pelo dono da casa. Mas Mary encontra a chave e junto com um amiguinho, irmão de uma das empregadas, começa a limpar e semear o jardim que floresce lindamente.


Aos poucos a vida de todos na se transforma. Mary deixa de ser arrogante, Colin torna-se uma criança saudável e cheia de vida e a alegria volta a fazer parte daquela casa. Colin deseja, então, conquistar a atenção e o amor do pai.

O filme fala sobre amor, amizade e alegria de viver. É todo lindo, tanto a história quanto as imagens maravilhosas. Amei! =)


Até a próxima.
Beijo.

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. O Jardim secreto é meu filme preferido. Eu gosto de tudo nele e a história é maravilhosa né.
    Eu ainda não li o livro e morro de vontade de ler....a editora Dracaena está com pré venda deste livro e a capa é linda. Quem sabe... (Minha lista de livros esperando ser lidos está grande, preciso diminuir ela primeiro hehe)

    ResponderExcluir
  2. Jardim Secreto, o livro se tornou um viral entre minhas amigas durante a 5ª série, eu já gostava muito de ler nessa época e arrastava as meninas para a biblioteca, é legal incentivar a leitura. Todas se encantaram com o livro e o filme fez jus a beleza da obra, tenho ele inclusive em minha mini-coleção!!!

    ResponderExcluir
  3. Pandora, que legal, mas eu acho que até agora havia adaptações do texto original. Pelo que eu entendi, o original será lançado pela editora Dracaena. Fato que está na minha lista.

    Nise, está na minha lista também, sem dúvida.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, o que tem nas livrarias é uma adaptação de Ana Maria Machado. O original será lançado agora. Ebaa. Quero ler! =D

    ResponderExcluir
  5. Oi Nádia!

    sabe que eu nunca assisti? Mas agora fiquei com vontade ;D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Assista sim, Fê! É lindo! =)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Nostalgia pura.
    Esse filme me leva para o passado e me faz relembar coisas boas e sentimentos puros e genuínos como no filme.
    Bom demais o post.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já vi muito esse filme e não enjoou.
    O jardim onde eles se encontram e muito lindo!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Acredita que eu nunca vi esse filme? Mas agora fiquei com uma super vontade de ver depois dos elogios. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Li o livro traduzido - que agora dizem "adaptado" por Ana Maria Machado. Não sei quem será o tradutor, mas a primeira tradução foi muito bem conseguida. O que não deixa de ser o original. Talvez uma forma de publicidade do novo editor, vai saber! No Brasil existem péssimos tradutores, mas a Ana Maria está entre os bons. Não sei por que eu ainda não assisti ao filme... uma boa pedida!!
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Bem, o livro que li é antigo Nádia, deve ser do final de 1990, mas não era uma edição adaptada não! Acho que a Dracaena vai reeditar!

    ResponderExcluir
  12. Hum, tendi. Então deve ser muito infantilzinho né? Nem me animo rs.

    ResponderExcluir
  13. nhááá esse filme é ótimo! adoro ele, passei toda minha infância vendo ele hihi
    beeijos

    livrokawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vi esses dias o livro que e o que eu estou curiosa pra ler.
    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu AMO esse filme, é muito amor <3

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oi Nadia!!

    Eu lebro bem de quando vi esse filme, eu achei muito bom. Vi umas duas vezes acho, e há muito tempo também. É um livro realmente tocante.

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Caraca! Assisti esse filme qdo era criança e achei uma gracinha!
    Ja vi varias vezes e nunca canso! Agora quero o livro!

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto também desse filme. tinha o desenho dele que o jornal globo revendeu, mas prefiro o filme A princesinha tb baseado num livro da autora do jardim secreto(eu acho). gostei da mudança do seu layout, como vc fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme a princesinha é baseado no livro dela sim. :) O layout eu escolhi um do próprio blogger, mudei as cores, o fundo e upei uma imagem já com o título que eu coloquei.
      Beijo

      Excluir
  20. Tbm gostava muito. Baixei outro dia pq a Gabi pediu, mas ainda não vi. Boa pedida!

    ResponderExcluir
  21. Já vi esse filme e realmente ele élindo e quero rever assim que tiver oportunidade.
    Adorei seu texto sobre o que achou parabéns!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  22. Lindo filme,amo ele.Assisti muitas vezes,mas ja faz muito tempo,vou baixa-lo pra rever...

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)