sábado, 1 de dezembro de 2012

Harry Potter e o Cálice de Fogo - J. K. Rowling


Avada Kedavra! - berrou Moody (...)
- Nada bonito - disse calmamente. - Nada agradável. E não existe contra-maldição. Não há como bloqueá-la. Somente uma pessoa no mundo já sobreviveu a ela e está sentada bem aqui na minha frente. p.161

Harry Potter tem um sonho com Vocês-Sabem-Quem e ao acordar sua cicatriz está doendo, mas ele deixa isso para lá afinal ele está feliz na casa dos Weasley passando férias. O senhor Weasley leva toda a família pra a Copa do Mundo de Quadribol. Harry, Rony, Hermione, so gêmeos, Gina, Percy e Diggory estão animadíssimos. Após a partida aparecem no acampamento Comensais da Morte, seguidores de Vocês-Sabem-Quem, e eles lançam no céu a marca de Voldemort.


Mais um ano começa em Hogwarts. Aconselhado por seus amigos, Harry manda uma carta para Sirius Black contando os últimos acontecimentos e este responde muito preocupado. Na escola, Dumbledore explica aos alunos que depois de muitos anos será disputado novamente o Torneio Tribruxo, no qual 3 campeões, cada um de uma escola diferente, serão escolhidos pelo cálice de fogo para competir. Para participar do torneio, os alunos devem colocar o nome na urna, mas somente os que tiverem mais de 17 anos porque o torneio é perigosíssimo e alguns alunos morreram no passado.

A escola está cheia de alunos das outras duas escolas: Beauxbatons e Durmstrang. Cedrico Diggory é escolhido o campeão de Hogwarts, mas misteriosamente, o cálice escolhe um quarto participante: Harry Potter. A princípio desconfiam que Harry deu um jeito de colocar o seu nome na urna, mas devido ao perigo da competição, essa ideia é descartada. Sirius escreve para Harry dizendo que desconfia que alguém a mando de Vocês-Sabem-Quem seria responsável pela candidatura de Harry com a intenção de matá-lo. Começam as competições. Qual será o destino de Harry Potter? Quem teria sido o responsável por sua inscrição? Voldemort estaria se fortalecendo?

Este livro é muito divertido, engraçado, cheio de ação e aventura e também muita tristeza. A história de Harry começa a ficar mais tensa e ele começa a entender o peso da responsabilidade de ser o bruxo que derrotou Voldemort. Questões como preconceito, confiança, respeito, responsabilidade e morte são tratadas no livro. As passagens com os gêmeos Fred e Jorge Weasley estão cada vez mais engraçadas. Adoro os dois. A amizade entre Harry, Hermione e Rony fica cada vez mais sólida apesar de alguns atritos. E o romance está no ar nesse livro.

Rowling encanta com a descrição desse mundo mágico e com seus personagens maravilhosos. Como não amar todos eles? A narrativa é em terceira pessoa, com uma linguagem fácil, fluida, irônica e sensível! Mas, como a Flavia (Livros e Chocolate) me lembrou nos comentários, os diálogos da Fleur (campeã da Beauxbatons), imitando sotaque francês, ficaram chatinhos e cansativos. Apesar disso eu amei o livro! :) Leiam!

Avaliação: ★★★★★

A resenha demorou a sair né? É que eu comecei a ler e depois deu vontade de ler outro livro e depois mais outro e acabei lendo três ao mesmo tempo. Então demorei a terminar este. Pelo menos a próxima resenha não vai demorar! ;)


Atualização: Esqueci de falar do filme. O filme é legal, mas fizeram umas mudanças totalmente desnecessárias que eu não gostei. Como, por exemplo, colocar a escola Beauxbatons como sendo só para meninas. E achei algumas cenas bem paradas. Mas gostei do Moody e seu olho mágico. Bem estranho, como imaginei. E os gêmeos Weasley nos filmes também são demais! Adoro! As cenas mais tensas são bem emocionantes (choreiii rs) e é um filme visualmente interessante! Vale a pena assistir.





Até a próxima.Beijos.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu gosto muito desse livro e em como parece que o cerco começa a se fechar em volta de Harry, pq é nele que o bicho começa mesmo a pegar.
    Achei a ideia de outras Escolas se reunirem muito legal, mas não gostei de jeito nenhum do floreio em enfeitar os dialogos da Fleur rsrsrs
    Deviam ter feito o mesmo com os diálogos do Hagrid, pois ele fala com sotaque bem caipirão.

    Adorei a resenha!
    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Flavia. Também não gostei. Vou até acrescentar isso na resenha. As partes em que ela aparecia ficaram meio chatinhas.
      Que bom que gostou. :)

      Beijos.

      Excluir
  2. O livro que a história de fato deixa de ser inocente por assim dizer. Em termos de comparativo, é a adaptação cinematografica mais infiel ao livro. Nada que estrague a beleza que é HP! ^^

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. esse é um dos livros mais emocionantes da série, mas os meus preferidos são os dois primeiros. Sei lá, adoro o harry miudo e educadinho kkkk. Ah vou escrever agora uma resenha sobre uma distopia que acabei de ler. talvez vc goste. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito emocionante mesmo. :) Eu gostei muito do terceiro também. Acho que gostei dos 4. Por enquanto não tenho preferido.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Nádia!

    Eu adoro esse livro, ele é o meu preferido, junto com o sétimo. Acho que este é o divisor de águas, o fim da inocência. Acho o final dele sensacional, muito tenso, compete só com o final do quinto,que também é bem pesado. Rowling soube muito bem desenvolver os personagens, que amadureceram muito.
    Apesar das mudanças, eu gosto muito do filme, também é meu preferido junto com o sétimo. E no filme eu ainda destaco o carinha que fez o Crouch Jr, totalmente demente. Excelente.

    Beijos!



    PS: Nádia, esse livro que você está lendo, O Filho do Dragão, é sobre o Rei Artur, né? É bom? Só pelo nome e pelo assunto já me agrada, mas é bom ter referências :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do livro também, mas não foi o meu preferido. O final é incrível mesmo.

      É sobre o Rei Arthur sim, Fê. A história é excelente, mas os personagens não são tão interessantes quanto os do Cornwell. Falta aquela ironia, humor e mesmo sensibilidade do Cornwell. Essa autora é historiadora e dá pra sentir direitinho que a praia dela é mesmo se ater aos elementos históricos, mesmo quando ela cria.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Nadia,

    eu não li os livros mas vi todos os filmes de
    Harry Potter e amei todos.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esse livro, amei ver tanta gente diferente na escola de magia, tanta diversidade e movimento... Sofri com o destino de Cedrico também, enfim, foi um dos melhores da série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora gostei de todos igualmente rsrs. :)

      Beijos.

      Excluir
  7. Harry Potter sempre... melhor série .. a mais emocionantes e esse foi um dos melhores livros.. O filme achei que foi bom ... foi bem emocionante ... acho que vou começar uma maratona Harry Potter.. aokdoasd uhulll..

    beijos

    Quer Ganhar Divergente?
    http://tematoa.blogspot.com.br/2012/11/sorteio-9-leio-ate-embaixo-dagua.html
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)