Que livro incrível! Gostei tanto ou mais do que de Os Pilares da Terra que se passa 200 anos antes na mesma cidade e fala sobre a construção da catedral fictícia de Kingsbridge. A grande diferença, ao meu ver, entre os dois livros, é que no primeiro, a grande protagonista é a própria catedral. Todos os personagens estão direta ou indiretamente envolvidos em sua construção. Existem personagens que se destacam no início, mas eles vão perdendo importância e dando lugar a outros. Em Mundo sem Fim a catedral ainda está lá, ainda existem obras para os reparos, mas a história não gira mais em torno disso.
Os personagens são muito bem construídos e interessantes. Três dos protagonistas são descendentes dos principais personagens de Os Pilares da Terra. Isso é mencionado algumas vezes na história, mas não tem tanta importância assim. Os livros podem ser lidos independentes um do outro, embora seja interessante conhecer a história da construção da catedral e tudo o que acontece no priorado.
A história gira em torno das quatro crianças que testemunharam o assassinato na floresta: Caris, Gwenda, Ralph e Merthin. Caris e Gwenda são amigas, Ralph e Merthin, irmãos.
A história gira em torno das quatro crianças que testemunharam o assassinato na floresta: Caris, Gwenda, Ralph e Merthin. Caris e Gwenda são amigas, Ralph e Merthin, irmãos.
Caris cresce determinada, independente, com talento para os negócios e ao longo da história faz de tudo para realizar seus sonhos, luta pelo crescimento da cidade e ajuda os moradores de Kingsbridge como pode, inclusive sacrificando seu amor por Merthin algumas vezes. Merthin é apaixonado por Caris e luta por esse amor, com todas as forças, a vida inteira. Gwenda torna-se uma mulher forte que se sacrifica pelo homem que ama, para sair da miséria e depois pelos seus filhos. Como Caris, ela quer controlar o seu destino com as próprias mãos. Ralph, irmão de Merthin, é cruel, sem caráter e orgulhoso. Não se importa em sujar as mãos de sangue, até gosta disso, para conseguir o que quer.
Beijavam-se sempre que tinham oportunidade: na catedral, no mercado, quando se encontravam na rua e - o melhor de tudo - quando ele ia à casa de Caris e ficavam a sós. Merthin vivia para esses momentos. Pensava em beijá-la antes de dormir e voltava a pensar assim que acordava. p.60
Outro personagem importante é o monge Thomas Langley que antes de entrar para o mosteiro era cavaleiro do rei. Foi ele quem assassinou alguém na floresta quando os quatro protagonistas eram crianças. Também é importante destacar o monge Godwyn, primo de Caris, um homem muito ambicioso que quer subir na hierarquia da igreja a qualquer preço e o monge Philemon, irmão de Gwenda, inescrupuloso e oportunista.
A narração é em terceira pessoa e a escrita de Follett é fluida e clara. A trama é muito bem amarrada e o desfecho é emocionante e muito convincente. Eu adoro romances históricos, adoro aprender História através da literatura. É possível perceber que este livro foi escrito depois de muita pesquisa. Follett faz uma reconstrução impressionante da época. O cenário político, as conspirações, a guerra dos 100 anos, a forma como a igreja controlava tudo, a hipocrisia dentro e fora da igreja, o sistema de feudos, a forma como os crimes eram punidos, a medicina precária (guiada por superstições e crenças religiosas, sem nenhum fundamento científico) e a peste negra, tudo é descrito minuciosamente. Follett descreve também as vestimentas, os costumes, as casas, a disposição dos cômodos, a falta de higiene, as feiras e mercados. Fiquei arrepiada com o esfolamento em vida, punição para quem roubava o tesouro de uma igreja, descrito em detalhes. E a forma como a peste negra arrasou a Europa por gerações é assustadora!
A rua estava deserta. Merthin nunca a vira assim, nem mesmo durante a noite. O efeito era sinistro. Ele se perguntou quantas pessoas teriam morrido: um terço da população? A metade? Seus fantasmas ainda estariam à espreita nas vielas e cantos escuros, observando invejosos os sobreviventes afortunados? p.559
O livro é maravilhoso! Tem romance, ação, aventura, mistério e história. Recomendo muitíssimo e vou sentir muita falta do priorado de Kingsbridge.
Já está sendo filmada uma minissérie baseada no livro que será exibida pelo canal Starz e terá um elenco estelar! Mal posso esperar para assistir! Foi feita e exibida no mesmo canal uma minissérie baseada em Os Pilares da Terra. É boa, mas achei que mudaram demais a história.
A Fê do Na Trilha dos Livros também escreveu uma excelente resenha sobre o livro.
Avaliação: ★★★★★ ❤
Avaliação: ★★★★★ ❤
Beijo.
Atualização em 04/09/2012: Saiu o trailer da série baseada no livro. Saiu em julho, na verdade, mas só vi agora. Fiquei arrepiada! Não perco por nada!
Atualização em 27/10/2012: Já baixei a minissérie toda. Vou demorar para assisti-la, mas assim que terminar escrevo um post sobre ela.
Atualização em 27/10/2012: Já baixei a minissérie toda. Vou demorar para assisti-la, mas assim que terminar escrevo um post sobre ela.