...As consequências dos nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente muito difícil. (Prof. Dumbledore) p.312
Harry Potter passa mais uma vez as férias na casa dos tios. Ele recebe uma carta de Rogwarts pedindo que os tios autorizem visitas à aldeia de Rogsmeade durante os fins de semana. Potter pede ao tio que assine a autorização e ele diz que assina se ele se comportar durante a visita da tia Guida. Potter não fica nada contente com isso. A tia Guida, irmã do tio Valder, é detestável.
Durante a visita tudo dá errado. Os tios dizem que Harry é um delinquente e tia Guida diz que não podia ser diferente já que os pais dele não eram boas pessoas. Harry Potter se enfurece e transforma a tia guida em um enorme balão. Apavorado, achando que será expulso de Hogwards, Harry Potter arruma suas coisas e foge.
Ele é apanhado pelo Nôitibus Andante, um ônibus que transporta bruxos perdidos, e consegue ir ao Beco Diagonal. Lá acaba encontrando os amigos, na hospedaria Caldeirão Furado, e descobre que Sírios Black, um assassino fugitivo de Azkaban está atrás dele.
Harry e os amigos vão para Hogwards, mas no caminho seres terríveis que estão a procura de Sírios Black aparecem no Expresso Hogwarts: os dementadores. Harry Potter fica paralisado de medo e desmaia. Harry, Rony e Hermione conhecem o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que o ajuda a se recuperar do susto e explica o que são os dementadores.
Hagrid torna-se professor da matéria Trato de Criaturas Mágicas e apresenta aos alunos uma criatura enorme e fascinante, mas também perigosa com quem não a respeita: o hipogrifo. Mas um acidente com o mal intencionado Malfoy durante a aula ameaça a vida do "bichinho".
Harry e o prof Lupin ficam amigos. O professor ensina Harry o feitiço do patrono, único capaz de derrotar os dementadores. Harry, sem a autorização, não pode ir com os amigos a Hogsmeade nos fins de semana, mas com a sua capa de invisibilidade ele vai escondido. Lá descobre que Sírios Black era amigo de seus pais e os traiu, entregando-os a Voldemort.
Este livro é bem mais maduro que os dois primeiros. Os personagens estão menos infantis e com as suas personalidades mais definidas. As diferenças entre Harry, Rony e Hermione começam a aparecer, o que, por um lado os separa, mas por outro, fortalece a amizade. Muitas reviravoltas acontecem, segredos são revelados e até o tempo é manipulado a favor de Harry e seus amigos. Gostei muito dessa parte da história. Foi muito bem desenvolvida.
A forma como o mundo mágico é descrito nos mínimos detalhes é maravilhosa. As aulas, os personagens muito bem construídos, as partidas de quadribol, as regras e aulas da escola, o sistema judicial....tudo tão bem concebido que parece real.
A narrativa é em terceira pessoa, a escrita de Rowling continua clara e fluida, mas agora mais madura. Muitas questões sérias como o preconceito, perda, culpa, vingança e justiça, são tratadas mais profundamente na história. Há também muitos momentos divertidíssimos. Ri bastante. Amei! É o meu preferido até agora.
Avaliação: ★★★★★ ❤ =)
Filme: Também gostei mais desse filme que dos dois primeiros. Muito mais maduro e até sombrio. Ele foi dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón. Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson cresceram mais ainda do que do primeiro para o segundo. O filme apresenta algumas mudanças em relação ao livro. Algumas cenas cortadas e outras fora de ordem, mas nada que tenha prejudicado o enredo. Aliás alguns detalhes eu gostei mais no filme, como o soco de Hermione em Malfoy e os detalhes do vira-tempo. A cena da aula sobre o bicho papão também foi ótima, muito engraçada! Excelente filme!
Agora acho (só acho, não tenho certeza :P) que vou dar uma pausa antes de ler Harry Potter e o Cálice de Fogo, para ler outro livro. Mas é rápido. Mal posso esperar para ler tudo! :)
Boa semana para todos! =D
Até a próxima.
Beijos