quinta-feira, 29 de novembro de 2012

[Cinema] Looper (2012)


Looper, EUA, 2012 

119 min

Ficção Científica, Ação

Diretor: Rian Johnson

Roteiro: Rian Johnson

Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis,  Emily Blunt









O ano é 2044. A máquina do tempo ainda não foi inventada, mas 30 anos depois será. E a melhor forma de matar e descartar o corpo das vítimas será enviá-las para o passado. Os looper são assassinos contratados para matar as vítimas do futuro, mas eles sabem que em algum momento terão que matar a si mesmos 30 anos mais velhos.

Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um desses assassinos. Quando chega a hora de ele matar sua versão mais velha (Bruce Willis), Joe vacila por um instante e sua versão mais velha consegue escapar. Agora Joe jovem tem que fugir da organização que quer matá-lo como punição e Joe mais velho tem que fugir do mais novo que quer terminar o serviço. Além disso, Joe mais velho quer matar um garotinho de 3 anos que no futuro será o inventor dessa organização, mas sua mãe (Emily Blunt) fará tudo para protegê-lo..



A primeira parte do filme é sombria e tem muita ação. Da segunda metade do filme em diante, a trama fica um pouco mais lenta e voltada para os conflitos psicológicos dos personagens. 

Como quase todo filme de viagem no tempo, o roteiro tem muitas falhas porque as mudanças de tempo acarretam mudanças no futuro absurdas, mas achei o filme divertido e bem bolado. O filnal é absurdo, mas interessante. 

Eu gosto de ficção científica porque permite reflexões filosóficas interessantes. No caso deste filme, a questão de viver o presente sem pensar no futuro é bem forte. Até que ponto isso é bom? 

Apesar das falhas do roteiro e alguns elementos totalmente dispensáveis na trama, achei o filme muito bom.

Uma Curiosidade: Joseph Gordon-Levitt passava 3 horas por dias durante a filmagem sendo maquiado e colocando próteses no nariz, nas orelhas e boca para se parecer minimamente com Bruce Willis.

Avaliação: ★★★


Até a próxima.
Beijos.

domingo, 25 de novembro de 2012

Selinho e Tag


Selinho - Campanha de Incentivo à Leitura



Olá! Recebi esse selinho lindo da Nanda do blog Super Bookaholic e da Flavia do Livros e Chocolate.
Adoreiii a indicação! =)
Obrigada, Nanda e Flavia.

As regras do selinho são:

- Indicar 10 blogs (é expressamente proibido oferecer a quem quiser pegar sem indicar seus blogs antes).

- Avisar aos blogs escolhidos.

- Colocar a imagem no blog para apoiar a campanha.

- Responder a pergunta: Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?

Resposta: Acho que depende da idade da pessoa, da personalidade, dos gostos etc.
Uma pessoa adulta que nunca teve o hábito de ler, provavelmente nunca teve interesse (conheço algumas pessoas de 30 anos que nunca leram um livro inteiro na vida =/) ou oportunidade, então eu indicaria livros fáceis de ler e que tivessem a ver com a personalidade, gostos e vivências dela. Para pessoas românticas eu indicaria livros românticos fáceis de ler e populares, para poder ter bastante gente com quem discutir sobre ele. Se não for romântica, talvez um policial de fácil leitura seja uma boa pedida, ou um livro de aventura, se gostar de fantasia, Harry Potter, As Brumas de Avalon...
Se for uma pessoa mais jovem, adolescente, talvez não leia muito porque não teve muito contato com a literatura, não conheça muitos livros (se bem que hoje em dia isso é difícil). Eu indicaria Harry Potter que tem uma história ótima e é fácil de ler, mas se for um adolescente que ainda não tem o hábito de ler, mas já tem ideias bem formadas, que seja mais introspectivo com interesse em sentimentos profundos (como eu era rs) aí eu acho que já poderia começar com obras mais consistentes. Eu mesma na adolescência gostava de teatro, Mitologia e poesia. Aos 20 e poucos anos eu me encantei com a literatura russa. Não precisei de livros fáceis para gostar de ler, mas também tinha muita coisa em casa e uma boa bagagem literária desde criança. Então depende muito da pessoa e não é uma tarefa simples.
Algumas pessoas nunca irão gostar de ficção, mas poderão gostar de filosofia, biografias e livros jornalísticos ou de História, o que também é excelente, embora eu ache que o ideal é ler ficção e não ficção.

Indicando 10 blogs:













Meme Leia Mais, Seja Mais



Agora um meme sugerido pela Flavia do Livros e Chocolate.
Leia Mais, Seja Mais é uma Campanha do Ministério da Cultura, e o blog Way To Happiness criou o meme para ajudar a divulgá-la! Como funciona? Copie a campanha anunciada acima, responda as perguntas e indique dez blogs para respondê-la! Tudo muito simples! E se você gostou do meme, sinta-se a vontade para respondê-lo, mesmo sem indicação!

Tag:

1. Você já leu algum livro que mudou a sua vida? Se sim, qual (is) e por quê?
Eu gosto muito de ler desde pequena. Minha mãe me ensinou a ler e sempre teve uma biblioteca enorme, então sempre foi fácil achar algo para ler. Por causa dela aprendi a gostar de teatro, poesia e Mitologia. Quando eu era criança, a coleção de 12 livros Mitologia Grega do grego Menelaos Stephanides foi o que me fez gostar de ler sobre o assunto. É uma coleção feita para crianças e adolescentes muito boa. Pena que está esgotada. Depois desses eu passei a ler mais livros sobre Mitologia. 
Romeu e Julieta de Shakespeare me fez querer ler tudo dele e é tudo muito bom! Aí passei a ler muito teatro: Nelson Rodrigues, Shakeaspere e algumas peças do Teatro grego.
Pablo Neruda e Castro Alves me fizeram gostar de poesia desde muito cedo.
Aos 17 anos vim para o o Rio sozinha, para fazer faculdade e não tinha mais a biblioteca da minha mãe, então as bibliotecas das minhas tias foram muito importantes. Três títulos foram marcantes para mim nessa época: As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley que me fez me apaixonar de vez pelas lendas arturianas, O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder e  A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera. A partir daí comecei a escolher meus próprios livros nas bibliotecas e livrarias.

2. Recomende um livro, vídeo ou texto que você acha que influenciaria um conhecido a ler um livro!
O livro Coração de Tinta é uma declaração de amor aos livros. Muito lindo! 
Também indicaria estes vídeos aqui:







3. Indique 10 blogs!
Os mesmos que indiquei no selinho acima. :)


Até a próxima, bom domingo e boas leituras.
Beijos.



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi




MAFI, Tahereh. Estilhaça-me. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2012. Título original: 304p.

Estou aprisionada há 264 dias
Não tenho nada senão um caderno e uma caneta e os números na cabeça para me fazer companhia. Uma janela. Quatro paredes. Espaço de 1,48m². Vinte e seis letras de um alfabeto do qual não faço uso há 264 dias de isolamento. p.5

Juliette Ferrars está presa há 264 dias sem ver ninguém, sem tocar em outro ser humano. Ela tem 17 anos e desde os 14, quando os pais a abandonaram a entregaram, ela viveu em intituições, hospícios até que foi confinada. Sua única companhia é um caderno e uma caneta. Juliette tem um dom terrível incrível. Ele é letal poderoso.


O mundo foi dominado pelo Restabelecimento. O Restabelecimento acredita que as convicções, prioridades, preferências, religiões, ambição, excessos de gula etc foram responsáveis pela destruição da sociedade e acredita que o autocontrole, o minimalismo, a criação de uma linguagem simples, totalmente nova podem restabelecer a igualdade, a humanidade (oi 1984?).

Quando Juiette reencontra o colega de infância Adam, agora um soldado do Restabelecimento, as coisas começam a mudar. Juntos eles planejam fugir desse lugar horrível comandado por Warner que só pensa em possuir Juliette e torná-la uma arma mortal.

Sou uma gota de chuva.
Meus pais esvaziaram seus bolsos de mim e deixaram-me evaporar sobre uma laje de concreto. p.9

A história é narrada em primeira pessoa por Juliette e a forma que a autora utilizou para demonstrar a confusão mental de Juliette é muito interessante: palavras repetidas, outras riscadas e muitas metáforas. Achei isso muito legal e original, mas a originalidade para por aí. E não estou falando só da semelhança de Juliette com a Vampira de X-Men, isso é só um detalhe.

Eu gostei muito do livro no início. A linguagem é fluida, a história é tensa, mas ao mesmo tempo dinâmica, eletrizante, sedutora. Difícil parar de ler. A personagem principal, apesar de ser parecida com a Vampira, é bem construída e muito interessante, mas o livro todo é cheio de clichês. Primeiro que é cheio de semelhanças com X-Men e outros super heróis, como Quarteto Fantástico e Os Incríveis. Ela podia ao menos ter inventado uns poderes (e uniformes) diferentes... Além disso também chupa várias ideias distópicas de 1984, embora de forma muito superficial. Aliás isso foi outra coisa que me incomodou: achei que a distopia ficou em segundo plano. O início foi muito focado na confusão de Juliette, depois virou uma história de amor, até bem bonitinha e sexy, mas tirando o foco da ação, e no final virou uma cópia de X-Men. Eu esperava mais, bem mais.

- Claro que me lembro de você. - Minha voz é um sussurro estrangulado. Fecho os olhos. Lembro-me de você todos os dias, eternamente em cada simples momento da minha vida. Você foi o único que olhou pra mim como um ser humano. p.104

Espero que a autora consiga melhorar a história nos próximo livros da trilogia e eu vou pensar bem antes de me decidir lê-los. Não achei perda de tempo porque o livro é bem gostosinho de ler. Passa o tempo, distrai, mas a autora precisa amadurecer muito a ideia ainda. E como é seu primeiro romance e ela é só uma garota (como diz a orelha do livro) então tenho esperança de que os próximos livros da trilogia sejam melhores. Vale a pena se você busca um livro divertido, para se distrair, sem se preocupar com originalidade, nem profundidade.

Ahhh, a capa é linda e brilhosinha. Adorei rsrs.

Avaliação: ★★★

Até a próxima.
Beijos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tirinha #001

Só pra descontrair. Essa é minha vida rsrs.




Amanhã tô de volta com uma resenha novinha em folha. ;)

Beijos.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caixinha do Correio #004




Olá. Voltei! =)

As duas últimas semanas foram muito enroladas, mas estou tentando me organizar para conseguir me dedicar aos estudos e ao blog. Esta semana postarei duas novas resenhas e tentarei manter um ritmo razoável daqui para frente e visitarei todos os blogs amigos. Sei que estou em falta com todos. =/  Enquanto isso, deixo aqui um post com minhas últimas aquisições.

Primeiro Satardust, o livro e o filme! :) Já assisti ao filme, mas quero ler o livro antes de assistir novamente.



Outros livros cujas adaptações eu quero assistir e por isso resolvi ler são As Vantagens de Ser Invisível e Selvagens. Os dois muito elogiados nos blogs.

 


Travessuras da Menina Má eu queria há muito tempo e finalmente consegui. Do Premiado com o Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa. Ainda não li nada dele, mas também ouço falar muito bem.



E por último, eu me rendi à nova onda de distopias, tema que eu adoro e depois de ler resenhas falando muito bem deles, principalmente a Nanda do Viagem Literária, resolvi ler também duas dessas distopias: Puros e Estilhaça-me. Amei as capas dos dois. Aliás, como podem ver pela foto, cheia de etiquetinhas e um marcador, eu estou lendo (e amando, e amando, e amando) Estilhaça-me.

 

Todos juntinhos. =)





Vocês leram algum desses livros? Gostaram? Contem aí. :)
Ah, eu sempre posto esta coluna no dia 19 ou 20 porque a primeira Caixinha do Correio foi o primeiro post do blog (20 de agosto). Amanhã o blog completará três meses. :)
Até a próxima (que seja logo).


Beijos.




Coluna baseada no meme In my mailbox criado pela Kristi do blog The Story Siren.

sábado, 10 de novembro de 2012

Tempo...


Oi, gente. Trago uma notícia chata hoje. Tenho provas importantes nos próximos meses, então decidi diminuir o ritmo do blog durante um tempo. Não deixarei de postar totalmente, mas irei postar muito menos. Apesar de me dar muito prazer, o blog está tomando muito meu tempo. Como terei que ler bem mais devagar, demorarei mais para postar as resenhas. Queria muito poder manter o ritmo, mas está atrapalhando meus estudos. Espero que compreendam e que isso dure bem pouco tempo. Logo o blog volta ao ritmo normal.
Boas leituras, bom fim de semana e até a próxima.
Beijos.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conhecendo um autor #001 - Philip K. Dick

Hoje inauguro uma coluna nova no blog. Vou me esforçar para fazer pesquisas cada vez melhores sobre os escritores. Começo com Philip K. Dick, um autor cuja obra eu ainda não li, mas que sempre despertou meu interesse tanto pela sua obra quanto pela sua personalidade.


Philip K. Dick (1928 - 1982) ou PKD foi um escritor norte americano de ficção científica que revolucionou esse gênero literário. Ele é pouco conhecido no Brasil, mas é muito popular entre cinéfilos porque muitos de seus contos e romances foram adaptados para o cinema como Total Recall; Blade Runner; Gêmeos, Mórbida Semelhança e Minority Report.

Dick ressentia-se por não ter sido valorizado por editores, e teve que recorrer a revistas populares como a Planet Stories. Apesar de não ter tido o reconhecimento que merecia em vida, hoje é reverenciado por cineastas e tornou-se referência da ficção científica do século XX. Além disso, sua obra está sendo adotada no currículo de universidades americanas.

Formado em Filosofia, auto denominava-se um filósofo ficcionista. Acreditava que ficção científica era o melhor gênero literário para se fazer questionamentos filosóficos e políticos. Seu primeiro livro publicado, Solar Lottery, é uma distopia em que no futuro as eleições democráticas são substituídas por uma sistema de loteria que decide as funções dos indivíduos na sociedade.

Religiosidade e perda de identidade estão presentes em sua obra e tinha uma visão quase paranoica. Inspirou-se no Budismo, Cabalismo e gnosticismo aliados à crença em extraterrestres, parapsicologia e percepção extra-sensorial para criar mundos alternativos. Também se inspirava nos mortos e ouvia vozes embora não admitisse isso em entrevistas pois era de conhecimento público que ele sofria de esquizofrenia (daí suas alucinações e sua visão paranoica do mundo) e não queria parecer ridículo. Depois de um episódio em que uma mulher estranha de cabelos negros bateu em sua porta, passou a ver um raio cor de rosa sempre que tinha premonições. Era, portanto, uma personalidade interessante e curiosa.

A Editora Aleph está relançando livros de Philip K. Dick. Ainda não li nenhum, mas estou louca para conhecer sua obra já que gosto muito de ficção científica e dos filmes inspirados em seus contos e romances. Provavelmente começarei por Realidades Adaptadas, uma coletânea com 7 dos 8 contos de Dick adaptados para o cinema.
___________________________________________________________________
Fontes:
Philip K. Dick In: Wikipedia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Philip_K._Dick>
Obras do americano Philip K. Dick começam a ser reeditadas no Brasil In: Estadão.com.br. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,obras-do-americano-philip-k-dick-comecam-a-ser-reeditadas-no-brasil,918097,0.htm>
Philip. K. Dick In: Editora Aleph. Disponível em <http://www.editoraaleph.com.br/site/autores/philip-k-dick>




Até a próxima.
Beijos.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling



...As consequências dos nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente muito difícil. (Prof. Dumbledore) p.312

Harry Potter passa mais uma vez as férias na casa dos tios. Ele recebe uma carta de Rogwarts pedindo que os tios autorizem visitas à aldeia de Rogsmeade durante os fins de semana. Potter pede ao tio que assine a autorização e ele diz que assina se ele se comportar durante a visita da tia Guida. Potter não fica nada contente com isso. A tia Guida, irmã do tio Valder, é detestável.


Durante a visita tudo dá errado. Os tios dizem que Harry é um delinquente e tia Guida diz que não podia ser diferente já que os pais dele não eram boas pessoas. Harry Potter se enfurece e transforma a tia guida em um enorme balão. Apavorado, achando que será expulso de Hogwards, Harry Potter arruma suas coisas e foge.

Ele é apanhado pelo Nôitibus Andante, um ônibus que transporta bruxos perdidos, e consegue ir ao Beco Diagonal. Lá acaba encontrando os amigos, na hospedaria Caldeirão Furado, e descobre que Sírios Black, um assassino fugitivo de Azkaban  está atrás dele.

Harry e os amigos vão para Hogwards, mas no caminho seres terríveis que estão a procura de Sírios Black aparecem no Expresso Hogwarts: os dementadores. Harry Potter fica paralisado de medo e desmaia. Harry, Rony e Hermione conhecem o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que o ajuda a se recuperar do susto e explica o que são os dementadores.

Hagrid torna-se professor da matéria Trato de Criaturas Mágicas e apresenta aos alunos uma criatura enorme e fascinante, mas também perigosa com quem não a respeita: o hipogrifo. Mas um acidente com o mal intencionado Malfoy durante a aula ameaça a vida do "bichinho".

Harry e o prof Lupin ficam amigos. O professor ensina Harry o feitiço do patrono, único capaz de derrotar os dementadores. Harry, sem a autorização, não pode ir com os amigos a Hogsmeade nos fins de semana, mas com a sua capa de invisibilidade ele vai escondido. Lá descobre que Sírios Black era amigo de seus pais e os traiu, entregando-os a Voldemort.

Este livro é bem mais maduro que os dois primeiros. Os personagens estão menos infantis e com as suas personalidades mais definidas. As diferenças entre Harry, Rony e Hermione começam a aparecer, o que, por um lado os separa, mas por outro, fortalece a amizade. Muitas reviravoltas acontecem, segredos são revelados e até o tempo é manipulado a favor de Harry e seus amigos. Gostei muito dessa parte da história. Foi muito bem desenvolvida.

A forma como o mundo mágico é descrito nos mínimos detalhes é maravilhosa. As aulas, os personagens muito bem construídos, as partidas de quadribol, as regras e aulas da escola, o sistema judicial....tudo tão bem concebido que parece real.

A narrativa é em terceira pessoa, a escrita de Rowling continua clara e fluida, mas agora mais madura. Muitas questões sérias como o preconceito, perda, culpa, vingança e justiça, são tratadas mais profundamente na história. Há também muitos momentos divertidíssimos. Ri bastante. Amei! É o meu preferido até agora.

Avaliação: ★★★★★ =)

Filme: Também gostei mais desse filme que dos dois primeiros. Muito mais maduro e até sombrio. Ele foi dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón. Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson cresceram mais ainda do que do primeiro para o segundo. O filme apresenta algumas mudanças em relação ao livro. Algumas cenas cortadas e outras fora de ordem, mas nada que tenha prejudicado o enredo. Aliás alguns detalhes eu gostei mais no filme, como o soco de Hermione em Malfoy e os detalhes do vira-tempo. A cena da aula sobre o bicho papão também foi ótima, muito engraçada! Excelente filme!



Agora acho (só acho, não tenho certeza :P) que vou dar uma pausa antes de ler Harry Potter e o Cálice de Fogo, para ler outro livro. Mas é rápido. Mal posso esperar para ler tudo! :)

Boa semana para todos! =D
Até a próxima. 
Beijos

sábado, 3 de novembro de 2012

Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling

Olá, fiquei 3 dias sem internet, por isso sumi, mas estou de volta! :) Estou totalmente viciada em Harry Potter. Terminei o segundo, estou terminando o terceiro e talvez leia todos um atrás do outro. ;)




São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades. (Prof. Dumbledore) p.246

No segundo livro, Harry Potter ainda está se ambientando na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Antes de o ano letivo começar, o elfo doméstico Dobby aparece na casa do tio de Harry Potter e pede que ele não vá à escola porque algo muito perigoso está para acontecer. Harry não dá ouvidos já que detesta a casa dos tios e não há nada melhor do que ir para a escola. O elfo tenta de vária maneiras impedir Harry Potter de ir, mas não adianta.

Depois de uma tremenda confusão com um carro enfeitiçado, Harry Potter consegue ir para a escola com o amigo Rony. E assim que ele chega à escola coisas terríveis acontecem. Alunos que nasceram trouxas são petrificados e boatos sobre uma câmara secreta que teria sido aberta começam a circular. Harry, Rony e Hermione investigam essa lenda para descobrir o que está por trás desse mistério.

Harry descobre que tem uma habilidade muito especial e torna-se suspeito dos crimes que estão acontecendo. Harry Potter terá mais uma vez que enfrentar grandes perigos e provar sua inocência. Aranhas gigantes, uma cobra enorme que fala, novos professores, um Salgueiro Lutador e o passado de seu inimigo que volta para assombrá-lo fazem parte dessa aventura.

Como no primeiro livro, a narrativa é em terceira pessoa. A escrita de Rowling é fluida e divertida. Li rapidinho. Os personagens começam a ganhar mais definição e como estão crescendo, a personalidade deles aos poucos vai se construindo. Amei tanto quanto o primeiro. Estou viciada. Vou lá terminar de ler o terceiro hehe. Leiam! :)

Avaliação: ★★★★★ =)

Filme: Assisti ao segundo filme assim que terminei de ler o livro e adorei! Como o primeiro, ele é bem fiel ao livro e as caracterizações foram perfeitas. Delicinha! :) O filme é dirigido por Chris Columbus. O elenco principal é o mesmo, mas alguns novos professores aparecem. Daniel Hadcliffe, Emma Watson e Rupert Grint cresceram muito de um filme para o outro. Uns fofos! Assistam! :)



Até a próxima.
Beijos.


Série de TV - Raised by Wolves

Terminei de assistir ontem à nova série original HBO Max. Já vou começar dizendo que recomendo para quem gostou de Battlestar Ga...