- Então qual o problema de as pessoas serem mais parecidas agora? É o único jeito de tornar as pessoas iguais.
- Poderiam pensar numa forma de deixá-las mais espertas. p.47
Feios é um romance de ficção científica que fala sobre um futuro distópico em que todas as pessoas, ao completarem 16 anos, são obrigadas e condicionadas a fazerem uma operação cirúrgica para tornarem-se esteticamente "perfeitas" e a partir daí vão viver na cidade de Nova Perfeição.
Tally está prestes a completar 16 anos e não pensa em outra coisa. Não quer mais ser uma Feia. Alguns meses antes da cirurgia, Tally conhece Shay, uma adolescente rebelde que revela que não deseja ser "Perfeita". Ela diz que não quer viver num mundo em que todos são iguais e com valores fúteis.
Tally não compreende as ideias da amiga. Esta diz que conhece pessoas que vivem em um lugar chamado Fumaça em que as pessoas são livres para serem o que querem, e não o que são obrigadas a ser.
- Ou talvez, depois que eles quebram e esticam os ossos para alcançar o formato ideal, depois que arrancam seu rosto e raspam a pele, depois que enfiam maçãs do rosto plásticas na sua cara para que você fique igual a todo mundo... talvez, depois de tudo isso, você não seja mais tão interessante. (Shay p.53)
Shay finalmente foge para Fumaça, mas quando Tally vai fazer a operação, é obrigada pelos Especiais, uma classe de pessoas responsáveis pela transformação de Feios em Perfeitos, a trair a confiança da amiga, procurá-la em Fumaça para poder dar aos especias a localização exata do lugar.
Chegando lá, Tally conhece esse mundo de liberdade, outros valores, um novo amor e um segredo por trás da cirurgia que torna as pessoas perfeitas e começa a mudar seus conceitos.
Feios é um livro interessantíssimo! Através de uma história futurista e distópica, faz uma crítica muito dura aos dias de hoje em que a busca pela "perfeição" estética tomou tanta importância. Perfeição entre aspas porque o que se busca é um padrão ditado pela mídia que criou um modelo único de beleza que desvaloriza todas as pessoas que não se encaixam nesse modelo. Essa ditadura da beleza é cruel, irreal, impossível de se alcançar e fútil porque desvaloriza todas as outras características das pessoas.
Eu desejo muito que essa série faça muito sucesso e que todos os adolescentes, não só adolescentes, mas principalmente eles, leiam porque o livro propõe um exercício de reflexão muito sério e gostoso. Eu vejo muitas pessoas, mulheres principalmente, sentindo-se obrigadas a se submeter a cirurgias plásticas porque acham que ser bonita é ter os seios de fulana, as pernas de cicrana, o nariz deltrana etc. Isso é muito triste e me incomoda muito. Eu já pensei em fazer cirurgias plásticas quando era mais nova, mas quando perdi a vontade e aprendi a amar cada pedacinho do meu corpo e buscar formas saudáveis de me cuidar, senti um grande alívio e uma sensação de liberdade. Desejo que todos sintam isso também.
O livro também critica a sociedade de consumo desenfreada que destrói os recursos naturais e mostra soluções extremas de se reverter isso, mas também alternativas mais equilibradas.
Apesar de ser um livro sobre personagens adolescentes, trata de temáticas muito sérias e de forma muito madura. A narrativa é em terceira pessoa, a linguagem é fluida e dinâmica, tem muita ação e prende o leitor o tempo todo! Amei, amei, amei! Bom começar 2013 com um livro tão bom! Corram para ler! Já estou lendo o segundo volume da série. :)
Avaliação: ★★★★★ ♥
Até a próxima. :)
Beijos.