quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Selinhos

Faz tempo que não respondo selinhos e memes e acumulei dois selinhos que vou responder agora.

O primeiro é o selo Prêmio Dardos indicado pelo Carlos do blog Cantina do Livro. Obrigada, Carlos. :)

O Prêmio Dardos foi criado pelo escritor espanhol Alberto Zambade que, em 2008, concedeu no seu blog Leyendas de “El Pequeño Dardo” o primeiro Prêmio Dardo a quinze blogs selecionados por ele. Ao divulgar o prêmio, Zambade solicitou aos blogs premiados que também indicassem outros blogs ou sites considerados merecedores do prêmio. Assim a premiação se espalhou pela Internet. Segundo o seu criador, o Prêmio Dardo destina-se a “reconhecer os valores demonstrados por cada blogueiro diariamente durante seu empenho na transmissão de valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., demonstrando, em suma, a sua criatividade por meio do seu pensamento vivo que permanece inato entre as suas palavras”.





Regras: 

Exibir a imagem do selo no seu blog;
Linkar o blog pelo qual recebeu a indicação;
Escolher outros 10 blogs para receber o Selo Dardos;
Deixar um comentário nos blogs escolhidos.

Blogs escolhidos:

O segundo é o selo Li e Lerei indicado pela Jussara do blog Palavras Vagabundas e pela Aleska do blog Entre Livros e Sonhos. Obrigada, queridas. :)


O selo foi criado por Érica Bosi do Blog Leia Sempre. Então vamos a ele:

1 - Citar o nome e o link de quem te enviou: ok

2 - Indicar 2 livros (no mínimo) que leu em 2012 e gostou (não há limite máximo).

Anna Kariênina de Liev Tolstói
O Filho do Dragão de M. K. Hume
Drácula de Bram Stoker
Orgulho e Preconceito de Jane Austen
A Princesa Leal de Philippa Gregory
O Festim dos Corvos de George R.R. Martin

3 - Listar 3 livros (no mínimo) que deseja ler em 2013 (não há limite máximo);

Os Miseráveis de Vitor Hugo
Do Amor e Outros Demônios de Gabriel Garcia Marquez
A Dança dos Dragões de George R. R. Martin
Sangue de Tinta de Cornélia Funke
A Culpa é das Estrelas de John Green
Eragon de Christopher Paolini


4 - Oferecer para mais 10 pessoas ou blogs e avisá-los:
Ofereço aos mesmos do selo anterior, mas sintam-se à vontade para responder um, dois ou nenhum deles. ;)


Até a próxima.
Beijos. =**

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Li até a página 100... 003


Criado pelo blog "Eu leio, eu conto", Li até a página 100..., consiste em dizer o que achamos da nossa leitura atual até a centésima página . O livro que estou lendo no momento é As Aventuras de Pi de Yann Marttel.



Primeira frase da página 100:
É claro que a aparência das coisas mudava dependendo do tempo, da hora do dia, da época do ano.

Do que se trata o livro?
Um homem conta uma história que segundo ele fará o escritor acreditar em Deus. Fala de sua infância na Índia onde morava no zoológico de seus pais.

O que está achando até agora?
Interessante! Tem algumas boas discussões sobre religião e ateísmo e sobre comportamento, mas nada muito profundo. Está bem no começo. Como assisti ao filme, sei que muita coisa vai mudar na história. Gostei muito da capa. Normalmente não gosto que ponham a capa do filme no livro. Mas esta imagem é muito linda! O filme é visualmente muito bonito!

O que está achando dos protagonistas?
Não concordo com sua opinião, mas acho um ponto de vista interessante.

Melhor frase até agora:
- Por que tolerar a escuridão? Tudo está aqui e é bem claro, contanto que se olhe atentamente.

Vai continuar lendo?
Sim.

Última frase da página:
A água escorreu pelo meu rosto e pelo meu pescoço; embora fosse apenas uma caneca, tece o efeito refrescante das chuvas das moções.

Até a próxima.
Beijos.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Incêndio de Troia - Marion Zimmer Bradley



"Antes do nascimento de Páris , Hécuba,
 rainha de Troia, sonhou que dera à luz 
a um incendiário, que destruiria pelo fogo 
as muralhas de Troia."

A história contada em O Incêndio de Troia é muito familiar para mim, primeiro porque leio Mitologia Grega desde criança e segundo porque minha mãe, que é apaixonada por Mitologia, escreveu uma peça de teatro sobre Kassandra.

Marion Zimmer Bradley fez uma pesquisa minuciosa sobre a guerra de Troia e sobre os mitos por trás dessa guerra e transformou tudo isso em um romance dando personalidades muito interessantes a essas figuras mitológicas. A história é contada sob a perspectiva das mulheres. Kassandra, Hécuba, Pentesileia, Andrômaca, Polixena e Helena dão vida a essa história fascinante.

Sempre o meu destino; falar a verdade e apenas ser considerada louca. Mesmo agora, o Senhor   do Sol ainda não me perdoou... Kassandra pág. 13

O livro conta a história do nascimento de Kassandra e Páris que eram irmãos gêmeos. Antes do anscimento dos bebês, a mãe, a rainha Hécuba, esposa de Príamo, rei de Troia, teve um sonho premunitório em que Hermes pegava o menino em chamas e essas chamas se espalhavam e queimavam toda a cidade de Troia. Príamo deu ao menino o nome de Alexandros, mas depois mandou que ele fosse criado longe dali.

O menino foi criado por um pastor e foi chamado pelos pais adotivos de Páris. Kassandra cresceu no palácio, mas desde pequena sentiu que era diferente. Não gostava da vida que as mulheres levavam e tinha visões. Logo descobriu que era chamada para ser uma virgem de Apolo. Na adolescência viu em seus sonhos um menino muito parecido com ela, sem saber que era seu irmão gêmeo. Quando ela perguntou ao pai quem era ele, levou um violento tapa no rosto e logo depois foi mandada para viver com a tia, mãe da rainha Hécuba, Pentesileia, rainha das amazonas.

Kassandra viveu durante anos como uma amazona e foi amada pela tia como se fosse sua própria filha. Sua prima, filha de Pentesiléia, Andrômaca, casou-se com o irmão mais velho de Kassandra, Heitor e vivia no palácio em Troia. Com as amazonas, Kassandra aprendeu  a caçar, lutar, cavalgar e a amar a vida que elas levavam, livres e longe do domínio dos homens. Quando queriam, as amazonas iam para o acampamento dos centauros (homens que viviam em cima de seus cavalos e por isso tinham a fama de serem criaturas meio homem meio cavalo) e tinham relações sexuais com eles. Quando tinham filhos, elas ficavam com as meninas e após desamarem, entregavam os meninos aos centauros.

Kassandra já é uma das minhas protagonistas preferidas. Talvez seja a preferida. Uma personagem autenticamente feminista que faz muitos questionamentos sobre o patriarcado. Meu livro ficou cheio de etiquetinhas coloridas de tantos diálogos entre Kassandra e outros personagens que eu amei! Aliás o livro todo é cheio de frases e diálogos que questionam a situação das mulheres na época, mas muitas delas ainda servem para os dias de hoje porque, infelizmente, muitas coisas não mudaram tanto assim.

- Mas quem já ouviu falar de mulheres cavalgando sozinhas assim? - argumentou o homem. - Os Deuses protegem apenas as mulheres que são esposas decentes, o que não acontece com vocês. Não pertencem a ninguém.
- Que Deus lhe disse isso? - indagou Pentesileia.
- Não precisamos de nenhum Deus para nos dizer o que é evidente. As mulheres foram feitas para o trabalho de mulheres e para atender às necessidades dos homens. (...) pág 78

(...) Mas se a guerra era uma coisa tão abominável para as mulheres, por que então seria boa para os homens? E se era meritória e honrosa para os homens, por que seria errado as mulheres partilharem a honra e a glória? (Kassandra) pág. 92

Por que as mulheres deveriam viver com os homens quando podem cuidar sozinhas de seus rebanhos, se alimentar de suas hortas e viver livres? (Pentesileia) pág 278

E também reflexões sobre religião:

Os Deuses dos akaios exigiam realmente coisas tão ediondas ou apenas tinham sacerdotes que assim diziam só para servir aos seus propósitos corruptos? (Kassandra) pág. 403

Kassandra continua tendo suas visões e ao contrário de seus pais, Pentesileia acredita nelas e a respeita. Com as amazonas, Kassandra aprende a cultuar a Deusa Mãe, Grande Mãe Serpente. Nesse momento, a autora une os mitos gregos com os mitos mais primitivos da Deusa, mãe Terra que tudo criou. Pentesileia diz que só existe uma Deusa, mas que ela é chamada por vários nomes. Kassandra vê através dos olhos de Páris e sabe por  Pentesiléia que ele é seu irmão gêmeo. Kassandra vê que as Deusas Atena, Hera e Afrodite pedem que ele diga qual das três é a mais bela e a presenteie com um pomo de ouro que tinha sido deixado por Éris, a deusa da discórdia. Cada uma promete um prêmio se ele a escolher. Páris escolhe Afrodite que lhe promete o amor de Helena, a mulher mais bela que existia.

Essa lenda deu origem à expressão "o pomo da discórdia" que significa qualquer coisa que seja motivo para as pessoas brigarem (wikipedia.org/wiki/Pomo_da_Dicórdia). Além dessa expressão, as lendas sobre a guerra de Troia deram origem a mais outras: "presente de grego", "agradar gregos e troianos", "Profecia de Kassandra", "voto de Minerva", "calcanhar de Aquiles". Lista de Expressões pt.wikipedia

Quando volta a Troia, já adolescente, Kassandra decide ser uma virgem de Apolo e vai viver no templo do Senhor do Sol. Páris vai lutar nos jogos em Troia e o rei descobre que ele é seu filho e pede que ele volte a viver no palácio. Numa viagem, Páris vai a Esparta e volta com a rainha espartana, Helena, esposa de Menelau. Kassandra tem uma visão e diz que Páris e Helena trarão chamas e destruição à cidade, mas ninguém lhe dá ouvidos (Apolo como punição por ela não ter se entregado a ele, manteve o dom da professia, mas fez com que ninguém acreditasse em suas visões). E assim começou a guerra de Troia, com . Menelau exigindo sua esposa de volta (claro que isso era apenas um pretexto).

Enquanto Akiles, um terrível guerreiro akaio, era um dos comandantes dos inimigos de Troia, Heitor, irmão de Kassandra comandava as tropas troianas. A guerra tem continuidade e a cidade vai ficando cada vez mais fraca, os guerreiros morrem, os suprimentos acabam, um terremoto enfraquece mais ainda a cidade. Kassandra vê que os Deuses estavam zangados com Troia e seriam responsáveis por sua destruição pois somente um Deus poderia transpor as muralhas da cidade.

O livro narra a guerra de Troia do início ao fim e o destino de Kassandra. A narrativa alterna a terceira pessoa com pensamentos de Kassandra em primeira pessoa. O livro tem muita ação, aventura, romance, drama e Mitologia! Eu simplesmente estou apaixonada pelo livro, a história, os mitos os personagens incríveis! Já é um dos meus favoritos! Leiam! É maravilhoso!

Avaliação: ★★★★★ 


Até a próxima.
Beijos. =**

P.S. Quero ser uma amazona. :)


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Li até a página 100... 002


Criado pelo blog "Eu leio, eu conto", Li até a página 100..., consiste em dizer o que achamos da nossa leitura atual até a centésima página . O livro que estou lendo no momento é O Incêndio de Troia de Marion Zimmer Bradley.



Primeira frase da página 100:
Como acontecia com muita frequência, um momento antes de mergulhar no sono, ela se projetou em sua mente para o contato familiar com os pensamentos do irmão gêmeo.

Do que se trata o livro?
Conta a história da queda de Troia a partir da perspectiva das mulheres misturando ficção e várias lendas da Mitologia grega e sobre a época.

O que está achando até agora?
Maravilhoso!

O que está achando dos protagonistas?
Estou adorando Kassandra. Sua história é fascinante!

Melhor frase até agora:
Deusa, Mãe das Éguas, Senhora que molda nossos Destinos, por que não mandou esta, a verdadeira filha do meu coração, para o meu ventre, em vez de entregá-la à minha irmã, que prefere dá-la ao domínio de um homem?

Vai continuar lendo?
FATO!!!

Última frase da página:
A Rainha do Pai Celestial estava ali, Hera, imponente e majestosa, enraizada na terra, mas reinando sobre ela.

Até a próxima.
Beijos.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[Cinema] O Lado Bom da Vida (2012)


Silver Linings Playbook

EUA, 2012. 122min

Comédia, Drama, Romance

Direção: David O. Russell

Roteiro: David O. Russell

Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Julia Stiles










Como disse no post anterior, tirei a quarta-feira de cinzas para assistir aos filmes que estão concorrendo a prêmios nesta temporada. O segundo filme é O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook) baseado no livro de mesmo nome de Mattew Quick.





O filme é uma delícia e conta a história de Pat, portador de transtorno bibolar que ficou anos internado em uma clínica depois de agredir o amante da esposa. Ele volta para casa com muita vontade de melhorar e reatar com a ex-esposa.

Nesse momento ele conhece Tiffany, sua vizinha que também passa por um momento difícil após perder o marido em um acidente. Eles acabam se envolvendo e ela convence Pat a participar de um concurso de dança com ela. A química entre eles é perfeita e a história é muito sensível.





O filme é uma comédia dramática romântica que fala de um assunto delicado, transtornos mentais, que diverte e emociona ao mesmo tempo. Terminei o filme chorando (o que não é difícil hehehe).
Ameiii!!! Romance e ainda por cima com um pouco de dança não tinha como não gostar! :)
Assistam! Muito lindo!

Até o próximo post sobre os filmes da temporada. ;)
Beijos.

[Cinema] Anna Karenina (2012)


Anna Karenina, 2012

129 min, Drama

Reino Unido

Direção: Joe Wright

Elenco: Keira Knightley, Jude Law, Aaron Taylor-Johnson, 

Matthew Macfadyen, Domhnall Gleeson









Tirei a quarta-feira de cinzas para assistir aos filmes que estão concorrendo a prêmios nesta temporada.
Em 2012 eu li o livro Anna Karenina de Liev Tolstói e amei! E estava louca para assistir ao novo filme que estreou no Brasil no início deste mês. O filme é lindo. Eu gostei muito.


O visual é belíissimo. Há uma mistura de cenários reais com cenários mecânicos de teatro. Daqueles que sobem e descem. Muito lindo! O figurino também é deslumbrante e algumas cenas são coreografadas lembrando um ballet. Achei esses recursos interessantíssimos.




A direção é muito boa. Algumas cenas foram feitas do jeito que eu imaginei lendo o livro. A cena do baile, toda coreografada é exótica, mas linda. E a cena da ópera em que Anna sente toda a hostilidade e hipocrisia da sociedade também é perfeita.



Eu, como muita gente, também acho que a Keira não foi a melhor escolha, também preferiria a Marion Cotillard, mas acho que a Keira deu conta do recado. Ela e Aaron Taylor-Johson tiveram uma química incrível juntos.



Só não gostei que o Lievin, vivido por Domhnall Gleeson teve pouca importância. Mas entendo que não dá para mostrar em duas horas tudo que aparece em um livro de mais de 800 páginas. O filme teve que focar no drama principal. Apesar disso, eu me encantei e me emocionei. Então acho que cumpriu o que eu espero de um bom filme! Vale a pena! 

Mas leiam o livro porque é uma obra prima sensível, inteligente e que toca fundo em assuntos muito fortes como a dificuldade de uma mulher ser livre para viver sua vida numa sociedade hipócrita e machista que usa dois pesos e duas medidas para julgar homens e mulheres pela forma que vivem sua sexualidade. Fala também sobre moralidade, política e religião. Resenha >>aqui<<.



Até a próxima.
Beijos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Pausa para o Carnaval



Olá.
Hoje passei rapidinho só para avisar que o Carnaval no Rio está uma delícia e que o blog está fazendo uma pausa até o fim da folia!
Quem é de Carnaval, curta bastante! Quem não é descanse! :)
Até a próxima.
Beijos.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Catedral do Mar - Ildefonso Falcones


- Pai, aonde você vai? - gritou quando já o tinha perdido de vista.
- Em busca da liberdade. - respondeu uma mulher que também observava a multidão espalhar-se pelas ruas da cidade. 
- Já somos livres. - atreveu-se Arnau a afirmar.
- Não há liberdade com fome, filho. - sentenciou a mulher.

A Catedral do Mar conta a história de Arnau, desde antes do seu nascimento, no  casamento de seus pais Bernat e Francesca. Seus pais eram servos e Francesca, sua mãe, é estuprada pelo Senhor de Ballera que reinvidica o direito à primeira noite. Francesca engravida, mas rejeita o filho Arnau. O pai, Bernat é quem cuida dele. O Senhor de Ballera leva Francesca para ser ama de leite do seu filho e ela acaba sendo estuprada pelos soldados do castelo e depois torna-se prostituta.


Bernat foge com o filho Arnau para Barcelona em busca da liberdade já que lá quem trabalhar por um ano e um dia, torna-se livre. Bernat consegue a liberdade, mas a vida em Barcelona não é tão fácil. Arnau cresce livre acreditando que sua mãe está morta e  torna-se devoto de Santa Maria desde porque seu pai diz a ele que a Santa Maria é mãe das crianças órfãs. Ele e Joan, menino que conhece nas ruas de Barcelona, tornam-se melhores amigos e passam chamar um ao outro de  irmãos.

Após a morte do pai, Arnau torna-se um bastaix na construção da Catedral do Mar, templo de Santa Maria do Mar. Bastaixos eram carregadores, muito respeitados, que levavam pedras para a construção das igrejas. Arnau apaixona-se por Aledis, mas o pai dela não aprova o casamento e ele acaba se casando com Maria. Mas ainda sente-se atraído por Aledis e essa paixão é incontrolável para os dois. Com medo de ser acusado de infidelidade e ser expulso da associação dos bastaixos, Arnau foge para a guerra e torna-se um soldado. Muita coisa acontece na vida de Arnau a partir daí: reencontros, perdas, decepções, mudança de vida...

***

A Catedral do Mar é um romance histórico com uma trama complexa e emocionante. Os personagens são muito bem trabalhados e cada um deles é cheio de virtudes e defeitos. O livro é muito bem escrito, narrado em terceira pessoa e a História de Barcelona é muito bem contextualizada. É um livro excelente, mas não me conquistou totalmente. Não consegui me apaixonar pelos personagens, especialmente Arnau. Não por ser mal escrito pelo contrário, sua personalidade é muito bem construída, mas ganhou minha antipatia. Achei-o fraco, covarde e manipulável em muitos momentos.

O livro me emocionou especialmente por mostrar a vida dura das mulheres na idade média, mas em alguns momentos fiquei cansada de tanta descrição da História de Barcelona. São páginas e páginas descrevendo as guerras, os conflitos entre as cidades-estado etc. Além disso a linguagem também é cansativa, principalmente quando os personagens usam pronomes pessoais na segunda pessoa do plural. Mesmo achando que teve momentos cansativos, é um livro muito bom que fala sobre fé, força de vontade, amizade, paixão e uma constante luta por uma vida melhor. Leiam!

Avaliação: ★★★★ 

Até a próxima.
Beijo.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Nova tattoo.

Olá.
Estou super atrasada com as leituras e resenhas porque ainda estou estudando pra concurso e trabalhando, e ainda não peguei o ritmo. Mas enquanto isso deixa eu enrolar dividir com vocês a minha nova tattoo. :)

Liberdade! :)


Logo logo eu volto com resenha.
Beijos.

Série de TV - Raised by Wolves

Terminei de assistir ontem à nova série original HBO Max. Já vou começar dizendo que recomendo para quem gostou de Battlestar Ga...