MARILLIER, Juliet. O segredo de Cybele. São Paulo: Prumo, 2008. 424 p. Título original: Cybele's secret.
Encontre o coração, alguém tinha escrito, pois lá reside a sabedoria. A coroa é o destino. p.69
O Segredo de Cybele é a continuação do livro
A Dança da Floresta de Juliet Marillier, e se passa 6 anos depois do primeiro livro. Assim como no primeiro, a narração é em primeira pessoa, mas desta vez por Paula. Logo no início, Paula conta que a irmã Jena casou-se com Costi que é sócio de seu pai e teve dois filhos. Tati nunca mais apareceu depois que foi viver com Triste no Outro Mundo. Provavelmente nunca voltaria. Iulia também se casou, Stela era a única que vivia ainda com Paula e o pai. Apesar dessa breve explicação sobre o que aconteceu com as irmãs, a história é centrada em Paula e o pai.
O livro começa com Paula no navio Stea de Mare em que viaja para Istambul com o pai a procura de uma relíquia valiosa, a estatueta da deusa Cybele. No navio, ela conhece o belo pirata português Duarte Aguiar da Costa, um homem inteligente, culto e que parece disposto a fazer qualquer coisa para conseguir o que quer. Mas Paula é advertida de que ele é muito perigoso. Ele também busca o presente de Cybele. Paula fica sabendo que há uma mulher grega que vive em Istambul que é muito culta e tem uma vasta biblioteca onde ela poderá estudar.
Em Istambul, Paula contrata Stoyan para ser seu guarda-costas e eles acabam se tornando amigos. Stoyan é adorável. Muito atencioso e preocupado com Paula, faz tudo para protegê-la. Inicialmente apenas por ser o seu trabalho, mas depois pela intensa amizade entre os dois. A disputa pela compra da relíquia é acirradíssima e envolve perigos e mistérios, e inclusive um assassinato. Paula começa a ter visões de uma mulher de preto misteriosa. Seria sua irmã desaparecida, Tati? Paula se vê envolvida num perigoso desafio que envolve o Outro Mundo, ao mesmo tempo em que se envolve com Duarte e Stoyan.
A história tem mistério e ação do começo ao fim e também descrições riquíssimas de Istambul. As descrições dos cheiros, cores e texturas do mercado me fizeram sentir como se estivesse realmente lá. O livro é uma delícia e muito bem escrito. Paula é uma personagem encantadora - inteligente, culta, romântica, decidida, independente e adoravelmente confusa. Gostei quase tanto quanto o primeiro porque o final de A Dança da Floresta é mais surpreendente e emocionante. Além de mistério, ação, magia e belas descrições, é também uma bela história de amor. Adorei! É uma pena que não haja mais nenhum livro desta série porque eu me apaixonei pelos personagens e adoraria ler sobre as outras irmãs. De qualquer maneira quero ler os outros livros da autora.
A capa é tão linda quanto a do primeiro livro. Cheia de detalhes sobre a história. Um sonho! Fiquei muito incomodada com os erros de ortografia, gramática e revisão. Os revisores deveriam ser mais atentos e a editora, mais criteriosa!
Avaliação:
★★★★
Até mais.
Beijos e boas leituras. :**