GREGORY, Philippa. A Princesa Leal. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011. 448p. Título original: The Constant Princess.
A Princesa Leal conta a história da Infanta Catalina de Aragon desde a infância vivendo em acampamentos no deserto e em palácios mouros até ir para a Inglaterra para se casar com o príncipe Arthur e posteriormente se casar com Henry VIII. Desde criança que ela foi criada para ser a Rainha da Inglaterra e essa ideia não saiu de sua mente nunca.
No início do livro achei que seria muito triste, que teria muita pena de Catalina por tudo o que ela viveu, mas descobri uma mulher guerreira, sonhadora, ambiciosa e arrogante que queria a todo custo ser a rainha da Inglaterra, como lhe havia sido prometido desde os seus 3 anos de idade. E foi com uma grande mentira, muita paciência, força de vontade e sorte que ela conseguiu o que desejava. Não teve apoio dos pais que a abandonaram à própria sorte quando perderam as esperanças de que ela fosse se casar com Henry, nem dos pais do noivo que fizeram tudo para dificultar o casamento.
Catalina, que mudou o nome para Catherine, ajudou Henry VIII a combater os escoceses e participou de muitas decisões políticas junto com o marido, mas o casamento não foi um mar de rosas. Teve muitos abortos espontâneos e não conseguiu dar o herdeiro de sexo masculino que o rei tanto desejava. Acabou perdendo o que conquistara: a lealdade de Henry, o casamento e o título de rainha da Inglaterra. Mas teve a filha Mary que, posteriormente, embora por pouco tempo, viria a ser rainha.
Adorei este livro! Aprendi muito sobre a história de Catalina de Aragon e sobre a época em que viveu com todas as rivalidades e reviravoltas políticas entre a Inglaterra, a Espanha e a França; entre Escócia e Inglaterra; e as cruzadas dos espanhóis contra os mouros. Acho incrível como Philippa Gregory usou fatos e personagens reais e criou um romance cheio de emoção e beleza. É preciso muita pesquisa, mas também imaginação para preencher as lacunas da História e criar uma obra de ficção histórica tão bem escrita.
O livro intercala capítulos escritos em terceira pessoa e outros em primeira pela própria Catalina. Fiquei encantada com as descrições da sua vida em Granada, dos palácios e da cultura mouros e do choque cultural que ela vivenciou ao chegar à Inglaterra.
Achei que os últimos anos do seu reinado foram muito corridos no livro e senti falta de ler sobre a perda dos bebês e todo o processo de divórcio. Mas a autora já tinha escrito A Irmã de Ana Bolena que conta essa parte da História. Muito bom! Recomendo muitíssimo!
Avaliação: ★★★★★ ♥
Avaliação: ★★★★★ ♥
Beijos. :**
Você sabe que é a responsável por colocar Philippa Gregory no mapa das autoras que preciso ler néh?!?!? Pois é! #PrecisoConhecer
ResponderExcluirLeia sim. Eu amei a escrita dela. :)
ExcluirBeijo.
Ei Nadia,
ResponderExcluirEu tenho 1 desta série, mas não li ainda e não lembro se é este rsrs. Tenho muita vontade de conhecer a autora.
bjs
Fernanda, eu adorei. Quero ler a série toda! rs
ExcluirBeijo e obrigada pela visita. :)
Sou uma fã apaixonada dessa época de reis e rainhas, com seus vestidos de veludo rodados, cabelos enormes... tenho assistido The Tudors e conhecido mais como tudo acontecia nessa era.
ResponderExcluirNovo Post lá no blog.
Passa lá!
Manuscrito de Cabeceira
Bjs.
Essa a unica autora que escreve esses romances de epoca que tenho curiosidade de pegar um livro pra ler.
ResponderExcluirTenho vários como desejados na minha estante do skoob
Adorei a dica!
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Vale a pena, Flavia. Leia sim. :)
ExcluirBeijos.