Como hoje é dia das crianças, eu preparei um post muito especial com o meu livro preferido na infância.
O livro é "Fínist, o falcão da pena mágica". É um livro de contos tradicionais russos, traduzido em Portugal por Sampaio Marinho. É um livro lindo, de capa dura e cheio de ilustrações maravilhosas de I. Bilíbine.
Como eu já falei em outro post, eu morei em Moçambique, na verdade passei os primeiros 8 anos da minha vida lá. Moçambique tinha se tornado independente de Portugal há pouquíssimo tempo e era um país socialista, então eu tinha bastante acesso às culturas de Portugal e da antiga União Soviética.
Tenho vários livros de contos de fada e fábulas russos (minha paixão pela literatura russa vem desde cedo), mas estão com a minha mãe em Manaus. O único que trouxe comigo foi este que era meu preferido e que adoro até hoje.
Escaneei várias ilustrações para vocês verem como ele é lindo. Deu trabalho, viu? Mas valeu a pena. Queria muito mostrar este livro que amo tanto e que não se acha por aí. É só clicar para ver melhor as imagens. ;)
O livro tem 4 contos de fadas. O primeiro é o que dá nome ao livro, "Fínist o falcão da pena mágica" que se parece um pouco com "A Bela e a Fera" e de "A pequena Sereia".
Um senhor que tinha 3 lindas filhas, sai em uma viagem e pede que as filhas escolham presentes. As duas primeiras pedem roupas e joias, mas a terceira pede a pena de Fínist, o falcão deslumbrante. Ele volta com a pena que foi muito difícil de encontrar.
Toda noite a filha balança a pena mágica e esta se transforma em um príncipe. Eles se apaixonam e ficam noivos. As irmãs, invejosas, desconfiam e dão sumiço na pena. A moça então sai a procura do príncipe e pede ajuda para a Baba-Iagá, o espírito de uma bruxa do folclore russo que aparece em vários contos de fada. Ela é descrita como só tendo pele e osso. Depois de fazer muitos favores à bruxa, ela acaba encontrando o príncipe doente, mas ele fica bom, eles se casam e vivem felizes para sempre hehe.
As outras histórias também são lindas. "Maria Morevna, a rainha Magnífica", "Vassilissa, a bela" e "A Rã Princesa".
Avaliação: ★★★★★ ❤
Espero que gostem.
Ai, que lindo!
ResponderExcluirValeu o trabalho de scanear as fotos, são lindas. E o livro parece ser lindo também!
Parabéns por Merlin! Muitos ronrons pra ele!
Beijos!
Fê
Obrigada, Fê. =D
ResponderExcluirQue perfeito Nadia!!! Que post lindo!!! É maravilhoso ter esses livros que nos trazem boas recordações não só pelo texto em si, mas pelo existia em torno enquanto liamos os textos.
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de conhecer a África que fala português, Moçambique, Angola e derivativos, adoro literatura africana...
E sim, seu gato é lindoooo!!!!
Eu tenho muita vontade de voltar lá pra passear e ver o que eu não vi quando morei lá.
ResponderExcluirObrigada, querida. :)
Beijo.
Esse livro parece ser a coisa mais linda do mundo. <3
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Nadia,
ResponderExcluirqueria ter um livro desse! Muito bom lembrar de livros de nossa infância.
bjs
Jussara
Que post fantástico,gostei do livro,e o interessante é que ele recria um clima nostálgico,com sabor de infância.
ResponderExcluirAhhh...Parabéns ao Merlin,ele é um gatão...rsrsrs
Abraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com
Obrigada, Bruno. :)
ResponderExcluirBeijo.
Nadia que post lindo adorei.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e achei ele lindo e bem interessante. Que legal saber um pouco mais sobre sua vida, que máximo deve ter sido interessante viver em outro país por um tempo, vc passa a ter um outro ângulo das coisas.
Muito fofo seu gatinho, queria ter um mas ainda não está na hora.
Também fiquei bem feliz por você colocar meu blog no seu ranking de preferidos, obrigada linda. Tbém tô adorando o seu, ele tem muita personalidade e vida, gosto disso!!!
Que post maravilhosoo!
ResponderExcluirAdorei!
Adoro esses livros enfeitados e cheios de capricho! Ainda mais com ilustrações!
Adorei saber um pouco mais dessas histórias, de outra cultura e um pouquinho da sua vida. Morar em outro país deve ser bem diferente, né? Não tenho vontade de morar em outro país, mas tenho vontade de viajar e conhecer muitos lugares por aí ahaha!
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Obrigada, Flavia. Que bom que gostou. :) O livro é muito lindo mesmo. As ilustrações são incríveis!
ResponderExcluirAcho que eu moraria fora de novo sim, mas quero passear muito também.
Beijo.
Que lindo, super caprichado!
ResponderExcluirOwnt, que fofo o Merlin, parabéns para ele e seus irmãos gêmeos, hehe.
Beijos
cocacolaecupcake.blogspot.com.br
Ai que INVEJA desse livro! Eu quero muito ler, eu quero muito as ilustrações, eu quero muito pra mim! Sera que eu consigo em russo? hahaha.... Nao leio russo, claro, mas eh um livro lindo, nao eh?
ResponderExcluirE parabéns ao seu gatão!
É um livro lindo sim, Luana. =) Esse livro tem em francês também, mas só se acha em sebos na Europa. Já procurei na internet rs.
ExcluirPo curti demais as ilustrações... LEgal esses livros que marcam nossa infância.. o meu foi El Cid um Heroi da Espanha... acho que li ele umas 10 vezes... pequeno e com uma boa história...
ResponderExcluirComents Respondido em http://tematoa.blogspot.com.br/2012/10/descoberta-das-bruxas-deborah-harkness.html
Me visita?
Guilherme Kunz
www.tematoa.blogspot.com.br
Guilherme, é muito bom lembrar da infância através dos livros, sim. =)
ExcluirBeijo
Não lembro muito dos livros da infância. Acho que assistia mais desenhos. Mas o primeiro livro que me lembro de ter lido é "meu pé de butiá".
ResponderExcluirAh... o nome do outro irmão do Merlin, infelizmente é Chamego. rsrsrs
ola!sou d moçambique. . .e pesquisando sobre meu livro favorito. .achei seu post
ResponderExcluireu amo esse livro
Mha irma lia ele pra mim quando eu era peqena. .adoro as passagens q dizem "no fim dos confins, no reino dos confins do mundo" ou algo parecido.
ola!sou d moçambique. . .e pesquisando sobre meu livro favorito. .achei seu post
ResponderExcluireu amo esse livro
Mha irma lia ele pra mim quando eu era peqena. .adoro as passagens q dizem "no fim dos confins, no reino dos confins do mundo" ou algo parecido.
ola!sou d moçambique. . .e pesquisando sobre meu livro favorito. .achei seu post
ResponderExcluireu amo esse livro
Mha irma lia ele pra mim quando eu era peqena. .adoro as passagens q dizem "no fim dos confins, no reino dos confins do mundo" ou algo parecido.
Oi, Aina. Bem vinda ao meu blog.
ExcluirQue legal receber a visita de alguém de Moçambique. :)
O livro é lindo mesmo.
Beijos.