Fiz um post sobre a série Continuum meses atrás (link aqui), mas falei de forma superficial sobre o enredo da série. Desta vez pretendo escrever sobre o que tenho pensado dos rumos que ela vem tomando. Como disse antes:
Continuum começa no ano de 2077. Um grupo de terroristas é condenado à
morte pelo assassinato de milhares de pessoas, mas planeja uma fuga perfeita: eles viajam no tempo e fogem para o
passado (2012). Durante a fuga, por acidente, a agente Kiera Cameron
(Rachel Nichols) viaja com eles contra a sua vontade. Agora Kiera quer
impedir os terroristas de dominarem o mundo no passado (nosso tempo) e
descobrir uma maneira de voltar ao futuro sem que ele se modifique pois
ela tem marido e filho para quem quer voltar.
(...)Quando Cameron chega ao nosso tempo, ela descobre que o inventor de todo
esse sistema é um adolescente, Alex (Erik Knudsen). Juntos eles formam
uma parceria. Cameron também se infiltra na polícia local e, junto com
seu parceiro Carlos (Victor Webster), investiga a ação dos terroristas.
Estes criaram o grupo Liber8, comandado por Edouard Kagame (Tony
Amendola), que recruta jovens e outros criminosos alegando que eles
serão libertos do sistema.
(...) A maior parte da série se passa nos nossos dias, mas as cenas são
intercaladas com algumas do futuro, antes da viagem no tempo, que
explicam as motivações dos personagens e o funcionamento do sistema
criado por Alex.
Bem, acho que o mais importante que a segunda temporada mostrou é que as intenções do grupo Liber8 não são bem o que pareciam antes. Notamos a cada episódio que eles talvez não sejam exatamente terroristas, mas ativistas denunciando as violações de um estado abusivo que restringe a privacidade e liberdade dos indivíduos. Conhecemos um futuro em que criminosos perdem o direito ao que tempos de mais precioso - a capacidade de pensar. Eles são obrigados a viver em estado quase vegetativo e a trabalhar de forma mecânica na empresa que criou toda essa tecnologia. E os próprios agentes policiais têm todas as suas experiências de vida gravadas e acessadas facilmente pelo governo. É esse futuro assustador e distópico que os integrantes do Liber8 querem mudar. Mas será que vale a pena mudar o passado para melhorar o futuro? Ou melhor, seria correto ou ético provocar essa mudança? Que consequências terríveis isso poderia acarretar?
Cameron, por um lado é a "mocinha" da história que só quer voltar para casa, mas trabalha para esse governo e quer destruir o Liber8. Mas ela pensa que eles são realmente terroristas. Na visão dela, de agente do governo, ela está fazendo a coisa certa. Além disso ela tem uma motivação pessoal para isso: manter o mundo como está para que no futuro ela ainda encontre sua família. Ninguém é só "mocinho" nem só vilão nessa história. Mesmo quem tem boas intenções usa de meios questionáveis para chegar aos seus objetivos. Inclusive Cameron que tortura e mata para conseguir o que quer.
A segunda temporada terminou deixando muitas questões em aberto, muitas dúvidas e muito pano pra manga. Grandes revelações foram feitas, todos os personagens passaram por uma transformação e tiveram que repensar suas opiniões sobre em que lado estão (e acho que os espectadores também!). Mal posso esperar pela terceira temporada, já confirmada para o ano que vem.
Sério, assistam! É muito boa! Para quem já curte ficção científica é obrigatória. Para quem não liga tanto para o gênero, o que tenho a dizer é que assistam mesmo assim porque a trama é inteligente, misteriosa e de tirar o fêlogo!
Até mais.
Beijos. :**
Eu lembro de você falando dessa série, e parece mesmo bem interessante. Onde você assiste? Baixa ou passa em algum canal?
ResponderExcluirBeijos!
Fê
Oi, Fê.
ExcluirEu baixo. Ela é transmitida pelo canal canadense ShowCase. Não sei se passa em algum canal no Brasil.
Beijos.
Obrigada, Na!
ExcluirÉ, se tem algum canal que passa por aqui, não é um que eu tenha :/
Beijos!
Fê
Nunca me interessei por essa serie, mas como já tenho uma pilha enorme de livros pra ler e episodios para assistir entao mesmo que eu quisesse nao posso adicionar mais coisa na minha lista seriados kkkk
ResponderExcluirbeijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/