domingo, 29 de março de 2015

[série de TV] Breaking Bad (2008 - 2013)



Atenção: Contém Spoilers! Você foi avisado. 

Breaking Bad é uma das melhores séries de TV que já assisti. Criada e dirigida por Vince Gillian, foi exibida pelo canal AMC e atualmente é exibida pelo canal AXN e pelo Netflix. Com personagens muito bem trabalhados, complexos e incrivelmente humanos e uma história muito bem amarrada, acompanha a história de Walter White ou simplesmente Walt (Bryan Cranston), um químico que dá aula em um colégio e também trabalha em um Lava Jato e leva uma vida comum em Albuquerque, Novo Mexico com a esposa grávida e o filho adolescente. A irmã de sua esposa é uma cleptomaníaca atrapalhada casada com o agente federal Hank (Dean Norris), do DEA, o departamento de narcóticos. 

Tudo muda na vida de Walt quando ele é diagnosticado com um câncer de pulmão inoperável e os médicos dizem que ele tem pouco tempo de vida. Após acompanhar uma batida do DEA com seu concunhado a um laboratório de metanfetamina quando o "cozinheiro" foi morto, Walt resolve juntar-se a um ex-aluno que fazia parte da quadrilha, Jesse (Aaron Paul), e juntos começam a produzir metanfetamina. Walt quer ganhar dinheiro suficiente para prover a família após sua morte.

Logo Walt descobre que tem talento para isso e que seu cristal, como é chamada a droga, é o melhor e mais puro do mercado. O  negócio cresce, Walt ganha cada vez mais dinheiro e fama e mergulha cada vez mais no mundo do crime. Ele passa a ser conhecido como Heisenberg.

A esposa de Walt, Skyler, começa a desconfiar e fica cada vez mais difícil fazê-la acreditar em suas mentiras. A crise no casamento fica cada vez mais insustentável e Walt acaba contando a verdade a sua esposa que, sem coragem de denunciá-lo, acaba se envolvendo em seus negócios.

Walt está em remissão da doença, portanto não é mais pela família que continua produzindo a metanfetamina. Ele está cego pelo poder. Walt não consegue mais admitir os próprios erros, torna a vida da esposa um inferno e chega até a ameaçá-la. De pequeno produtor da droga, Walt se torna um grande traficante, assaltante e assassino frio e sem remorso. Ele quer poder, quer construir um império, mesmo depois que até mesmo seus sócios desistem do negócio. Em um ponto Jesse questiona Walt: "Um império de metanfetamina é motivo de orgulho?" Mas tudo o que Walt quer saber é de ter cada vez mais poder. Ele é guiado pelo orgulho e pela ambição. 

Jesse por outro lado começa a série como um desajustado, viciado em metanfetamina e com uma família que o rejeita. Jesse também é seduzido pelo dinheiro, mas passa a série toda questionado a vida que leva e se martirizando pelos seus crimes. Ao mesmo tempo nunca consegue se livrar totalmente do vício e fica cada vez mais transtornado. Jesse é fraco e facilmente influenciado e por mais que tente, não consegue sair do negócio de metanfetamina.

Skyler é uma personagem incrível e a atriz Anna Gunn faz uma atuação brilhante. Skyler é uma mulher forte que tem que fazer escolhas difíceis pela sua família. Ela sabe que se o marido for descoberto, todos ficarão arruinados, mas aos poucos percebe o quanto ele é perigoso e como suas escolhas colocam seus filhos em perigo. Ela aprende a mentir e se torna uma criminosa, mas se sente uma refém em sua própria casa. Tem medo do que o marido se tornou e de ser morta por outros criminosos que trabalham com ele, mas também tem medo de ser descoberta já que Walt é muito descuidado com os negócios, 

Enquanto o negócio cresce, Hank, concunhado de Walt, investiga o misterioso Heisenberg e esse caso se torna uma meta na sua vida profissional e uma questão de honra. Hank fica obcecado em prender Heisenberg. Hank é talvez a melhor pessoa da história.



As atuações são impecáveis e é impossível não se envolver com a vida desses personagens que despertam amor e ódio nos telespectadores. Passei toda a série dividida entre torcer para que Walt escapasse ou  fosse descoberto ou mesmo morto, não por gostar dele, mas porque o personagem é incrível. Amei Skyler mas também a odiei em alguns momentos, assim como Jesse().

Breaking Bad mostra como é frágil o limite entre o certo e o errado, como é fácil romper essa barreira e como uma vez transposta é difícil voltar atrás. Conta a história de pessoas que se transformam por causa de suas escolhas e faz refletir sobre a fragilidade, a falibilidade e a imperfeição dos seres humanos. Sem falar que, embora não seja esse o foco da série, tudo o que se trata de drogas sempre faz pensar em como a guerra às drogas e o tráfico matam mais que as drogas e si.

A série é cheia de cenas de ação, suspense, drama e momentos cômicos que a tornam absolutamente divertida! Começa um pouco lenta, mas ganha ritmo a cada episódio. A história intercala cenas passadas em ordem cronológica com flashbacks e cenas que são explicadas posteriormente. São 5 temporadas com no máximo 16 episódios. Faltam 6 para o final e eu estou me mordendo de curiosidade de saber como termina.

Estão esperando o que para assistir? Estou indo assistir aos últimos episódios.

Atualização: Acabei de assistir ao final e é perfeito!

Até mais. 
Beijos. :**





quarta-feira, 25 de março de 2015

TAG: Liebster Award

Adoro TAGs porque adoro interagir com outros blogueiros e saber mais sobre eles. Fui indicada pela Lady Sybylla do blog Momentum Saga e fico feliz em responder.

Regras:

1. Escrever 11 fatos sobre você
2. Responder as perguntas de quem indicou a TAG
3. Indicar 11 a 20 blogs
4.Fazer 11 perguntas aos blogs indicados
5. Inserir no post uma imagem com o selo Liebster Award
6. Linkar de volta quem te indicou



11 fatos sobre mim:
  • 1. Passei os primeiros 7 anos em meio da minha vida em Moçambique onde fui morar quando era recém nascida.
  • 2. Aprendi a ler aos 3 anos de idade
  • 3. Em Moçambique eu estudava em um uma escola inglesa: Internacional School
  • 4. Eu me mudei de cidade 6 vezes ao longo da minha vida. No Brasil eu morei no Rio, Curitiba, Rio, Manaus e Rio novamente.
  • 5. Estudei em 6 escolas diferentes.
  • 6. Tenho dificuldade para falar em público, mas tenho facilidade de fazer amigos e de falar para pequenos grupos.
  • 7. Dançar é minha maior paixão. Comecei no ballet e Jazz aos 7 anos e aprendi também a dançar Samba, Bolero, Soltinho, Forró e Zouk.
  • 8. Pretendo fazer aulas de outras danças e de acrobacia aérea.
  • 9. Fiz aulas de natação durante 5 anos e também de nado sincronizado.
  • 10. Tenho planos de fazer outra faculdade. Talvez Letras. Mas também quero fazer uma pós graduação então estou dividida.
  • 11. Interrompi o meu livro por enquanto, mas voltarei a escrever quando essa fase emocional ruim passar.

Perguntas da Lady Sybylla:

  • 1. O hábito de leitura vem de onde?
  • Minha mãe me ensinou a ler e me apresentou aos livros. Ela também, é apaixonada por literatura.
  • 2. Você prefere livros físicos, ebooks ou os dois?
  • Prefiro livros físicos, porém ebooks são práticos para levar onde eu quiser como o ônibus e a praia onde eu costumo ler bastante.
  • 3. Você tem e-reader?
  • Sim, tenho um KOBO.
  • 4. Qual o seu gênero literário favorito?
  • Ficção Histórica, Ficção Científica, Romances de Costume e Psicológicos (especialmente do século XIX).
  • 5. Lê literatura brasileira?
  • Sim.
  • 6. Gosta de ler resenhas antes de comprar o livro?
  • Leio só o início e o fim das resenhas para não saber demais. Procuro saber o quanto o blogueiro gostou da leitura e só após ler o livro, leio a resenha inteira.
  • 7. Qual a sua série literária favorita?
  • As Crônicas de Gelo e Fogo, apesar de que ando desanimada com a lentidão com que George R. R. Martin escreve o que me fez adiar a leitura do 5º livro. Fiquei ainda mais desanimada ao saber que o final da série será mostrado na série de TV antes dos livros.
  • 8. Lê em média quantos livros por mês?
  • Depende da época. Atualmente ando devagar porque não tenho conseguido me concentrar, mas normalmente entre 4 e 6.
  • 9. Tem preconceito com algum gênero literário? Por que?
  • Não leio auto ajuda. Acho que é uma besteira. E como psicóloga, acho que existem formas mais eficazes de buscar ajuda. Existem diversas terapias e atividades para ocupar a mente e o corpo que são mais eficazes e técnicas. Tenho mais "raivinha" quando classificam livros de auto-ajuda nas livrarias como "Psicologia".
  • 10. Compra livros online ou prefere ir à livraria?
  • Compro online porque é mais barato, mas adoro frequentar livrarias. De vez em quando até para comprar.
  • 11. Autor ou autora da qual você não perde um livro sequer.
  • Bernard Cornwell e Ken Follett.


Minhas perguntas:
1. Na sua opinião, qual o melhor lugar para se ler um livro?
2. Além de escrever para o blog, você escreve outras coisas?
3. Quem são seus autores preferidos?
4. Você tem algum gênero literário preferido? Qual?
5. Você costuma sair da zona de conforto ou se mantém fiel ao seu gênero literário preferido?
6. O que perguntaria ao seu autor preferido?
7. Algum livro te fez se interessar em conhecer outro país? Qual?
8. Já sentiu vontade de viver em um mundo fictício? Qual?
9. Qual o seu personagem preferido?
10. Qual a importância da literatura na sua vida?
11. O que diria para pessoas que não gostam ou não têm o costume de ler?

Indico:
Aline do Leituras, Vida e Paixões
Nanda Assis do Viagem Literária
Fê do Na Trilha dos Livros
Alana do Acompanhada pelos Livros
Carissa Vieira do Sopa Primordial
Pandora do Uma Pandora e sua Caixa
Alê do A Menina das Ideias
Luara do Estante Vertical
Fernanda Ohashi do Trocando o Disco

E quem mais quiser participar.

Beijos. :**





P.S. Sim mudei o nome do blog de novo, com a ajuda dos leitores que votaram na enquete e agora é definitivo. :)

Série de TV - Raised by Wolves

Terminei de assistir ontem à nova série original HBO Max. Já vou começar dizendo que recomendo para quem gostou de Battlestar Ga...